Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

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O projeto político pedagógico é um documento norteador do trabalho na instituição escolar. Sobre projeto político pedagógico marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) A participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola é um dos princípios regidos pela Lei 9394/96. ( ) O processo de elaboração do projeto pedagógico deve contemplar desafios tais quais a qualidade do ensino, a inovação na organização do trabalho pedagógico e sua gestão e, ainda, a manutenção das relações de poder existentes na escola. ( ) A reflexão sobre a função social da escola deve estar presente no projeto político pedagógico, por isso que o contexto social mais amplo deve ser discutido em primeiro plano, em detrimento do contexto local. ( ) Elaborar e executar o projeto pedagógico implica em avaliação externa da própria escola.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) F, F, F e V.

    B) V, V, V e F.

    C) F, V, F e V.

    D) V, F, F e F.

    E) F, F, V e V.

Acerca das tendências pedagógicas, que compreendem diferentemente as relações entre ensino e aprendizagem, professor e aluno, escola e sociedade, assinale a opção correta.

    A) Na tendência tradicional, o relacionamento professor-aluno é pautado pelo diálogo e a transmissão dos conteúdos é realizada de forma reflexiva.

    B) Para a tendência renovada não diretiva, os problemas pedagógicos e sociais são os mais importantes, pois eles fortalecem o autodesenvolvimento.

    C) Na tendência tecnicista, o papel do professor é incentivar a reflexão crítica por meio do treinamento da argumentação lógica.

    D) A valorização da escola como meio de apropriação do saber e de transformação social é preconizada pela tendência crítico-social dos conteúdos.

    E) A relação educador-educando defendida pela tendência libertadora pauta-se numa posição vertical, na qual predomina a autoridade do professor.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Algumas crianças com necessidades especiais decorrentes da deficiência física podem precisar de cuidados e atenção ininterruptos em todos os dias de sua vida. Outras podem, entretanto, superar as dificuldades iniciais, se forem bem estimuladas e bem acolhidas.

II. Atender às necessidades educacionais especiais dos alunos, dentro da diversidade escolar, requer uma postura educativa que abrange graduais e progressivas adaptações de acesso ao currículo, bem como adaptações de seus elementos pedagógicos e avaliativos.

III. Quando se diz que uma criança tem paralisia cerebral, significa dizer que existe uma deficiência motora consequente de uma lesão no cérebro quando ele ainda não estava completamente desenvolvido.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Os professores têm várias responsabilidades profissionais: conhecer bem a matéria, saber ensiná-la, ligar o ensino à realidade do seu aluno e a seu contexto social, ter uma prática de investigação sobre seu próprio trabalho. Há, todavia, outra importante tarefa, nem sempre valorizada: a de participar de forma consciente e eficaz nas práticas de organização e de gestão da escola.
José Carlos Libâneo et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003, p. 289 (com adaptações).
Considerando-se o texto precedente, bem como o papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar e do aprender, é correto afirmar que

    A) os professores têm a obrigação de assumir cargos diretivos e de coordenação escolar.

    B) todas as pessoas que trabalham na escola realizam ações educativas e, por isso, atuam de forma igual, com as mesmas responsabilidades.

    C) as metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos professores em sala de aula são independentes das práticas de gestão.

    D) participar da gestão e organização escolar significa assumir cargos ou funções que extrapolem o exercício da docência.

    E) cabe ao professor estabelecer relações entre as decisões do sistema escolar e as decisões da escola.

MÉTODO DA GRAMÁTICA


O método da gramática (também conhecido como método tradicional) foi a maneira encontrada para se trabalharem línguas clássicas como o grego e o latim, ensinadas nas escolas, até meados do século XX. O enfoque do ensino e da aprendizagem girava em torno da tradução e da versão de textos literários, já que o método era usado para auxiliar os alunos na leitura destes textos em língua estrangeira. Tais textos literários eram considerados de nível superior por contribuírem com o conhecimento sobre a cultura da língua estrangeira. Naquela época, o referencial de sucesso na aprendizagem da língua estrangeira era a habilidade de traduzir de uma língua para outra, o que poderia ser obtido pela tradução literal e pela busca das similaridades entre a primeira e a segunda língua. Pode-se dizer que o hábito de se traduzir textos em sala, muito comum ainda hoje, advém principalmente desse método.

Como o principal objetivo deste método é o de transmitir um conhecimento sobre a língua, a gramática assume um papel normativo, sendo ela um dos focos centrais da aula de língua estrangeira. Para que os alunos possam ganhar consciência das regras gramaticais, extensos trabalhos com a memorização são realizados na forma de exercícios estruturalistas de substituição e/ou repetição. As estruturas são trabalhadas de forma dedutiva, ou seja, o professor explica as regras e os alunos aplicam as regras por meio de exercícios gramaticais tradicionais. A sequência dedutiva para a aprendizagem de estruturas gramaticais envolve o que, em Língua Inglesa, chamamos de “3 Ps” (presentation, practice, production).


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3jJjsOE. 
Leia o texto 'MÉTODO DA GRAMÁTICA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Até meados do século XX, o método da gramática, também conhecido como método tradicional, foi a maneira encontrada para se trabalharem línguas clássicas ensinadas nas escolas, como o grego e o latim, de acordo com o texto.

II. O método da gramática tem o enfoque do ensino e da aprendizagem em torno da tradução e da versão de textos literários, já que, até meados do século XX, esse método era usado para auxiliar os alunos na leitura de textos em língua estrangeira, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

MÉTODO DA GRAMÁTICA


O método da gramática (também conhecido como método tradicional) foi a maneira encontrada para se trabalharem línguas clássicas como o grego e o latim, ensinadas nas escolas, até meados do século XX. O enfoque do ensino e da aprendizagem girava em torno da tradução e da versão de textos literários, já que o método era usado para auxiliar os alunos na leitura destes textos em língua estrangeira. Tais textos literários eram considerados de nível superior por contribuírem com o conhecimento sobre a cultura da língua estrangeira. Naquela época, o referencial de sucesso na aprendizagem da língua estrangeira era a habilidade de traduzir de uma língua para outra, o que poderia ser obtido pela tradução literal e pela busca das similaridades entre a primeira e a segunda língua. Pode-se dizer que o hábito de se traduzir textos em sala, muito comum ainda hoje, advém principalmente desse método.

Como o principal objetivo deste método é o de transmitir um conhecimento sobre a língua, a gramática assume um papel normativo, sendo ela um dos focos centrais da aula de língua estrangeira. Para que os alunos possam ganhar consciência das regras gramaticais, extensos trabalhos com a memorização são realizados na forma de exercícios estruturalistas de substituição e/ou repetição. As estruturas são trabalhadas de forma dedutiva, ou seja, o professor explica as regras e os alunos aplicam as regras por meio de exercícios gramaticais tradicionais. A sequência dedutiva para a aprendizagem de estruturas gramaticais envolve o que, em Língua Inglesa, chamamos de “3 Ps” (presentation, practice, production).


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3jJjsOE. 
Leia o texto 'MÉTODO DA GRAMÁTICA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. No método da gramática, a sequência dedutiva para a aprendizagem de estruturas gramaticais envolve o que, em Língua Inglesa, é chamado de “3 Ps” (presentation, practice, persuasion), de acordo com o texto.

II. Como o principal objetivo do método da gramática é o de transmitir um conhecimento sobre a língua, a gramática assume um papel normativo, sendo ela um dos focos centrais da aula de língua estrangeira, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Espera-se, a partir da avaliação, que o educador possa pesquisar quais elementos estão contribuindo, ou dificultando, as possibilidades de expressão da criança, sua aprendizagem e seu desenvolvimento, e então fortalecer, ou modificar, a situação, de modo a efetivar o Projeto PolíticoPedagógico de cada instituição.

II. Historicamente, as práticas mais tradicionais de avaliação – baseadas na atribuição de notas ou conceitos, com o objetivo exclusivo de classificação dos educandos – têm sido veementemente criticadas por muitos autores que entendem a avaliação como parte integrante do projeto pedagógico da escola, ou seja, como um procedimento técnico para medir os desempenhos dos aprendizes de forma binária.

III. A avaliação, na Educação Infantil, deve impedir o educador de ter conhecimento sobre as preferências das crianças, sobre a forma delas participarem das atividades, dos seus parceiros prediletos para a realização de diferentes tipos de tarefas, das suas narrativas sobre os acontecimentos de suas vidas particulares.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

De acordo com Vasconcellos, existem alguns fatores que podem dificultar no processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Comodismo por parte dos sujeitos: não quererem a desacomodação que poderá vir em decorrência da concretização das ideias ali colocadas. II. Formalismo: perigo de reduzir o Projeto a uma sequência de passos, a simplesmente elaborar um documento, sem vida, sem significado, sem envolvimento com as ideias, com as propostas. III. Falta de experiência de caminhada comum enquanto grupo; a rotatividade das pessoas na instituição. IV. Nominalismo: achar que definir uma linha de trabalho para a escola é se 'filiar' a alguma concepção corrente (educação libertadora, construtivismo, etc.).

    A) Apenas I e III estão corretas.

    B) Apenas II e IV estão corretas.

    C) Todas estão corretas.

    D) Todas estão incorretas.

Luiz Carlos Cagliari afirma que o grande problema da ortografia na vida das pessoas e, por conseguinte, também na vida escolar, é o de que esta:

    A) Não diz respeito à vida comum e prática dos sujeitos, por se distanciar da fala, e, por consequência, caba sendo relegada à segundo plano tanto pelos alunos quanto pelos professores.

    B) Em seus aspectos históricos, teóricos e metodológicos, acaba por evitar qualquer forma de variação ou criação linguística por parte dos alunos, que se tornam menos criativos e interessados.

    C) Não encontra livros didáticos suficientemente bons e que saibam tornar o conteúdo acessível para os alunos, seja para crianças em idade de alfabetização, seja para adultos em alfabetização tardia.

    D) Torna-se uma forma de escrita congelada, fixa, imutável, que deve ser aprendida através de regras e da memorização de formas estabelecidas arbitrariamente pela tradição ou por algum legislador.

MÉTODO DA GRAMÁTICA


O método da gramática (também conhecido como método tradicional) foi a maneira encontrada para se trabalharem línguas clássicas como o grego e o latim, ensinadas nas escolas, até meados do século XX. O enfoque do ensino e da aprendizagem girava em torno da tradução e da versão de textos literários, já que o método era usado para auxiliar os alunos na leitura destes textos em língua estrangeira. Tais textos literários eram considerados de nível superior por contribuírem com o conhecimento sobre a cultura da língua estrangeira. Naquela época, o referencial de sucesso na aprendizagem da língua estrangeira era a habilidade de traduzir de uma língua para outra, o que poderia ser obtido pela tradução literal e pela busca das similaridades entre a primeira e a segunda língua. Pode-se dizer que o hábito de se traduzir textos em sala, muito comum ainda hoje, advém principalmente desse método.

Como o principal objetivo deste método é o de transmitir um conhecimento sobre a língua, a gramática assume um papel normativo, sendo ela um dos focos centrais da aula de língua estrangeira. Para que os alunos possam ganhar consciência das regras gramaticais, extensos trabalhos com a memorização são realizados na forma de exercícios estruturalistas de substituição e/ou repetição. As estruturas são trabalhadas de forma dedutiva, ou seja, o professor explica as regras e os alunos aplicam as regras por meio de exercícios gramaticais tradicionais. A sequência dedutiva para a aprendizagem de estruturas gramaticais envolve o que, em Língua Inglesa, chamamos de “3 Ps” (presentation, practice, production).


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3jJjsOE. 
Leia o texto 'MÉTODO DA GRAMÁTICA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Em meados do século XX, o referencial de sucesso na aprendizagem da língua estrangeira era o conhecimento sobre o uso prático da linguagem falada, inclusive utilizando termos populares e não formais, de acordo com o texto.

II. Segundo o texto, os textos literários em línguas clássicas, como o grego e o latim, eram considerados de nível superior por contribuírem com o conhecimento sobre a cultura da Língua Inglesa.

Marque a alternativa CORRETA

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

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