Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

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Considere as seguintes definições, relativas ao papel da supervisão na educação.


I A supervisão tem o papel de manter o funcionamento da escola sem intervir nos processos educativos e fazendo cumprir as regras estabelecidas pelo sistema.

II A supervisão visa à fiscalização dos procedimentos e à inspeção dos documentos elaborados para o cumprimento das ações docentes.

III A supervisão deve assumir um papel de liderança nas atividades educativas, promovendo a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem e instigando o diálogo entre os atores envolvidos nesse processo, no intuito da formação autônoma.


Nesse caso,

    A) a definição I e a III partem do princípio de que a supervisão prescinde de transformação social.

    B) a definição II contradiz a concepção tecnicista de educação.

    C) a definição I assume um papel conservador do processo educacional, dentro das concepções pedagógicas.

    D) a definição II e a III apresentam princípios da pedagogia libertadora e da educação para emancipação.

    E) a definição III reproduz uma ideologia liberal, que atende aos princípios do capitalismo.

A habilidade de leitura, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais:


(__) Atende as necessidades da educação formal, mas é a habilidade que o aluno menos utiliza em seu contexto social imediato.

(__) Ajuda o desenvolvimento integral do letramento do aluno.

(__) Aprender a ler em outra língua pode colaborar no desempenho do aluno como leitor em sua língua materna.


Sabendo que V significa verdadeiro e F significa falso, a alternativa que contém a sequência correta, respectivamente, é:

    A) F – V – V.

    B) F – F – V.

    C) V – V – F.

    D) V – F – F.

Analise as afirmativas a seguir:


I. As decisões sobre o calendário escolar é um dos principais temas das reuniões sobre a gestão escolar, já que é preciso tomar decisões sobre todo o planejamento do ano letivo (períodos de avaliação, reuniões de pais e responsáveis, entrega de boletins e finalizações dos projetos didáticos), as estratégias de acompanhamento das ações e a realização de adequações, quando necessário.

II. O foco da atuação do gestor escolar dentro da dimensão pedagógica tem como orientação principal coordenar a elaboração coletiva da ação educacional e pedagógica da escola, propiciando uma gestão participativa e democrática. Tal objetivo é desenvolvido na liderança que deve ser exercida pelo gestor no processo de coordenação da elaboração coletiva do projeto político pedagógico.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Quando falamos em planejar o ensino, ou a ação didática, estamos prevendo as ações e os procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, e a organização das atividades discentes e da experiência de aprendizagem, visando a atingir os objetivos educacionais estabelecidos. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Analisar as características da clientela (aspirações, necessidades e possibilidades dos alunos). II. Prever e organizar os procedimentos do professor, bem como as atividades e experiências de construção do conhecimento consideradas mais adequadas para a consecução dos objetivos estabelecidos. III. Prever e escolher os recursos de ensino mais adequados para estimular a participação dos alunos nas atividades de aprendizagem. IV. Prever os procedimentos de avaliação mais condizentes com os objetivos propostos.

    A) Todas as assertivas estão incorretas.

    B) Todas as assertivas estão corretas.

    C) Apenas I e II estão corretas.

    D) Apenas III e IV estão corretas.

    E) Apenas I, II e IV estão corretas.

Assim como a educação em geral, a supervisão pode ser exercida no sentido da inspeção e do controle ou no sentido da emancipação e autonomia dos sujeitos. No que diz respeito à supervisão embasada na emancipação e autonomia do sujeito, é correto afirmar que

    A) essa atividade é considerada como ação de acompanhamento da atividade profissional ou institucional com uma intencionalidade orientadora, formativa e transformadora.

    B) o supervisor deve assumir o papel de regulador do processo profissional inspecionando e controlando as atividades dos profissionais da educação com o objetivo de alcançar maior produtividade.

    C) a supervisão, sendo uma atividade a ser exercida nos contextos de educação formal, tem o papel de fazer cumprir as regras estipuladas pela organização com o foco principal na formação de pessoas capazes de obedecê-las.

    D) o supervisor, ao assumir o papel de fiscalizador das regras institucionais, deve prezar pela vigilância dos atores envolvidos no processo educacional, contribuindo para a formação das pessoas.

    E) a atividade do supervisor está diretamente relacionada com os executores do processo educacional (professores e ou instrutores), ou seja, com o processo de ensino, sem visar a atividades dos educandos ou o processo de aprendizagem.

Um ponto importante abordado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) está da didática do professor de Geografia para uma aprendizagem mais eficaz. Nesse sentido é função da atuação docente:

    A) Se ater ao livro didático, preparado para ser suficiente em relação a outros métodos de ensino, e deve segui-lo à risca, juntamente com as atividades propostas que ele contém.

    B) Realizar aulas expositivas ou leituras de textos do livro didático, e também deve trabalhar de forma mais dinâmica e instigante para os alunos, através de situações que problematizem os diferentes espaços geográficos materializados em paisagens, lugares, regiões e territórios.

    C) Realizar apenas aulas expositivas e debates, metodologia de ensino comprovadamente eficaz e suficiente para o ensino de Geografia, pois forma a criticidade do aluno.

    D) Sair completamente do padrão aula expositiva e textos do livro didático, focando-se exclusivamente na metodologia ativa, uma vez que é a vivência do aluno através de situações que problematizem as questões geográficas é que contempla a absorção de conteúdo.

O Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Nesse sentido, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, sobre como ele pode ser compreendido.
( ) Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. ( ) É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. ( ) É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição nos processos de transformação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V.

    B) V – F – F.

    C) F – F – V.

    D) F – V – F.

    E) F – F – F.

“Há uma infinidade de textos e, eles surgem da real necessidade de interação entre os indivíduos a partir do uso efetivo da língua. Assim, à medida que os indivíduos, numa determinada sociedade, participam de um conjunto maior de atividades ou compartilham de um número maior de experiências em diferentes âmbitos, o seu repertório de gêneros aumenta e se diversifica. A Internet, por exemplo, possibilitou novas formas de interações discursivas e, consequentemente, o aparecimento de novos gêneros, como o e-mail


Sobre os gêneros textuais, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Os gêneros textuais secundários desenvolvem-se na comunicação discursiva imediata, no âmbito da ideologia do cotidiano; são exemplos de gêneros primários: a conversa familiar, o relato do dia-a-dia.

    B) Os gêneros textuais são um fenômeno histórico, ligados à vida cultural e social do indivíduo. Sendo formas textuais escritas ou orais bastantes cristalizadas, fixas e imutáveis.

    C) Os gêneros textuais primários desenvolvem-se na comunicação cultural mais complexa e sistematizada, no âmbito dos sistemas ideológicos constituídos, ou seja, na esfera científica, religiosa, artística, etc. São exemplos de gêneros secundários: o romance, uma tese, um editorial, etc.

    D) Uma palestra, ainda que realizada oralmente, é um gênero secundário, pois se vincula a uma esfera da comunicação do âmbito das ideologias formalizadas e sistematizadas.

    E) Um bilhete é um gênero secundário, uma vez que emerge no âmbito da comunicação escrita sistematizada.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

    A) apresentam uma proposta de integração curricular que ignora as especificidades de cada área do conhecimento ou disciplina, pois o foco está a serviço do desenvolvimento de objetivos que definem capacidades.

    B) propõem uma organização didática por área e por ciclo, procurando garantir coerência entre os pressupostos teóricos, os objetivos e os conteúdos, mediante sua operacionalização em orientações didáticas e critérios de avaliação.

    C) apresentam propostas curriculares organizadas em disciplinas e(ou) áreas que se traduzem em temas, desprezando a integração entre as áreas de conhecimento em função da importância de cada disciplina.

    D) propõem como temas transversais a ética, a saúde, o meio ambiente, a orientação sexual e a pluralidade cultural, que devem ser implantados como disciplinas a serem criadas de acordo com as necessidades de cada escola.

    E) apresentam os conteúdos descritos de tal forma que, em cada ano ou série, deve trabalhar determinado tema, não sendo possível sua adequação às particularidades dos estados, municípios e ou escolas.

A sala de aula é um universo complexo, com vários fatores interagindo no seu interior. Envolve o campo de afetividade entre os alunos, o professor e a escola. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Geografia o interior da sala de aula deve propiciar:

    A) Um ambiente no qual o professor é autoridade máxima e o aluno deve apenas expor suas dúvidas e erros quanto forem realmente relevantes.

    B) A reprodução de pontos de vista a partir, unicamente, da fala do professor, que possui formação e clareza em determinados assuntos e por isso está correto em seus pontos de vista.

    C) Organização que estimule a ação individualizada do aluno para que possa desenvolver sua potencialidade criadora, mas que, também, esteja aberto a compartilhar com o outro suas experiências vividas fora e dentro da escola.

    D) Propiciar vários pontos de vista diferentes construídos pelos alunos, que ao final de cada aula devem ser amarrados pelo professor a fim de criar um ponto de vista homogêneo da turma sobre um determinado assunto.

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