Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

     O ensino religioso (ER), com diferentes concepções, está presente na história da educação e nas legislações brasileiras, mais significativamente a partir do governo provisório de Getúlio Vargas, que, pelo Decreto n.º 19.941/1931, introduziu o ensino religioso facultativo nas escolas públicas, nos cursos primário, secundário e normal. Em toda a trajetória na educação brasileira, o ensino religioso tem-se deparado com questões relativas à compreensão da própria expressão ensino religioso escolar, a seus conteúdos, ao currículo manifesto, à falta de professores na docência de cursos de formação e no cotidiano da sala de aula, ao gerenciamento administrativo para a prática e a efetivação da docência nas escolas e da própria manutenção da disciplina de ER no projeto pedagógico da escola. Independentemente dos trâmites e das concepções de ensino religioso, esse componente curricular, presente na história da educação até a década de 60 do século XX, ficou marcado por conteúdos doutrinários segundo a tradição cristã, de modo especial, sob o predomínio da Igreja Católica Apostólica Romana. A partir da década de 70, ele continuou a existir, acrescido de reflexão quanto à diferença entre ensino religioso, catequese, pastoral da educação e pastoral escolar. As práticas adotadas se diversificaram. Estados implantaram propostas de ER ecumênico e interconfessional cristão. Nas décadas de 70, 80 e 90 do século passado, cada estado organizava seus programas de ensino religioso.

Lurdes Caron. Ensino Religioso: currículo, programas e formação. In: Revista Pistis Praxis –Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 6, n.º 2, p. 627-647, maio/ago. 2014 (com adaptações).
Com base no texto precedente e considerando a história do ensino religioso no Brasil, assinale a opção correta.

    A) A história do ensino religioso no Brasil foi dominada por uma visão ecumênica, inter-religiosa e de inclusão das religiões indígenas e afro-brasileiras no currículo.

    B) A questão que permeia o ensino religioso é fundamentalmente a falta de apoio econômico de padres e pastores.

    C) Desde o tempo de Getúlio Vargas, o ensino religioso é obrigatório no ensino público brasileiro.

    D) A partir dos anos 70 do século XX, a reflexão sobre o ensino religioso na escola se concentrou em compreender a diferença de suas práticas e de seus métodos daqueles de outras formas de educação religiosa.

    E) O ensino religioso deve pautar-se, em relação a seus métodos, na experiência secular da catequese realizada nas igrejas cristãs.

A tendência pedagógica liberal tradicional pode ser caracterizada por:

    A) Defender a ideia de “aprender fazendo”, centralizando a atividade pedagógica no aluno e valorizando as tentativas experimentais.

    B) Estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais.

    C) Não considerar as diferenças de classe social e toda a prática escolar não ter nenhuma relação com o cotidiano do aluno.

    D) Vincular a educação à luta e organização de classe de pessoas que se encontram em situação de opressão.

Qual teoria de aprendizagem defende o pressuposto de que a qualidade de atividade do ensino dá-se pela necessidade de promover a apropriação da cultura que pode mobilizar os sujeitos a agirem para a concretização de um objetivo comum: o desenvolvimento das potencialidades humanas para a apropriação e desenvolvimento de bens culturais (linguagem, objetos, ferramentas e modo de ação)?

    A) Teoria Histórico-Cultural

    B) Teoria Ambientalista

    C) Teoria Piagetiana

    D) Teoria Biopsicocultural

    E) Teoria Cultural e Holística

Adescentralização da educação no Brasil oportunizou a estados e municípios a organização de seus próprios sistemas de ensino, inclusive, incentivando a gestão democrática da escola. Sobre gestão democrática da escola, é CORRETO afirmar:
I- A gestão democrática da escola traz consigo as dimensões administrativa, burocrática, financeira e pedagógica. II- O exercício da gestão escolar democrática implica na coparticipação daqueles que fazem a escola, sendo que o gestor ou diretor da escola deve ter consigo o controle das ações, projetos e programas que a escola desenvolve. III- O Conselho Escolar é um órgão colegiado que tem função consultiva na gestão da escola. IV- As escolas gozam de autonomia pedagógica, administrativa e financeira, tal como prevê a Lei 9394/96. V- O Conselho Escolar deve ser composto por representantes da comunidade escolar e local, conforme prevê o inciso II do art. 14 da Lei 9394/96.
Em relação à análise das afirmativas acima, É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) II, III e IV.

    B) I, III e IV

    C) I e V.

    D) III, IVe V.

    E) I, II e IV.

Acerca das tendências pedagógicas, que compreendem diferentemente as relações entre ensino e aprendizagem, professor e aluno, escola e sociedade, assinale a opção correta.

    A) Na tendência tradicional, o relacionamento professor-aluno é pautado pelo diálogo e a transmissão dos conteúdos é realizada de forma reflexiva.

    B) Para a tendência renovada não diretiva, os problemas pedagógicos e sociais são os mais importantes, pois eles fortalecem o autodesenvolvimento.

    C) Na tendência tecnicista, o papel do professor é incentivar a reflexão crítica por meio do treinamento da argumentação lógica.

    D) A valorização da escola como meio de apropriação do saber e de transformação social é preconizada pela tendência crítico-social dos conteúdos.

    E) A relação educador-educando defendida pela tendência libertadora pauta-se numa posição vertical, na qual predomina a autoridade do professor.

De acordo com Fava, certamente o papel do professor se altera radicalmente. Sucumbe o mito do professor carismático, bem-humorado, falante, extrovertido, que deve formar seguidores. O mundo plano e em redes requer um docente que:
I. Saiba oferecer causas, muito mais que conteúdo. II. Promova o desafio. III. Gere necessidade, estimule e não apenas exija.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas I e II.

    C) Apenas II e III.

    D) I, II e III.

Assinale a opção que apresenta a característica fundamental no ensino e na aprendizagem da disciplina geografia na atualidade.

    A) neutralidade científica para o conhecimento aprofundado da disciplina

    B) compreensão de problemas do mundo atual, quase sempre em uma base territorial

    C) estudo das relações entre o homem e a natureza, independentemente do espaço social

    D) afirmação como uma ciência moderna pela descrição científica do território

    E) desenvolvimento da moral e da ética

Analise as afirmativas a seguir:

I. A matemática viabiliza a utilização da linguagem algébrica para representar as generalizações inferidas a partir de padrões, tabelas e gráficos em contextos numéricos e geométricos.

II. A matemática permite obter e expressar com elevada precisão os resultados de medições de quaisquer fenômenos físicos ou psicológicos, utilizando as principais unidades padronizadas de medida de comprimento, de capacidade ou de massa, conforme o caso.

III. A matemática contribui para a utilização dos diferentes significados e representações dos números naturais, inteiros, racionais e das operações envolvendo esses números, para resolver problemas, em contextos sociais, matemáticos ou de outras áreas do conhecimento.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

As tendências pedagógicas constituem-se em teorias educacionais que norteiam e influenciam a prática docente, estas pressupõem melhoria na qualidade do ensino que é disponibilizado ao aluno. Sobre tendências pedagógicas é CORRETO afirmar:

    A) Decroly ancora-se em fundamentos psicológicos e sociológicos para desenvolver um modelo tradicional de educação alicerçado no interesse do aluno e na autoavaliação.

    B) Comênius declara a necessidade de “ensinar tudo a todos” através da adoção de métodos variados que facilitaria o trabalho do professor e tornaria os conhecimentos mais acessíveis aos alunos.

    C) John Dewey baseia-se nas noções de experiência e de atividade como estratégias para o despertar do interesse e, assim, conectar o indivíduo ao objeto do conhecimento.

    D) Paulo Freire é o educador brasileiro mais conhecido no exterior, principalmente considerando a sua experiencia na alfabetização de adultos e na educação popular. Paulo Freire pode ser considerado um educador progressivista.

    E) Coletividade e trabalho são dois conceitos fundamentais nas pedagogias de Makarenko e de Pavlov.

Na transição para o ensino fundamental a proposta pedagógica deve prever formas para garantir:

    A) A antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.

    B) Apenas a transição para os alunos que alcançarem, nas avaliações, os escores mínimos estabelecidos nacionalmente.

    C) A continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

    D) Todas as especificidades da ação pedagógica com os bebês, mesmo no final da educação infantil.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...