Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia com atenção a citação abaixo e responda o que se pede.
“Texto de prazer: aquele que contenta, enche, dá euforia; aquele que vem da cultura, não rompe com ela, está ligado a uma prática confortável da leitura”. (BARTES, Roland. O prazer do Texto. São Paulo: Perspectiva, 2002. p. 20).
A assertiva acima nos faz refletir sobre

    A) elencar habilidades de leitura como pretexto para explorar conteúdos gramaticais.

    B) colocar em prática, apenas, uma metodologia de decodificação para que os alunos se apropriem da competência linguística.

    C) considerar a leitura como uma atividade exclusiva da aula ou do professor de português, sem considerar a leitura de outras disciplinas.

    D) ler somente na perspectiva informativa para ampliação dos conhecimentos, observação e análise.

    E) desenvolver habilidades de prazer na compreensão e interpretação de textos verbais e multimodais, vendo a leitura como uma porta de entrada que leva ao partilhamento, ao encontro com a alteridade.

Analise as afirmativas a seguir:
I. Na geografia, a análise da paisagem deve focar nas dinâmicas de suas transformações, ou seja, deve priorizar simplesmente a descrição e o estudo de um mundo aparentemente estático.
II. A geografia tem por objetivo estudar as relações entre o processo histórico na formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do lugar, do território, a partir de sua paisagem.
III. Na busca de uma abordagem relacional, a geografia trabalha com diferentes noções espaciais e temporais, bem como com os fenômenos sociais, culturais e naturais característicos de cada paisagem, para permitir uma compreensão processual e dinâmica de sua constituição, para identificar e relacionar aquilo que na paisagem representa as heranças das sucessivas relações no tempo entre a sociedade e a natureza em sua interação.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

De acordo com Magill (2017), “uma característica importante da aprendizagem de habilidades motoras é que todas as pessoas parecem passar por estágios diferentes, à medida que adquirem habilidades”.
No modelo de três estágios de Fitts e Posner (citado por MAGILL), como é chamado o estágio da aprendizagem em que a habilidade se tornou praticamente automática ou habitual?

    A) Fixação

    B) Autônomo

    C) Refinamento

    D) Associativo

    E) Cognitivo

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito das pesquisas que versam sobre o processo de alfabetização e letramento.
( ) Dissociar alfabetizac?a?o e letramento e? um equi?voco porque, no quadro das atuais concepc?o?es psicolo?gicas, lingui?sticas e psicolinguisticas de leitura e escrita, a entrada da crianc?a (e tambe?m do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos. ( ) Alfabetizac?a?o e letramento na?o sa?o processos independentes, mas interdependentes, e indissocia?veis. ( ) A concepc?a?o “tradicional” de alfabetizac?a?o, traduzida nos me?todos anali?ticos ou sinte?- ticos, tornava os processos de alfabetizac?a?o e letramento independentes. Ou seja, dois processos que caminham totalmente desvinculados um do outro. ( ) A alfabetizac?a?o desenvolve- se no contexto de e por meio de pra?ticas sociais de leitura e de escrita, isto e?, por meio de atividades de letramento, e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relac?o?es piscomotoras e afetivas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A) F • F • F • V

    B) V • V • F • F

    C) V • V • F • V

    D) V • V • V • F

    E) V • V • V • V

Acerca das tendências pedagógicas, que compreendem diferentemente as relações entre ensino e aprendizagem, professor e aluno, escola e sociedade, assinale a opção correta.

    A) Na tendência tradicional, o relacionamento professor-aluno é pautado pelo diálogo e a transmissão dos conteúdos é realizada de forma reflexiva.

    B) Para a tendência renovada não diretiva, os problemas pedagógicos e sociais são os mais importantes, pois eles fortalecem o autodesenvolvimento.

    C) Na tendência tecnicista, o papel do professor é incentivar a reflexão crítica por meio do treinamento da argumentação lógica.

    D) A valorização da escola como meio de apropriação do saber e de transformação social é preconizada pela tendência crítico-social dos conteúdos.

    E) A relação educador-educando defendida pela tendência libertadora pauta-se numa posição vertical, na qual predomina a autoridade do professor.

No que se refere ao ensino fundamental, é importante considerar quais são as categorias da Geografia que:

    A) Possibilitam melhor compreensão acerca do desenvolvimento infantil.

    B) São mais adequadas para os alunos em relação à sua faixa etária.

    C) Não devem ser ensinadas uma vez que desencadearão desempenhos escolares ruins.

    D) Podem não ser apropriadas em uma sala de aula com muita variedade étnica.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito da educação inclusiva no contexto escolar.


( ) A educação especial é uma modalidade de ensino que tem a função de promover o desenvolvimento das habilidades das pessoas com deficiência, e que abrange todos os níveis do sistema de ensino, desde a educação infantil até a formação superior.

( ) A educação especial é responsável pelo atendimento especializado ao estudante e seu público-alvo são os estudantes com algum tipo de deficiência (auditiva, visual, intelectual, física ou múltipla), com distúrbios de aprendizagem ou com altas habilidades (superdotados).

( ) A educação inclusiva é uma modalidade de ensino na qual o processo educativo deve ser considerado como um processo social em que todas as pessoas, com deficiência ou não, têm o direito à escolarização.

( ) A educação inclusiva é uma educação voltada para a formação completa e livre de preconceitos que reconhece as diferenças e dá a elas seu devido valor. Para que ela aconteça, é fundamental a criação de redes de apoio aos educadores.

( ) As famílias podem optar por matricular ou não as crianças com deficiência nas escolas regulares ou especiais. Quem optar por deixá- -las em casa, terá total apoio do Estado, que contratará os profissionais especializados para atender às demandas das famílias.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A) F • V • V • F • V

    B) V • F • V • F • F

    C) V • V • F • V • V

    D) V • V • V • V • F

    E) V • V • V • V • V

Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que a divisão da geografia em campos de conhecimento da sociedade e da natureza tem propiciado:

    A) Um aprofundamento temático de seus objetos de estudo.

    B) A alienação entre os principais eixos temáticos de geografia.

    C) A não compreensão sobre a geografia como um todo integrado.

    D) A má formação e pouco preparo dos professores de geografia.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir dos anos 60, sob influência das teorias marxistas, surge uma tendência crítica à geografia Tradicional, cujo centro de preocupações passa a ser:

    A) As relações entre a sociedade, o trabalho e a natureza na produção do espaço geográfico.

    B) O levantamento feito por meio de estudos apenas empíricos, que passam a ser considerados mais confiáveis.

    C) O estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido.

    D) Abordar as relações do homem com a natureza de forma objetiva, buscando a formulação de leis gerais de interpretação.

O processo de aquisic?a?o do sistema convencional de escrita é conhecido como:

    A) Alfabetização

    B) Letramento

    C) Multiletramento

    D) Ortográfico

    E) Silábico-alfabético

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...