Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

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Julgue os itens a seguir, acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil.


I A concepção pedagógica tradicional, trazida pelos jesuítas, esteve presente na educação brasileira desde a colonização do país, tendo desaparecido após a reforma pombalina.

II A educação libertadora, proposta por Paulo Freire, se fez presente nos movimentos sociais desde a década de 60 do século passado e durante todo o período militar.

III A concepção tecnicista remonta à segunda metade dos anos 50 do século passado, tendo como ápice a implementação da Lei n.º 5.692/1971.

IV A concepção crítico-social dos conteúdos teve seu auge no período da Segunda República.


Estão certos apenas os itens.

    A) I e III.

    B) I e IV.

    C) II e III.

    D) I, II e IV

    E) II, III e IV.

Na escola, o planejamento é o responsável por nortear as ações de todos os envolvidos para que os objetivos sejam alcançados. Portanto, pode-se corretamente considerar como desenvolvimento escolar no requisito “planejamento de ações” a seguinte característica pedagógica:

    A) Os professores e funcionários conhecem os objetivos e metas da escola.

    B) Os supervisores ou coordenadores pedagógicos orientam os professores para o alinhamento entre suas práticas docentes e os objetivos e metas da escola, prestando assistência sempre que necessário.

    C) O currículo escolar é discutido e definido por toda a equipe escolar, com validação do colegiado ou conselho.

    D) A equipe escolar avalia o desempenho de seu pessoal e o da escola como um todo, bem como o seu esforço para mudança.

A tendência pedagógica que, no que diz respeito à relação professor – aluno, afirma que o professor tem que ser confiável, receptivo e intervir o mínimo possível na aprendizagem do aluno, já que sua intervenção ameaça e inibe o aluno, recebe o nome de:

    A) Tendência Pedagógica Histórico-Crítica.

    B) Tendência Pedagógica Escola Nova Não-Diretiva.

    C) Tendência Pedagógica Escola Tecnicista.

    D) Tendência Pedagógica Tradicional.

Para a formação de leitores é necessário que se tenha uma concepção de linguagem em que a leitura é entendida como:

    A) Ato mecânico similar à fala.

    B) Decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita.

    C) Apenas uma forma de obter um conhecimento previamente escrito.

    D) Um ato dialógico entre os interlocutores.

Antunes (2014) salienta que o sistema de avaliação da aprendizagem na nova pedagogia baseia-se:
I. Na valorização do saber aprender. II. Na aferição de conceitos passados pelo professor. III. Nas relações grupais e no espírito empreendedor dos alunos.
Quais estão INCORRETOS?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Leia o trecho a seguir.


O objetivo do ensino da língua é propiciar ao aluno, o domínio mais amplo e rico da linguagem verbal, como um recurso fundamental de interação humana. Uma vez que o uso da linguagem verbal realiza-se na forma de discursos, cuja unidade material denominamos de “texto”, tal objetivo implica promover a capacidade do aluno em elaborar textos de qualidade – seja na modalidade oral, seja na escrita – explorando ao máximo os recursos linguísticos para atingir seu intento comunicacional em diferentes contextos.


Fonte: KLEIN, L. R. As quatro práticas do ensino da Língua Portuguesa. Prática Educativa da Língua Portuguesa.



Sobre as práticas da Língua Portuguesa, é CORRETO afirmar que:

    A) Para trabalhar com o texto desde o início do processo de aquisição da escrita até as séries finais da Educação Básica, propõe-se o desenvolvimento articulado de quatro práticas, a saber: leitura e interpretação de textos (orais e escritos), produção de textos (orais e escritos), análise linguística de textos e, finalmente, atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos.

    B) No caso da produção de textos, a variação pode se dar pela escolha e proposição de diferentes modalidades de discurso oral apenas (livros, jornais, revistas, panfletos, placas, filmes, debates, narrativas, dissertações etc...

    C) No caso da análise linguística e das atividades de sistematização, somente é possível enfatizar os conteúdosem cada momento, sem ser possível diversificar as estratégias empregadas.

    D) É importante frisar que as quatro práticas da Língua Portuguesa, leitura e interpretação de textos (orais e escritos), produção de textos (orais e escritos), análise linguística de textos e atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos, realizam-se de forma pontuada de tal maneira que a abordagem dos conteúdos se faça de modo esquemático ou por etapas.

Na Pedagogia Tradicional, a organização dos conteúdos assume as seguintes características:
I. Centralizados a partir dos interesses dos alunos. II. Desenvolvidos de forma objetiva. III. Exaltação do enciclopedismo.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Ainda com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), assinale a alternativa incorreta:

    A) Todo material é fonte de informação, mas nenhum deve ser utilizado com exclusividade. É importante haver diversidade de materiais para que os conteúdos possam ser tratados da maneira mais ampla possível.

    B) O livro didático é um material de forte influência na prática de ensino brasileira. É preciso que os professores estejam atentos à qualidade, à coerência e a eventuais restrições que apresentem em relação aos objetivos educacionais propostos. Além disso, é importante considerar que o livro didático não deve ser o único material a ser utilizado, pois a variedade de fontes de informação é que contribuirá para o aluno ter uma visão ampla do conhecimento.

    C) Materiais de uso social frequente são péssimos recursos de trabalho, pois os alunos aprendem sobre algo que tem função social real e se mantêm desatualizados sobre o que acontece no mundo, estabelecendo o vínculo necessário entre o que é aprendido na escola e o conhecimento extraescolar.

    D) É indiscutível a necessidade crescente do uso de computadores pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar, para que possam estar atualizados em relação às novas tecnologias da informação e se instrumentalizarem para as demandas sociais presentes e futuras.

Veiga (1998), ao discorrer sobre a autonomia, aponta quatro dimensões, articuladas e relacionadas entre si, consideradas fundamentais para a escola na organização do trabalho educativo. A dimensão jurídica:

    A) Relaciona-se com as questões administrativas, como administração de pessoal e material, controle dos indicadores de desempenho, avaliação do trabalho.

    B) Elaboração de planos e execução dos recursos financeiros de forma adequada, observando os fins educativos.

    C) Refere-se às normas, às orientações elaboradas pela escola, aos estatutos, ao regimento, aos avisos, às portarias. Essa dimensão possibilita que as ações sejam discutidas e elaboradas, coletivamente.

    D) Trata, especificamente, das questões pedagógicas - função social da escola, organização curricular, avaliação -, que parte de um amplo processo coletivo.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), analise: I. Se o projeto educacional exige ressignificar o processo de ensino e aprendizagem, este precisa se preocupar em preservar o desejo de conhecer e de saber com que todas as crianças chegam à escola. Precisa manter a boa qualidade do vínculo com o conhecimento e não destruílo pelo fracasso reiterado. Mas garantir experiências de sucesso não significa omitir ou disfarçar o fracasso; ao contrário, significa conseguir realizar a tarefa a que se propôs. Relaciona-se, portanto, com propostas e intervenções pedagógicas adequadas; II. O professor deve ter propostas claras sobre o que, quando e como ensinar e avaliar, a fim de possibilitar o planejamento de atividades de ensino para a aprendizagem de maneira adequada e coerente com seus objetivos. É a partir dessas determinações que o professor elabora a programação diária de sala de aula e organiza sua intervenção de maneira a propor situações de aprendizagem ajustadas às capacidades cognitivas dos alunos; III. Em síntese, não é a aprendizagem que deve se ajustar ao ensino, mas sim o ensino que deve potencializar a aprendizagem. Dos itens acima:

    A) Apenas o item I está correto.

    B) Apenas os itens I e II estão corretos.

    C) Apenas os itens II e III estão corretos.

    D) Todos os itens estão corretos.

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