Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É uma atividade em que o professor lê um texto com a classe e, durante a leitura, questiona os alunos sobre as pistas linguísticas que possibilitam a atribuição de determinados sentidos. [...] é particularmente importante que os alunos envolvidos na atividade possam explicitar para os seus parceiros os procedimentos que utilizam para atribuir sentido ao texto: como e por quais pistas linguísticas lhes foi possível realizar tais ou quais inferências, antecipar determinados acontecimentos, validar antecipações feitas, etc.


O fragmento de texto apresenta a proposta de leitura, denominada como:

    A) Atividades sequenciadas de leitura.

    B) Atividades permanentes de leitura.

    C) Leitura diária.

    D) Leitura colaborativa.

    E) Projetos de leitura.

A respeito da comunicação e da interação grupal no processo de planejamento, assinale a opção correta.

    A) Ao envolver todas as áreas organizacionais em prol das ações sinérgicas para o alcance de objetivos comuns, a comunicação institucional forma um ciclo loquaz entre emissor, receptor, mensagem, canal, contexto e código.

    B) Uma das formas de analisar ou compreender os processos grupais é por meio dos vetores universais de avaliação, como pertença, cooperação e afiliação, sendo a comunicação o vetor universal mais importante.

    C) Para analisar a operatividade de grupos de trabalho, o pedagogo deve considerar a dependência e a complementaridade, que são dimensões do planejamento e da comunicação, respectivamente.

    D) No modelo interpretativo de comunicação, a organização é um fenômeno cultural composto por trabalhadores, mulheres e outros grupos nos quais a estrutura social e o processo simbólico causam distorções sistemáticas de comunicação.

    E) Durante o processo de interação grupal — no qual se destacam os papéis de líder progressista, líder da resistência, bode expiatório e porta-voz —, surgem conflitos entre o horizontal dos sujeitos e o vertical do grupo.

Considere o texto abaixo.


“Na visão __________, a aprendizagem de Língua Estrangeira é compreendida como um processo de adquirir novos hábitos linguísticos no uso da língua estrangeira. Isso seria feito, primordialmente, por meio da automatização desses novos hábitos, usando uma rotina que envolveria estímulo, a exposição do aluno ao item lexical, à estrutura sintática, etc. a serem aprendidos, fornecidos pelo professor; resposta do aluno; reforço, em que o professor avaliaria a resposta do aluno. Essa visão na sala de aula de Língua Estrangeira resultou no uso de metodologias que enfatizavam exercícios de repetição e substituição.”


(Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. pág. 56. Brasília :MEC/SEF, 1998.)


A alternativa que corretamente preenche a lacuna do texto é:

    A) Libertária.

    B) Behaviorista.

    C) Sociocultural.

    D) Inatista.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Compete ao professor ministrar aulas nos dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação da aprendizagem e ao desenvolvimento profissional.

II. Elaborar e executar seu planejamento, considerando as necessidades dos estudantes, as naturezas dos conteúdos e as estratégias de ensino mais adequadas à aprendizagem, são atividades que competem ao professor no ambiente escolar.

III. Manter atualizados os registros nos diários de classe e/ou no diário eletrônico, ainda que esses registros tenham graves inconsistências, é um dos deveres do educador na instituição de ensino.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. No âmbito escolar, para que haja uma relação educativa, se faz necessário menosprezar a ação mediadora do professor, de modo a desconstruir as estruturas do conhecimento (organização das informações) e a capacidade crítica dos alunos.

II. A escola é apenas lugar para se defrontar com o conhecimento acumulado (atualmente há também outros lugares para se fazer isso, inclusive no espaço virtual – na internet). Assim, o objetivo da escola é ensinar a decorar fórmulas e regras.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

A formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas. Para isso, uma característica crucial de um processo de formação continuada efetivo é contemplar as três dimensões da formação docente, quais sejam:

    A) A cultural, a pedagógica e a política.

    B) A científica, a física e a administrativa.

    C) A social, a administrativa e a política.

    D) A científica, a pedagógica e a pessoal.

    E) A estrutural, a pedagógica e a filosófica.

As organizações educacionais são formadas por diferentes tipos de grupos que assumem importante papel no processo educativo. Acerca das organizações grupais, é correto afirmar que

    A) os macrogrupos possibilitam aos participantes estabelecer entre si relações explícitas e ter uma percepção recíproca uns dos outros.

    B) nos microgrupos os participantes só conseguem estabelecer relacionamentos interpessoais com a mediação de terceiros e isto facilita o processo de aprendizagem.

    C) os grupos operativos são formados no campo institucional, organizacional, comunitário, com foco psicoeducativo.

    D) os microgrupos existentes nas organizações, cujo fim é a formação continuada de seus colaboradores, são classificados como microgrupos naturais.

    E) os microgrupos momentâneos prescindem de uma relação afetiva, por isso não devem ser cultivados dentro de uma estrutura organizacional educativa.

No ensino da língua estrangeira, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, é importante haver espaços no programa para possibilitar a exposição do aluno à compreensão e memorização de letras de música, de certas frases feitas, por exemplo: “How do you do?”, de pequenos poemas, trava-línguas e diálogos. No entanto, esses momentos não implicam:

    A) Oferecimento de certa consciência dos sons da língua e de seus valores estéticos.

    B) Abordagem de alguns modos de veicular algumas regras de uso da língua estrangeira, tais como polidez, intimidade ou saudações.

    C) Permitir o envolvimento com aspectos lúdicos que a língua oral possibilita, aumentando, dessa forma, a vinculação afetiva com a aprendizagem.

    D) Engajamento no discurso oral.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O educador deve saber que o binômio ensino-aprendizagem é prejudicial para os alunos, pois impede que dominem os conhecimentos e métodos ensinados no ambiente escolar. Impede, também, que desenvolvam a criatividade e a independência do pensamento.

II. O educador deve dispor o contato dos alunos com objetos e situações, problematizando-os de modo que o educando seja impedido de ter acesso a novos conteúdos e possa elaborar respostas aos problemas suscitados, elaborando conhecimento de forma crítica, criativa e pouco significativa.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Quando o que se busca é a oferta de uma escola que respeite as diferenças, a preocupação com a prática docente se acentua, pois o preconceito e a segregação ocorrem, no mais das vezes, de maneira sutil no cotidiano escolar. Lidar com as diferenças exige sensibilidade diante de qualquer discriminação no trato cotidiano, evitando que os próprios docentes sejam a fonte de juízos, atitudes e preconceitos que desvalorizem a experiência de certos grupos, EXCETO:

    A) Étnicos.

    B) Sociais.

    C) Simbolistas.

    D) Culturais.

    E) Religiosos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...