Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o trecho a seguir e responda: “É um distúrbio que dificulta a percepção e capacidade escrita dos indivíduos, levando os portadores a frequentemente cometerem diferentes erros ortográficos. De acordo com especialistas, o transtorno pode estar relacionado a problemas psicomotores, levando as pessoas a apresentarem dificuldade em formar palavras, reconhecer e diferenciar maiúsculas e minúsculas, espaçamento das palavras, entre outras.” O problema de aprendizagem descrito acima recebe o nome de:

    A) Disgrafia.

    B) Dislexia.

    C) Discalculia.

    D) Distemia.

Como previsto na Constituição de 1988 e na LDB (Lei n.º 9.394/96), que estabelecem como princípio básico a Gestão Democrática, podemos afirmar que a escola exerce um papel fundamental na Gestão Democrática no sentido de:

    A) Fundamentar sua prática pedagógica em métodos conteudistas.

    B) Assegurar, a todos, igualdade de condições para a permanência e sucesso na escola.

    C) Conhecer as demandas da escola e o papel de cada setor.

    D) Desburocratizar o processo de avaliação e formação dos discentes.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de realizar todo o exposto a seguir, exceto:

    A) Saber utilizar apenas uma fonte de informação para adquirir e construir conhecimento.

    B) Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.

    C) Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

    D) Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os educandos são indivíduos que apresentam diferentes necessidades e condições de aprendizagens. Eles são diferentes, mas não aprendem de forma diferente, assim como não possuem interesses de aprendizagens diferentes, o que viabiliza a adoção de um único método de aprendizagem em todas as escolas e séries de um mesmo município.

II. Os objetivos de ensino devem auxiliar o educador a definir e delimitar com clareza o que se pretende com as atividades educativas, sendo prejudicial para a sua atuação profissional escolher técnicas, recursos materiais e formas de avaliação.

III. Todo professor deve perceber que a matéria a ser ensinada e aprendida deve constituir um conjunto de regras que se possa simplesmente “depositar” na cabeça do aluno. O processo de ensino-aprendizagem, portanto, requer trabalho e dispensa reflexão, raciocínio e análise crítica.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Com relação às abordagens do processo de ensino e aprendizagem, Libâneo (1982), caracteriza a Pedagogia Progressista em três versões, sendo elas:

    A) Libertadora, Libertária e de Conteúdos.

    B) Não Diretiva, Diretiva e Conservadora.

    C) Escola Dualista, Escola Ideológica e Escolanovista.

    D) Pedagogia da Transmissão, Pedagogia da Moldagem e Pedagogia da Problematização.

Considere o texto abaixo: “Nos debates educacionais da atualidade existem uma série de discussões referentes às metodologias aplicadas ao ensino de Matemática. Esses debates ressaltam que o sistema educacional tem apresentado falhas em relação a esse ensino, destacando que a busca pela qualidade e eficiência na transmissão de conteúdos específicos passa necessariamente pela inclusão de novas metodologias na prática docente.” (Fonte adaptada: Roselha Silva Machado, Leonardo Baltazar Cantanhede, Severina Coelho da Silva Cantanhede. Aprendizagem cooperativa tutoria entre iguais: estabelecendo competências e conceitos no Ensino de Matemática Básica. Ensino da Matemática em Debate. v. 7, n. 2. 2020).
Não é considerada uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem:

    A) Aprendizagem baseada em problemas.

    B) Aprendizagem baseada em equipes.

    C) Sala de aula invertida.

    D) Metodologia tradicional de ensino.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que a perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida. Em termos de educação, essa perspectiva contribui para:

    A) Que surjam mais tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível, que é cada vez maior e menos agressiva.

    B) Evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da corresponsabilidade, da solidariedade e da equidade.

    C) Um modelo de civilização que traz a industrialização, com sua forma de produção e organização do trabalho, além da mecanização da agricultura e urbanização dos grandes centros.

    D) Que se possa compreender, coletivamente, que educação cidadã consiste na manutenção da exploração descomedida de bens de consumo e bens imateriais, como a natureza e suas manifestações.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Compete ao professor elaborar e cumprir o plano de trabalho de atividades educacionais de forma desalinhada à proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e da política municipal de educação.

II. Participar das reuniões pedagógicas e demais momentos formativos, colaborando, dentro do possível, com sua experiência e conhecimentos adquiridos, para a melhoria de sua prática pedagógica e dos demais colegas, é uma das funções do professor no ambiente escolar.

III. Compete ao professor, no âmbito escolar, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade a fim de promover a realização de atividades educativas pouco relevantes para os aducandos.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Na década de 1930, o Manifesto dos Pioneiros defendia melhorias na educação e a ideia de uma escola singular e comum a toda população brasileira. O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil, sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais. Essa tendência é implementada no Brasil no século XX, a partir da década de 20, mas encontramos seus princípios claramente expostos no Manifesto dos Pioneiros da Educação, publicado em 1932.


Analise as afirmativas abaixo em relação à tendência pedagógica Escola Nova.

I. O professor deveria adaptar o currículo, para se tornar um facilitador da aprendizagem, prezando pelo desenvolvimento psicológico do educando.

II. Os conteúdos começam a ter um significado, na medida em que começaram a serem trabalhadas de diversas formas, com trabalhos em grupos, jogos, experiências, entre outros, tornando o aluno, como sujeito ativo e participativo no processo ensino-aprendizagem.

III. Na relação professor-aluno, não há lugar privilegiado para o professor; antes, seu papel é auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo da criança; intervém-se, é para dar forma ao raciocínio dela.

IV. A educação tem como objetivo inserir a escola nos modelos de racionalização do sistema de produção capitalista.

V. Os alunos seguem padrões de resoluções, obedecendo fielmente às regras determinadas pelo passo a passo. O aluno deve se relacionar com a tecnologia.


Está correto o que se afirma em:

    A) I, II, III e IV apenas.

    B) I, II e III apenas.

    C) I, II e V apenas.

    D) I e III apenas.

Antunes (2014) salienta que o sistema de avaliação da aprendizagem na nova pedagogia baseia-se:
I. Na valorização do saber aprender. II. Na aferição de conceitos passados pelo professor. III. Nas relações grupais e no espírito empreendedor dos alunos.
Quais estão INCORRETOS?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...