Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

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Analise as afirmativas a seguir:
I. Na escola, as atividades de ensino de língua portuguesa devem proporcionar condições para que o aluno possa utilizar a linguagem oral nas diversas situações comunicativas, especialmente nas mais formais, como no planejamento e na realização de entrevistas, debates, seminários etc.
II. A literatura é necessariamente uma cópia literal da realidade e limita-se a um puro exercício de linguagem. Se tomada como uma maneira particular de compor o conhecimento, é necessário reconhecer que sua relação com o real é obrigatoriamente direta, clara e livre de interpretações subjetivas. Ou seja, o plano da realidade pode ser apropriado e transgredido pelo plano do imaginário como uma instância concretamente formulada pela mediação dos signos verbais (ou mesmo não verbais, conforme algumas manifestações da poesia contemporânea).
III. Em uma perspectiva atitudinal, o trabalho do professor em sala de aula deve privilegiar a construção de uma visão crítica do educando sobre a própria realidade. Para isso, o ensino dos conteúdos deve ser visto como a ação recíproca entre a matéria, o ensino e o conhecimento prévio dos alunos. O conteúdo de ensino a ser transmitido pelo professor de língua portuguesa deve tolher as possibilidades de aprendizado por parte dos alunos, pois as atividades escolares de aprendizado de linguagens devem ter um foco prioritário na classificação morfológica das palavras, independentemente do contexto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta

    B) Apenas uma afirmativa está correta

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

A obra Pedagogia dos sonhos possíveis é uma coletânea de cartas, conferências, depoimentos, ensaios e entrevistas de Paulo Freire.


Em relação a essa obra, assinale a alternativa incorreta:

    A) Ao realizar reflexões em torno da utopia, Paulo Freire destaca que a utopia é uma impossibilidade que, às vezes, pode dar certo. Por essa imprecisão, torna-se necessário o pragmatismo político e pedagógico.

    B) Ao buscar dialogar com educadores, Paulo Freire apresenta a impossibilidade de separar a leitura da palavra da leitura de mundo, do mesmo modo, não é possível separar a leitura de mundo da escrita de mundo.

    C) Ao problematizar sobre democracia e docência, Paulo Freire destaca que não é apenas a partir do que é realizado na sala de aula que um professor democrático será capaz de apoiar os alunos na reconstrução da posição deles no mundo.

    D) Ao discutir sobre as possibilidades de mudança, Paulo Freire destaca que a educação não pode tudo, mas pode alguma coisa e, por isso, deve ser pensada com seriedade pela sociedade.

As primeiras tendências da Geografia no Brasil nasceram com a fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia, quando, a partir da década de 40, a disciplina Geografia:

    A) Foi criada com o intuito de mostrar à comunidade científica que estudos apenas por meios empíricos eram insuficientes.

    B) Passou a ser ensinada por professores licenciados, com forte influência da escola francesa de Vidal de La Blache.

    C) Assumiu um teor marxista e passou a não mais negligenciar a relação do homem e da sociedade com a natureza e seus recursos.

    D) Surgiu com o movimento mundial de negação da geografia tradicional e com a criação de polos geográficos inovadores, sendo um deles no Brasil.

Vasconcelos (2012) evidencia que, na educação escolar, pode-se realizar planejamentos em diferentes níveis de abrangência.


Em relação ao planejamento de ensino-aprendizagem, é correto afirmar:

    A) É o planejamento de maior abrangência, correspondendo ao planejamento feito em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais.

    B) É a proposta geral das experiências de aprendizagem que serão oferecidas pela escola, incorporada nos diversos componentes curriculares. Estabelece o eixo condutor da escola, desde as séries iniciais até as terminais.

    C) É o planejamento mais próximo da prática do professor e da sala de aula. Diz respeito mais estritamente ao aspecto didático. Pode ser subdividido em projeto de curso e plano de aula.

    D) É o planejamento da ação educativa baseado no trabalho por projetos: são projetos de aprendizagem desenvolvidos na escola por determinado período, geralmente de caráter interdisciplinar.

No que se refere à obra de Isabel Solé (Estratégias de Leitura), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Por trás da aparente simplicidade do texto esconde-se uma considerável complexidade conceitual. II – A finalidade do livro é a de ajudar professores e outros profissionais da educação na tarefa de promover a utilização autônoma de estratégias de compreensão da leitura nos alunos. III – Na leitura, o leitor é um sujeito ativo que processa o texto e lhe proporciona seus conhecimentos, experiências e esquemas prévios.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

O Projeto Pedagógico é o documento que orienta os docentes no planejamento da sua disciplina, de modo a concretizar a política educacional da instituição. Entre os seus elementos constitutivos, estão

    A) os conhecimentos e saberes científicos, sociais e culturais considerados necessários à formação qualitativa das competências do egresso.

    B) as concepções de ensino centradas na transmissão de conhecimentos, que desenvolvem no aluno conceitos consistentes da realidade, como um dado pronto e acabado.

    C) as metas e os objetivos, previamente definidos, a serem alcançados durante a formação dos alunos e os critérios norteadores para a definição do perfil do egresso.

    D) as estratégias de avaliação para mensurar a quantidade e a qualidade de conhecimentos adquiridos pelo aluno no processo de aprendizagem.

De acordo com Heloísa Lück (2018), “a gestão escolar aborda questões concretas da rotina educacional e busca garantir que as instituições de ensino tenham as condições necessárias para cumprir seu papel principal: ensinar com qualidade e formar cidadãos com as competências e habilidades indispensáveis para sua vida pessoal e profissional.” Para que a Gestão Escolar possa desempenhar a sua função, ela se sustenta em alguns pilares. Considerando alguns desses pilares, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) A Gestão Pedagógica é um pilar importantíssimo para a gestão. É ela que define quais são os parâmetros de ensino-aprendizagem que sua escola irá adotar. Para tanto, é preciso analisar também as etapas que se precedem e sucedem o momento do aprendizado em si.

( ) No âmbito da gestão administrativa se encontram desde o cuidado e a manutenção patrimonial até as rotinas da secretaria. Basicamente, se trata de manter o ambiente organizado por meio de diretrizes que não atrapalhem, mas muito pelo contrário, permitam a fluidez e otimização da Gestão Pedagógica.

( ) Para que a escola funcione harmoniosamente diante de todos os pilares, como uma orquestra em sinfonia, é preciso considerar toda a comunidade escolar, ou seja, todas as pessoas direta ou indiretamente envolvidas. Neste sentido, a gestão de recursos humanos inclui especialmente alunos, professores, coordenadores, funcionários, fornecedores e pais.


Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

    A) V, V e V.

    B) V, F e V.

    C) V, V e F.

    D) F, V e V.

    E) F, V e F.

A única alternativa que descreve corretamente uma das formas de avaliação de aprendizagem é:

    A) A avaliação cumulativa permite acompanhar o aluno dia a dia, detectando ou fazendo uma sondagem naquilo que se aprendeu, e assim retomar os conteúdos que o aluno não conseguiu aprender.

    B) A avaliação formativa tem como objetivo verificar se os conteúdos propostos estão sendo absorvidos durante todo o processo de ensino aprendizagem.

    C) A avaliação diagnóstica auxilia reter tudo aquilo que se vai aprendendo no decorrer das aulas.

    D) A avaliação diagnóstica tem o propósito de atribuir notas e conceitos para o aluno ser promovido ou não de uma classe para outra, ou de um curso para outro, normalmente realizada durante o bimestre.

No que se refere à Educação Inclusiva, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – As escolas devem acomodar todas as crianças, independente das condições físicas, intelectuais, emocionais, sociais e linguísticas. II – As escolas de educação infantil devem priorizar o atendimento às pessoas com deficiência e altas habilidades. III – A inclusão está relacionada apenas às crianças que possuem algum tipo de deficiência.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

A educação continuada é tão importante quanto a inicial e preparar o docente é obrigação de uma IES, assim como dar-lhe condições de praticar, em sua ação pedagógica, novas formas de cuidar da aprendizagem. As universidades, ao definir políticas e desenvolver ações de educação continuada aos professores, realizam

    A)

    o desenvolvimento de sólida formação teórica e interdisciplinar em educação e nas áreas específicas de conhecimento científico pela unidade entre teoria e prática.



    B) a valorização dos profissionais da educação, cujos princípios devem ser considerados na formulação dos projetos institucionais de formação inicial e continuada, de modo a garantir um ensino eficaz.

    C) a formação qualificada do professor que, assim, apresentará maior produtividade pedagógica.

    D) uma forma de elevação dos padrões de qualidade do ensino que oferece, obtendo melhores índices nos processos de avaliação da instituição.

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