Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

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O conceito de espaço é inseparável do conceito de tempo e ambos precisam ser pensados articuladamente como um processo. Assim como para a História, o tempo é para a Geografia:

    A) Uma variável que leva em consideração as realidades de cada sujeito, se manifestando de forma individual para cada pessoa.

    B) A principal base de seus estudos e de onde partem todas as premissas geográficas.

    C) Uma construção social, que se associa à memória e às identidades sociais dos sujeitos.

    D) Um conceito limitado que permite apenas uma visão deturpada da realidade social.

Qual teoria de aprendizagem defende a concepção de que quanto mais o sujeito aprende mais ele se desenvolve?

    A) Teoria Inatista.

    B) Teoria Essencialista.

    C) Teoria Ambientalista.

    D) Teoria Construtivista.

    E) Teoria Histórico-Cultural.

Com relação à educação social, que é objeto material da pedagogia social, julgue os itens a seguir.
I A educação social recorre à análise da situação existente, refletindo sistematicamente sobre essa realidade para poder atuar.
II As mudanças e novas emergências da sociedade transformaram, em alguma medida, a educação social e a atuação do educador social.
III A prática educativa e o processo de ensino-aprendizagem acontecem exclusivamente no ambiente escolar.
IV Embora existam várias concepções de pedagogia social, atualmente, no Brasil, ela é abordada sob a perspectiva do assistencialismo.

Estão certos apenas os itens

    A) I e II.

    B) I e IV.

    C) II e III.

    D) I, III e IV.

    E) II, III e IV.

O raciocínio geográfico, uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplica determinados princípios para compreender aspectos fundamentais da realidade. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a correta descrição para o princípio de Diferenciação:

    A) Um fenômeno geográfico nunca acontece isoladamente, mas sempre em interação com outros fenômenos próximos ou distantes.

    B) Refere-se ao modo de estruturação do espaço de acordo com as regras da própria sociedade que o produziu.

    C) Exprime como os objetos se repartem pelo espaço finito e contínuo, delimitado pela ocorrência do fenômeno geográfico.

    D) É a variação dos fenômenos de interesse da geografia pela superfície terrestre (por exemplo, o clima), resultando na diferença entre áreas.

Analise as afirmativas a seguir:
I. A geografia oferece instrumentos essenciais para a compreensão e intervenção na realidade social, pois permite aos alunos, entre outros aspectos, conhecer a relação do homem com o ambiente.
II. A preocupação básica da geografia é abranger os modos de produzir, de existir e de perceber os diferentes lugares e territórios como fenômenos separados dessas paisagens e que não interagem com a vida que os anima.
III. A geografia requer uma profunda compreensão da dinâmica entre os processos biológicos e químicos inseridos na biosfera para explicar em detalhes como os seres vivos se comportam e como os organismos funcionam.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas

Gestão democrática na escola pública


(Tereza Garbin e Janaina Almeida, adaptado)


O fortalecimento da escola e a conquista da autonomia político-pedagógica são condições indispensáveis para promover a qualidade da educação e, fundamentalmente, constituem-se em instrumentos de construção de uma nova cidadania. Assim, a democratização institucional constitui um caminho para que a prática pedagógica se torne efetivamente prática social e possa contribuir para o fortalecimento do processo democrático mais amplo.


A luta pela democratização da escola situa-se no bojo da própria luta pela democratização da sociedade, que, no limite, coincide com a transformação social, ou seja, com a revolução enquanto processo prolongado de transformação estrutural da sociedade.


O conceito e a prática de gestão democrática ainda não estão suficientemente desenvolvidos nas organizações educacionais brasileiras. Tanto o conceito de gestão quanto o de democracia não se originaram no interior da escola. No entanto, a escola, como campo privilegiado de intervenções política e ideológica, traz na sua essência pedagógica a possibilidade de construção de novos paradigmas e práticas que priorizem a via democrática na escola e na sociedade. O processo de gestão democrática constrói-se na correlação das forças políticas, colocando o bem comum em primeiro plano. Pressupõe-se, assim, autonomia para que cada escola possa construir seu projeto político-pedagógico e estabelecer seu próprio sistema de avaliação. 


O projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia de seus agentes, da ousadia de cada escola em assumir-se com tal, com a cara que tem e que deseja ter, com seu cotidiano, o seu tempo espaço. Constrói-se de forma interdisciplinar. O projeto pedagógico pode ser considerado um momento importante de renovação da escola. Projetar significa “lançar-se para frente”, antever um futuro diferente do presente.


Nesse sentido, a escola torna-se democrática e sua essência, pedagógica, traduzida por seu caráter público através das novas relações sociais que estabelece pela democratização das decisões e formação da cidadania. A gestão da escola deve estar pautada no seu projeto político pedagógico, pois este implica a participação da comunidade escolar na definição de suas políticas e de seus projetos educacionais. 


A escola não é democrática só por sua prática administrativa. Ela torna-se democrática por toda a sua ação pedagógica e essencialmente educativa. Não podemos pensar que a gestão democrática da escola possa resolver todos os problemas de um estabelecimento de ensino ou da educação. No entanto, sua implantação é, hoje, uma exigência da educação que a vê como um dos possíveis caminhos para a democratização do poder na escola e na própria sociedade. Nesse contexto, a educação é convocada como instrumento de mudança, atribuindo à escola o papel de estabelecer uma nova hegemonia.


(Fonte: https://bit.ly/3nSZm70). 

Leia o texto 'Gestão democrática na escola pública' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. De acordo com as informações do texto, pode-se concluir que a autonomia para que cada escola possa construir seu projeto político-pedagógico e estabelecer seu próprio sistema de avaliação é um dos direitos que deve ser combatido para que se possa implantar a democracia na gestão escolar.

II. As informações presentes no texto permitem concluir que a gestão da escola deve estar pautada no seu projeto político pedagógico, pois este implica em vetar a participação da comunidade escolar na definição das políticas educacionais.

III. O texto procura deixar claro para o leitor que a escola, como campo privilegiado de intervenções política e ideológica, traz na sua essência pedagógica a possibilidade de construção de novos paradigmas e práticas que priorizem a via democrática na escola e na sociedade.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Leia com atenção a citação e responda o que se pede.
“Uma evidência nem sempre tida em conta na didática da escrita é que, anterior ao 'como dizer' ou 'em que ordem dizer', está 'o que dizer', ponto onde começa, inclusive, a relevância do texto” (ANTUNES, Irandé. Língua, Texto e Ensino: Outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. p. 168). Neste sentido, é preciso refletir que:
( ) A produção de gêneros escritos na escola e suas deficiências mais significativas se devem ao foco em paradigmas gramaticais, que são legítimos, mas não devem ser prioritários. ( ) O insucesso da escrita escolar tem raízes em espaços e momentos anteriores àqueles da elaboração de um trabalho escrito, insubstituíveis e necessários. ( ) A escrita produzida na escola deve ser pontual, no sentido de ser construída no momento imediato de sua materialização gráfica.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa

    A) F, F e V.

    B) F, V e F.

    C) F, F e F.

    D) V, F e V.

    E) V, V e F.

Cerca de 11 chefes de Estado e 64 ministros da Educação de 97 países participam, em outubro de 2020, de um encontro sobre educação organizado pela Unesco. Realizado em parceria com os governos de Gana, da Noruega e do Reino Unido, o objetivo era:

    A) Celebrar o Dia Mundial dos Professores através de um encontro que priorizava o debate sobre um novo piso salarial mundial para a categoria.

    B) Definir prioridades durante a recuperação da pandemia de Covid-19 e garantir financiamento para o setor.

    C) Debater como estão os índices de alfabetização mundial de acordo com os escores obtidos em 2019-2020.

    D) Dar visibilidade aos educadores ao redor do mundo que estão enfrentando a Pandemia de Covid-19 em condições de risco pessoal de saúde.

Analise as afirmativas a seguir:
I. A geografia permite compreender como diferentes sociedades interagem com a natureza na construção de seu espaço, as singularidades do lugar em que vivemos, o que o diferencia e o aproxima de outros lugares e, assim, adquirir uma consciência maior dos vínculos afetivos e de identidade que estabelecemos com ele.
II. No estudo da geografia, é preciso observar e buscar explicações matemáticas para aquilo que, em determinado momento, permaneceu ou foi transformado, sempre justificando as mudanças naturais como o resultado de uma ação antrópica.
III. A geografia permite conhecer as múltiplas relações de um lugar com outros lugares, distantes no tempo e no espaço, e perceber as relações do passado com o presente na sociedade.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Gestão democrática na escola pública


(Tereza Garbin e Janaina Almeida, adaptado)


O fortalecimento da escola e a conquista da autonomia político-pedagógica são condições indispensáveis para promover a qualidade da educação e, fundamentalmente, constituem-se em instrumentos de construção de uma nova cidadania. Assim, a democratização institucional constitui um caminho para que a prática pedagógica se torne efetivamente prática social e possa contribuir para o fortalecimento do processo democrático mais amplo.


A luta pela democratização da escola situa-se no bojo da própria luta pela democratização da sociedade, que, no limite, coincide com a transformação social, ou seja, com a revolução enquanto processo prolongado de transformação estrutural da sociedade.


O conceito e a prática de gestão democrática ainda não estão suficientemente desenvolvidos nas organizações educacionais brasileiras. Tanto o conceito de gestão quanto o de democracia não se originaram no interior da escola. No entanto, a escola, como campo privilegiado de intervenções política e ideológica, traz na sua essência pedagógica a possibilidade de construção de novos paradigmas e práticas que priorizem a via democrática na escola e na sociedade. O processo de gestão democrática constrói-se na correlação das forças políticas, colocando o bem comum em primeiro plano. Pressupõe-se, assim, autonomia para que cada escola possa construir seu projeto político-pedagógico e estabelecer seu próprio sistema de avaliação. 


O projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia de seus agentes, da ousadia de cada escola em assumir-se com tal, com a cara que tem e que deseja ter, com seu cotidiano, o seu tempo espaço. Constrói-se de forma interdisciplinar. O projeto pedagógico pode ser considerado um momento importante de renovação da escola. Projetar significa “lançar-se para frente”, antever um futuro diferente do presente.


Nesse sentido, a escola torna-se democrática e sua essência, pedagógica, traduzida por seu caráter público através das novas relações sociais que estabelece pela democratização das decisões e formação da cidadania. A gestão da escola deve estar pautada no seu projeto político pedagógico, pois este implica a participação da comunidade escolar na definição de suas políticas e de seus projetos educacionais. 


A escola não é democrática só por sua prática administrativa. Ela torna-se democrática por toda a sua ação pedagógica e essencialmente educativa. Não podemos pensar que a gestão democrática da escola possa resolver todos os problemas de um estabelecimento de ensino ou da educação. No entanto, sua implantação é, hoje, uma exigência da educação que a vê como um dos possíveis caminhos para a democratização do poder na escola e na própria sociedade. Nesse contexto, a educação é convocada como instrumento de mudança, atribuindo à escola o papel de estabelecer uma nova hegemonia.


(Fonte: https://bit.ly/3nSZm70). 

Leia o texto 'Gestão democrática na escola pública' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Após a análise do texto, é possível inferir que o projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia de seus agentes, da ousadia de cada escola em assumir-se como tal, com a cara que tem e que deseja ter, com seu cotidiano, o seu tempo espaço.

II. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que a implantação da gestão democrática é, hoje, uma exigência da educação que a vê como um dos possíveis caminhos para a expansão do autoritarismo nas escolas e na própria sociedade.

III. Uma das ideias presentes no texto é a de que a luta pela democratização da escola situa-se no bojo da própria luta pela democratização da sociedade, que, no limite, coincide com a transformação social, ou seja, com a revolução enquanto processo prolongado de transformação estrutural da sociedade.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

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