Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

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Segundo o Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020, que Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, em seu artigo art. 6º, “São diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida:
I. Oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional,
II. Estimular a viabilização da oferta de escolas ou classes bilíngues de surdos aos educandos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva, outras deficiências ou altas habilidades e superdotação associadas.
III. Garantir, nas escolas ou classes bilíngues de surdos, a libras como parte do currículo formal em todos os níveis e etapas de ensino e a organização do trabalho pedagógico para o ensino da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua.
IV. Priorizar a participação do educando e de sua família no processo de decisão sobre os serviços e os recursos do atendimento educacional especializado, considerados o impedimento de longo prazo e as barreiras a serem eliminadas ou minimizadas para que ele tenha as melhores condições de participação na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
Estão CORRETAS:

    A) I e IV apenas.

    B) II e IV apenas.

    C) III e IV apenas.

    D) I, III e IV, apenas.

    E) I, II, III e IV.

Não há técnica pedagógica sem uma concepção de homem e de sociedade, sem uma competência técnica para realiza-la educacionalmente. Assim, é correto afirmar que:

    A) O processo didático se baseia no conjunto de atividades que levam o aluno a compreender suas queixas individuais sobre a sociedade.

    B) O ensino deve ser planejado e ter propósitos claros sobre suas finalidades, preparando os alunos para viverem em sociedade.

    C) É necessário para o planejamento de ensino que o professor descarte as relações intrínsecas entre educação e pedagogia.

    D) É papel do professor apenas planejar a aula, e não organizar os conteúdos de ensino.

Os autores, em geral, costumam classificar as tendências pedagógicas em dois grupos: as de cunho liberal – Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo Educacional; as de cunho progressista – Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Na Pedagogia....................................a atividade de ensinar é centrada no professor que expões e interpreta a matéria. A Pedagogia ....................................considera o aluno como sujeito da aprendizagem. O que o professor tem a fazer é colocar o aluno em condições propícias para que, partindo das suas necessidades, estimule os seus interesses. O...................................., inspirado na teoria behaviorista de aprendizagem, tem um caráter instrumental e está interessado na racionalização do ensino. A Pedagogia ....................................é muito utilizada entre os adultos que vivenciam uma prática política e onde o debate sobre a problemática econômica, social e política pode ser aprofundado com a orientação de intelectuais comprometidos com os interesses populares. Para a Pedagogia .................................... a escola pública cumpre a sua função social e política, assegurando a difusão dos conhecimentos sistematizados a todos, como condição para a efetiva participação do povo nas lutas sociais.


Em sequência, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:

    A) Renovada, Tecnicismo Educacional, Tradicional, Crítico-Social dos Conteúdos e Libertadora

    B) Tradicional, Renovada, Tecnicismo Educacional, Libertadora e Crítico-Social dos Conteúdos

    C) Tecnicismo Educacional, Tradicional, Crítico-Social dos Conteúdos, Libertadora e Renovada

    D) Tradicional, Crítico-Social dos Conteúdos, Tecnicismo Educacional, Libertadora e Renovada

    E) Renovada, Tradicional, Crítico-Social dos Conteúdos, Libertadora e Tecnicismo Educacional

São objetivos gerais de geografia para o ensino fundamental, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: I. Organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado. II. Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia. III. Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições. IV. Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens. Podemos afirmar que:

    A) Apenas os itens I e III estão corretos.

    B) Apenas os itens II e IV estão corretos.

    C) Apenas os itens I, II e IV estão corretos.

    D) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.

Abordagens atuais da geografia têm buscado práticas pedagógicas que permitam apresentar aos alunos os diferentes aspectos de um mesmo fenômeno em diferentes momentos da escolaridade, de modo que:

    A) Os alunos possam construir compreensões novas e mais complexas a seu respeito.

    B) Os conteúdos sejam de fato memorizados pelos alunos através da apresentação de diferentes perspectivas.

    C) A escola e os educadores possam se isentar de assumir posicionamentos críticos sobre diversos temas.

    D) O estudo da sociedade e da natureza seja feito de forma individual e o aluno busque compreender da forma que para ele faça sentido.

Ainda no que se refere ao documento “A Escola Comum Inclusiva” (Fascículo I), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A educação inclusiva questiona a artificialidade das identidades “normais” e entende as diferenças como resultantes da multiplicidade, e não da diversidade. II – Nas escolas inclusivas, ninguém se conforma a padrões que identificam os alunos como “especiais” e “normais”. III – Nas escolas inclusivas todos se igualam pelas suas diferenças.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Considerando a obra Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas, observe o instrumento a seguir.



Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

fichaTecnicaAula.html?pagina=espaco%2Fvisualizar_

aula&aula=21390&secao=espaco&request_locale=es>.

Acesso em: 12 dez. 2019.


Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.

    A) As cartelas numéricas contribuem para a percepção dos princípios, regularidades e organização do sistema numérico.

    B) As cartelas numéricas são um portador de informação, que reflete a organização do sistema e permite aos estudantes observar relações entre numeração falada e numeração escrita.

    C) O trabalho com as cartelas numéricas permite, entre outras atividades, comparar números, determinar antecessor e sucessor e localizar famílias numéricas.

    D) O trabalho com as cartelas numéricas possibilita, especialmente, o desenvolvimento da habilidade de associação entre número e quantidade.

De acordo com Lopes (2010), “toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP.” É Projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. Também é Político e é Pedagógico. Levando em consideração os significados das palavras POLÍTICO e PEDAGÓGICO, relacione a segunda coluna de acordo a primeira:


1. Político .

2. Pedagógico .


( ) define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

( ) considera a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos.

( ) contribui para a formação dos indivíduos que atuarão na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir .

( ) inspira os projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo.


A sequência CORRETA dessa associação é:

    A) 1, 2, 1 e 2.

    B) 2, 1, 2 e 2.

    C) 2, 2, 1 e 1.

    D) 1, 1, 2 e 2.

    E) 2, 1, 1 e 2.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a geografia estuda as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza, por meio:

    A) Dos signos desenvolvidos pelas territorialidades.

    B) Do processo de construção do espaço múltiplo.

    C) Da leitura do espaço geográfico e da paisagem.

    D) Da apreensão dos diferentes códigos humanos.

No que se refere ao documento “A Escola Comum Inclusiva” (Fascículo I), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A inclusão não rompe com os paradigmas que sustentam o conservadorismo das escolas. II – A inclusão questiona a fixação de modelos ideais e a seleção dos eleitos para frequentar as escolas. III – O poder institucional tem papel fundamental na política diferenciadora de “normais” e “anormais”.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

    E) Nenhum dos itens é verdadeiro.

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