Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Há uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização pessoal. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo ao encontro dos interesses e motivação do aluno. São incluídas atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos. Aprender torna-se um ato interno e intransferível. A relação professor-aluno passa a ser marcada pela afetividade”.

O conceito refere-se à tendência pedagógica:

Assinalei a alternativa CORRETA

    A) Libertária.

    B) Libertadora.

    C) Renovada não-diretiva.

    D) Tradicional.

    E) Renovada.

No currículo de geografia, a unidade temática o sujeito e seu lugar no mundo, focaliza:

    A) Na articulação de diferentes espaços e escalas de análise.

    B) As noções de pertencimento e identidade.

    C) As características das inúmeras atividades e suas funções socioeconômicas.

    D) Na ampliação gradativa da concepção do que é um mapa.

As Tendências Pedagógicas (TP) são divididas entre liberais e progressistas, as TP brasileiras foram muito influenciadas e tiveram contribuições sociais e filosóficas de seu tempo. A Tendência que defende que a função social e política da escola deve ser garantir por meio do trabalho, com conhecimentos sistematizados, a inserção nas escolas, nas classes populares, garantindo as condições para efetiva participação nas lutas sociais. Prioriza ainda, no seu fazer pedagógico, o domínio dos conhecimentos científicos, a construção de habilidades e raciocínio. Estamos falando da Tendência:

    A) Libertadora.

    B) Tecnicista.

    C) Renovadora Não Diretiva.

    D) Crítico Social dos Conteúdos.

    E) Tradicional.

As tendências pedagógicas progressistas analisam de forma critica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Ela assume um caráter pedagógico e político ao mesmo tempo.

Sobre as tendências pedagógicas progressistas, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Libertadora, tradicional e Crítico-social dos conteúdos.

    B) Libertadora, tecnicista e Crítico-social dos conteúdos.

    C) Libertadora, libertária e Crítico-social dos conteúdos.

    D) Libertadora, libertária e renovada.

    E) Renovada, libertária e Crítico-social dos conteúdos

Para fazer a leitura do mundo em que vivem, com base nas aprendizagens em geografia, os alunos precisam:

    A) Ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico.

    B) Não mais associar o pensamento espacial ao desenvolvimento intelectual.

    C) Se orientar apenas com base nos efeitos de distância, relações hierárquicas e tendências à centralização e à dispersão.

    D) Exercitar o raciocínio geográfico em todas as dimensões de sua vida pública e privada.

Os PCN’s nos dão orientações sobre o fazer pedagógico no que diz respeito a metodologias, avaliações, planejamento e conteúdos disciplinares e interdisciplinares. Sobre o processo de avaliação podemos dizer que:

    A) Os critérios de avaliação explicitam as aprendizagens fundamentais a serem realizadas em cada ciclo e se constituem em indicadores para a reorganização do processo de ensino e aprendizagem.

    B) Os critérios de avaliação devem ser entendidos como critérios para retenção e aprovação do aluno.

    C) A avaliação quando acontece ao final dos períodos letivos são mais satisfatórias, pois conseguem evidenciar todo o conhecimento apreendido pelo aluno no decorrer do processo.

    D) A avaliação é uma apreciação quantitativa sobre o aprendizado do aluno.

    E) A avaliação é um instrumental que serve para mensurar o aprendizado do aluno e orientar as metodologias adotadas pelos professores, bem como a escolha dos conteúdos ministrados.

As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual.

Sobre as tendências pedagógicas liberais, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Tradicional, renovada, renovada não diretiva e tecnicista.

    B) Tradicional, libertadora, renovada não-diretiva e tecnicista.

    C) Libertária, renovada, renovada não-diretiva e tecnicista.

    D) Crítico-social dos conteúdos, renovada, renovada não diretiva e tecnicista.

    E) Tradicional, renovada, renovada não-diretiva e libertária.

As estratégias de ensino são o modo de organizar o saber didático, apresentando técnicas e recursos que possibilitem o alcance dos objetivos propostos. Significa pensar e utilizar os recursos mais adequados para não só dinamizar as aulas, mas principalmente:

    A) Aprimorar as habilidades dos educadores em lidar com tecnologias distintas.

    B) Fazer os elos necessários entre o saber transmitido e sua sedimentação no repertório do aluno.

    C) Para facilitar a compreensão dos conteúdos, que é mais bem absorvido quando apresentado em contextos inusitados.

    D) Fazer com que a aula apresentada seja única e não capaz de ser copiada posteriormente.

As tendências pedagógicas surgiram a partir dos diferentes pensamentos filosóficos e podem ser classificadas em dois grandes grupos: Tendência Pedagógica Liberal e Tendência Pedagógica Progressista. A Tendência Pedagógica Progressista Crítico-Social dos Conteúdos considera que

    A) o método parte de uma relação direta da experiência do aluno, confrontada com o saber sistematizado, e o papel do aluno como participador e o do professor como mediador entre o saber e o aluno.

    B) o método é desenvolvido por meio de experiências, pesquisa e solução de problemas e o professor é auxiliador no desenvolvimento livre do estudante.

    C)

    o método é baseado na facilitação da aprendizagem, a educação centralizada no aluno e o professor é que garantirá um relacionamento de respeito.



    D) os procedimentos e as técnicas para a transmissão e recepção de informações estabelecem uma relação professor-aluno objetiva, em que o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.

Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: “___________ tem como propósito informar ao professor e aluno sobre os resultados da aprendizagem, durante as atividades escolares. Onde possibilita a reformulação no mesmo e assegurar o alcance dos objetivos. Recebe esse nome, pois indica como os alunos estão se modificando em direção aos objetivos.”.

    A) Avaliação formativa.

    B) Avaliação somativa.

    C) Avaliação diagnóstica.

    D) Avaliação cooperativa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...