Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O conceito de autonomia pedagógica leva à compreensão de que a dimensão pedagógica está diretamente relacionada à autonomia que tem a escola em deliberar sobre os processos de ensino e aprendizagem. Esse conceito é fundamental para a organização das práticas escolares quanto à elaboração, à execução, ao acompanhamento e à avaliação do Projeto Político-Pedagógico da escola, assim como para a gestão das atividades pedagógico-curriculares.

II. A autonomia pedagógica representa a liberdade que a escola tem para escolher os conteúdos e os métodos de ensino, sem a qual fica comprometido o caráter pedagógico de sua intervenção escolar. A participação da comunidade escolar se configura como importante passo para a democratização dos processos decisórios da escola, por meio do compartilhamento de ideias e ações.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

O trabalho com diversos textos na sala de aula, sejam eles histórias em quadrinhos, notícias, poemas, charge, contos de fadas e etc., se constitui em uma possibilidade de ampliar o repertório dos estudantes. Os diversos gêneros textuais podem favorecer o enfoque das duas facetas da aprendizagem: a alfabetização e o letramento.


Sobre o trabalho de leitura e escrita com a diversidade de textos na escola, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Quando se apresenta um texto aos alunos, é importante ressaltar quem é o autor, as intenções com que foi produzido tal texto, o assunto de que trata, o título e o gênero a que pertence.

    B) Sendo a produção de textos questão unicamente da área de linguagem, o trabalho com os gêneros textuais é indispensável nas aulas de Língua Portuguesa para demonstrar que a escrita e a fala não se relacionam.

    C) Trabalhar com textos reais aproxima os alunos da realidade que os cercam e, trabalhar com a diversidade de gêneros permite que eles se apropriem de textos que circulam na sociedade em que vivem para conhecer e entender sua função social.

    D) O estudante precisa ver um sentido naquilo que escreve. Por isso, as práticas de produção textual precisam ser significativas para que o aprendiz se sinta estimulado em escrever.

    E) Se ler é atribuir significado, é essencial o trabalho de leitura sobre textos contextualizados em situações em que a leitura seja funcional, pois só se pode aprender a ler, lendo.

Os traços pessoais, considerados tendentes ao sucesso, associados aos comportamentos, podem revelar o perfil do líder realmente eficaz.

George O. Klemp Jr. Competências de liderança: a partir das conclusões de um estudo de grandes empresas mundiais, o modelo dos nove baldes. In: HSM MANAGEMENT. São Paulo: HSM do Brasil, ano 3, n.º 17, nov.-dez. 1999. p. 132-40.


Tendo o texto apresentado como referência inicial, assinale a opção correta.

    A) Os traços e os comportamentos são essenciais para selecionar as pessoas para determinadas funções de liderança.

    B) Os comportamentos são o que as pessoas fazem, exercendo suas funções, e os atributos pessoais são conhecimentos que permitem que as pessoas exerçam as tarefas de liderança.

    C) Os comportamentos, matéria-prima do desempenho, são as habilidades necessárias para exercer as funções de liderança.

    D) Os atributos de um líder dependem de suas práticas: é impossível tomar decisões duras sem um alto grau de autoconfiança.

    E) Os atributos são ingredientes primários para uma liderança eficaz e sua presença garante um bom líder. Em segundo lugar estão os comportamentos, que transformam capacidades em ação.

Para o terceiro ciclo do Ensino Fundamental, descrito pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Geografia, espera-se que o ensino de Geografia torne os alunos capazes de:
(__) Reconhecer que a sociedade e a natureza possuem princípios e leis criadas pelos homens e que o espaço geográfico é uma consequência da organização destas leis;
(__) Compreender a escala de importância no tempo e no espaço do local e do global e da multiplicidade de vivências com os lugares;
(__) Reconhecer no cotidiano os referenciais espaciais de localização, orientação e distância, de modo que se desloque com autonomia e represente os lugares onde vivem e se relacionam;
(__) Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitar o desperdício e perceber os cuidados para a preservação e conservação da natureza.
Considerando-se que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso, a sequência correta das proposições acima é:

    A) V, F, V, V.

    B) V, V, F, V.

    C) F, F, V, V.

    D) F, V, V, V.

Ao longo do Ensino Fundamental, espera-se que o aluno construa um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionadas à Geografia. Dentre os objetivos gerais da desta disciplina, analise as sentenças abaixo:
I. Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências apenas no espaço urbano;
II. Saber utilizar a linguagem jornalística para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos;
III. Conhecer o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo que compreenda o papel das sociedades na construção do território, da paisagem e do lugar;
IV. Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-os como direito dos povos e indivíduos e elementos fortalecedores da democracia.
Estão corretos:

    A) Apenas os itens I, II e III estão corretos.

    B) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.

    C) Apenas os itens I e II estão corretos.

    D) Apenas os itens III e IV estão corretos.

A Educação Inclusiva aposta na escola como comunidade educativa, defendendo um ambiente de aprendizagem diferenciado e de qualidade para todos os alunos. É uma escola que reconhece as diferenças, desenvolve-se com essa diversidade, dando sentido e significado ao ensino. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e marque V (verdadeiro) ou F (falso).

? De acordo com a filosofia da escola inclusiva, todas as crianças devem ser educadas numa escola isenta de barreiras pedagógicas, de organização administrativa e de gestão de recursos.
? Perante um idealismo desejável que associa a inclusão, aos direitos humanos e à equidade social é dispensável que os docentes demonstrem atitudes inclusivas nas suas práticas.
? O princípio da inclusão apela para uma escola que tenha em atenção a criança-todo, não só a criança-aluno.
? Deve preconizar o ajustamento de toda a comunidade educativa, adotando estratégias capazes de facilitar a aprendizagem a grupos de alunos, em que a inevitável diversidade é considerada como um fator de enriquecimento e um motor de desenvolvimento de toda a comunidade escolar.


A sequência CORRETA é:

    A) V – F – V – V.

    B) F – V – F – V.

    C) V – F – V – F.

    D) F – V – F – F.

Antunes (2014) salienta que o sistema de avaliação da aprendizagem na nova pedagogia baseia-se:
I. Na valorização do saber aprender. II. Na aferição de conceitos passados pelo professor. III. Nas relações grupais e no espírito empreendedor dos alunos.
Quais estão INCORRETOS?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

A cartografia é uma linguagem que possibilita sintetizar informações, expressar conhecimentos, sempre envolvendo a produção do espaço. A forma mais usual de se trabalhar com a linguagem gráfica nas escolas é por meio de situações em que os alunos têm que copiar, colorir mapas, escrever nomes de rios, cidades, memorizar informações neles. Entretanto, esse tratamento não garante a construção do conhecimento necessário, pois é preciso:

    A) Que os alunos se prendam exclusivamente a aparelhos eletrônicos que são suficientes para construir a noção de espaço e proporção do território.

    B) Explorar o raciocínio crítico e lógico para que em situações de análises cartográficas o aluno consiga, espontaneamente, interpretar símbolos e signos.

    C) Ensinar os alunos a se localizarem por meio da natureza e dos recursos que ela oferece, com suporte de material cartográfico impresso, uma vez que aparelhos de projeção não são confiáveis.

    D) Partir da ideia de que a linguagem gráfica é um sistema de símbolos que envolve proporcionalidade, usos de signos ordenados e técnicas de projeção.

Segundo as Diretrizes para Educação Básica, na organização modalidade de Educação Especial, os sistemas de ensino devem observar as seguintes orientações fundamentais, EXCETO:

    A) A acessibilidade arquitetônica, nas comunicações e informações, nos mobiliários e equipamentos e nos transportes.

    B) A articulação das políticas públicas intersetoriais.

    C) A formação de professores para o atendimento educacional especializado e para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas.

    D) O pleno acesso e a efetiva participação dos estudantes no ensino diferenciado.

Na Pedagogia Tradicional, a organização dos conteúdos assume as seguintes características:
I. Centralizados a partir dos interesses dos alunos. II. Desenvolvidos de forma objetiva. III. Exaltação do enciclopedismo.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...