Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O estudo histórico apresenta, hoje, diferentes abordagens para tratar um mesmo tema, fato ou conceito. Sobre tal iniciativa, é importante considerar que:

    A) É importante para que o aluno perceba que em cada tipo de descrição, a visão, motivos e a intenção de quem conta a história muda.

    B) Durante as aulas, o professor deve ser capaz de apresentar todas as maneiras de ver a história, demonstrando qual a correta.

    C) O professor não deve favorecer o acesso a documentos oficiais, reportagens de jornais e revistas e a outras fontes, porque isso só cabe aos pesquisadores e historiadores.

    D) Deve-se evitar que a turma assista a filmes e documentários, visite museus e entreviste os atores que vivenciaram os acontecimentos estudados, uma vez que a história oral não é indicada para ser vivenciada na escola.

Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Com base nessa informação, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta quanto à sua atuação.
I. Deve atuar como uma ponte entre a instituição e a comunidade. II. Deve entender a realidade da comunidade. III. Deve ouvir o que a comunidade tem a dizer e abrir o diálogo entre suas expectativas e o planejamento escolar.

    A) Apenas I está correta.

    B) Apenas II está correta.

    C) Apenas III está correta.

    D) Todas estão corretas.

    E) Todas estão incorretas.

[...] não é processo simples de curtíssimo prazo, mas também não é processo tão complexo ou irrealizável, de prazo interminável. Isso significa que este se constituirá numa ação, numa prática a ser construída na escola. Ela acontecerá, por exemplo, associada à elaboração do projeto político-pedagógico da escola e à implantação de conselhos de escola que efetivamente influenciem na gestão escolar como um todo e de medidas que garantam a autonomia administrativa, pedagógica e financeira da escola, sem eximir o estado de suas obrigações com o ensino público. (Disponível em:Salto para o Futuro: Construindo a escola cidadã, projeto político-pedagógico, 1998, p. 72).


A definição apresentada acima se refere à:

    A) Aprendizagem significativa.

    B) Interdisciplinaridade.

    C) Gestão democrática.

    D) Transdisciplinaridade.

    E) Proposta curricular.

Acerca da constituição de grupos, da aplicação de critérios na distribuição de tarefas, da articulação com outros grupos sociais e do processo de planejamento, assinale a opção correta.

    A) A troca de informações em reuniões de grupos, a afetividade das aproximações e o sentimento de pertença ao grupo podem resultar em uma rede de relações geradora de informações facilitadoras da aprendizagem.

    B) A importância do processo de comunicação intragrupos e intergrupos pode ser medida por pressupostos conceituais e práticos expostos no planejamento para maximizar o processo educativo.

    C) A supervisão pedagógica de atividades formativas em grupo deve ser exercida por um profissional externo à equipe, pois esse profissional tem uma visão privilegiada de aspectos que os integrantes da equipe não são capazes de perceber.

    D) A avaliação sistemática do planejamento prima por atender às necessidades da equipe ao longo do processo, constituindo-se em ferramenta estimativa de valor homogêneo e estruturante dos objetivos a posteriori.

    E) A distribuição de tarefas a um grupo começa pelo mapeamento e pelo monitoramento, etapas que somente serão exitosas se forem identificados todos os processos da atividade.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Compete ao professor elaborar e cumprir o plano de trabalho de atividades educacionais de forma desalinhada à proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e da política municipal de educação.

II. Participar das reuniões pedagógicas e demais momentos formativos, colaborando, dentro do possível, com sua experiência e conhecimentos adquiridos, para a melhoria de sua prática pedagógica e dos demais colegas, é uma das funções do professor no ambiente escolar.

III. Compete ao professor, no âmbito escolar, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade a fim de promover a realização de atividades educativas pouco relevantes para os aducandos.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise os itens e complete as lacunas abaixo:


I. A .......... diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).

II. A .......... questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles — questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constituiu. Refere-se, portanto, a uma relação entre disciplinas.

III. A .......... promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção, superando a dicotomia entre ambos. Por essa mesma via, abre espaço para a inclusão de saberes extraescolares, possibilitando a referência a sistemas de significado construídos na realidade dos alunos.


Assinale a alternativa que completa, de forma CORRETA, as lacunas dos itens respectivamente.

    A) Transdisciplinaridade – interdisciplinaridade – interdisciplinaridade.

    B) Transversalidade – interdisciplinaridade – transversalidade.

    C) Transdisciplinaridade – transversalidade – interdisciplinaridade.

    D) Transversalidade – transdisciplinaridade – transversalidade.

    E) Interdisciplinaridade – transversalidade – transdisciplinaridade.

Ainda com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, assinale a opção correta.

    A) O ruído na comunicação é gerado por barreiras impeditivas, tais como a empatia e a lateralidade entre emissores e receptores.

    B) Para a transferência de informação, a comunicação é simétrica, linear e completa, a depender do emissor, do receptor e da fidelidade à mensagem.

    C) Existe uma estruturação hierárquica entre os fluxos de comunicação; a interação do grupo, no entanto, independe da interferência direta dessa estruturação.

    D) Segundo o modelo transacional de comunicação organizacional, são imprescindíveis o significado da mensagem recebida e o comportamento manifestado.

    E) No ambiente organizacional, a comunicação constitui um meio integrador das partes, cuja abrangência intraorganizacional pode ser ascendente, descendente, bilateral ou feedback.

Alguns recursos que podem ser utilizados como apoio nas aulas de produção escrita em Língua Inglesa são:


I. Dicionário, mono ou bilíngue.

II. Glossário construído em sala de aula.

III. Guias de apoio, que contenham conjugações, elementos gramaticais e características dos tipos de textos em estudo.


Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) I e II, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Participar da elaboração e da execução da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino de forma desassociada e alheia à realidade social dos educandos é um dos principais papéis de um docente na instituição de ensino.

II. Responsabilizar-se pela condução das atividades em sala de aula, pela orientação profissional dos educandos e pela prestação de assistência sanitária contínua aos alunos, mantendo o equilíbrio do ambiente pedagógico, são exemplos de atribuições dos professores no ambiente escolar.

III. É dever dor professor promover a recuperação paralela dos estudantes que não atingiram as capacidades pertinentes a cada etapa ou ciclo na época determinada.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Cada Conselho Escolar tem suas ações respaldadas através do seu próprio Estatuto, que normatiza a quantidade de membros, formas de convocação para as reuniões ordinárias e extraordinárias, como é realizado o processo de renovação dos conselheiros, dentre outros assuntos que competem a essa instância. Neste sentido, cabe aos conselhos escolares, EXCETO:

    A) Deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola.

    B) Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico.

    C) Substituir a comunidade escolar e local na participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação.

    D) Analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...