Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação a projetos interdisciplinares em escolas inclusivas, assinale a opção correta.

  • A. Projetos interdisciplinares não estão contemplados na legislação educacional vigente.
  • B. Conforme os PCN, na escola inclusiva não é recomendável a implantação de projetos interdisciplinares, em razão de características que são próprias do processo de inclusão.
  • C. De acordo com os princípios dos projetos interdisciplinares, todos os alunos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem têm condições de aprender.
  • D. Devido à imprevisibilidade do desenvolvimento do aluno com necessidades educacionais especiais, os projetos interdisciplinares são impraticáveis nas escolas inclusivas.
  • E. Projetos interdisciplinares não podem ser implementados em escolas que atendem alunos com necessidades educacionais especiais, pois eles precisam de atenção especial e individualizada.

Acerca de alfabetização, assinale a opção correta.

  • A. O professor que adota o método de alfabetização freireano centraliza as estratégias de ensino na utilização do livro didático.
  • B. Na perspectiva construtivista, a alfabetização deve enfatizar, inicialmente, os sons das letras e das sílabas.
  • C. A alfabetização concretiza-se quando o indivíduo alcança o domínio da tecnologia da escrita.
  • D. De acordo com a psicogênese da língua escrita, o atingimento da escrita a nível silábico é suficiente para que uma criança seja considerada alfabetizada.
  • E. O letramento constitui uma metodologia que privilegia o ensino de sílabas e palavras na alfabetização.

No que se refere às tendências pedagógicas e aos aspectos históricos a elas relacionados, assinale a opção correta.

  • A. A concepção pedagógica progressista postula que a educação é um bem de produção e um bem de consumo cuja importância está relacionada ao processo de desenvolvimento econômico.
  • B. Atualmente, o lema aprender a aprender, diferentemente do ideal da Escola Nova, relaciona-se à exigência de constante atualização decorrente da necessidade de ampliar a esfera da empregabilidade.
  • C. Denominam-se tendências pedagógicas renovadas aquelas denominadas pelo amplo movimento de contraposição à pedagogia tradicional que se desenvolveu a partir do final do século XIX e se estendeu às primeiras duas décadas do século XX.
  • D. A pedagogia da Escola Nova surgiu no contexto da década de 60 do século passado, que, marcada pela crítica à ordenação vigente e pela rebelião dos jovens, propiciou o surgimento das pedagogias não diretivas.
  • E. Denominam-se contra-hegemônicas as pedagogias que, orientadas e subsidiadas pelo Banco Mundial, buscam intencional e sistematicamente colocar a educação a serviço das forças vigentes.

Os pressupostos das tendências pedagógicas determinam as concepções de educação, ensino e escola que orientam a prática educativa e docente. De acordo com o ideário libertário,

  • A. o objeto da educação desconsidera a identificação dos elementos culturais cuja assimilação faz dos indivíduos seres humanos, bem como a descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo.
  • B. o mais importante é ensinar para que o aluno assimile determinados conhecimentos, aprenda a estudar e a reproduzir conhecimentos, para lidar com situações novas.
  • C. a educação se expressa em movimento concomitante de crítica à educação burguesa e de formulação da própria concepção pedagógica, que se materializa na criação de escolas autônomas e autogeridas.
  • D. o processo educativo deve ser reordenado, com base no pressuposto da neutralidade científica, inspirado nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, para tornar-se objetivo e operacional.
  • E. a educação é uma exigência do mercado e para o processo de trabalho humano em geral.

Acerca dos saberes pedagógicos, assinale a opção correta.

  • A. Os saberes pedagógicos independem de conhecimentos científicos.
  • B. A busca pela autonomia da escola independe do processo de formação dos saberes pedagógicos.
  • C. Os saberes pedagógicos são construídos na formação inicial dos educadores e independem da prática docente.
  • D. A capacidade de articular o aparato teórico-prático, de mobilizá-lo na condição presente e de organizar novos saberes a partir da prática se transforma em saberes pedagógicos.
  • E. Os sistemas de ensino municipal, estadual ou federal devem subordinação ao MEC, que é a instituição responsável pela formação dos saberes pedagógicos e pela transformação da escola.

Assinale a opção correta no que se refere à relação entre saberes e práticas pedagógicas.

  • A. Conforme a corrente pedagógica progressista, a prática docente deve pautar-se por programas e currículos determinados previamente por uma política de Estado.
  • B. Os saberes decorrem da práxis social, histórica, intencionada, realizada por um sujeito histórico, na qual sujeito e realidade estão dissociados pelo fazer pedagógico.
  • C. O saber pedagógico em uma escola crítica só pode se constituir a partir de um programa da escola, que realizará a mobilização de saberes.
  • D. Em uma escola crítica, deve-se privilegiar os procedimentos didático-metodológicos, evitando-se qualquer aspecto subjetivo.
  • E. A transformação ideológica e narcísica dos educadores pode impulsionar uma mudança na escola e nas práticas pedagógicas.

A tendência pedagógica que considera que democratizar a escola consiste em auxiliar a construção da personalidade social do estudante, possibilitando-lhe se expressar bem, se comunicar de diversas formas, desenvolver o gosto pelo estudo e dominar o saber escolar, é denominada

  • A. crítico-social.
  • B. libertária.
  • C. tradicional.
  • D. tecnicista.
  • E. liberal.

Acerca do posicionamento das tendências pedagógicas diante da realidade e da prática social, assinale a opção correta.

  • A. A tendência da pedagogia renovada não diretiva propõe superar as pedagogias tradicional e renovada ao valorizar a ação pedagógica inserida na prática social concreta.
  • B. Tanto a tendência pedagógica libertadora quanto a libertária são antiautoritarismo, valorizando a experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica.
  • C. A educação tradicional questiona a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, com vistas à transformação das condições sociais.
  • D. As tendências renovadas extraem os conteúdos de ensino, denominados temas geradores, da problematização da prática de vida dos educandos.
  • E. Para as tendências pedagógicas liberais, as realidades sociais sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação, devendo ser analisadas criticamente.

A aprendizagem como método ativo, em que se aprende fazendo, valorizando-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, bem como a estratégia pedagógica de solução de problemas, é defendida pela tendência pedagógica

  • A. renovada não diretiva.
  • B. liberal tradicional.
  • C. progressista.
  • D. liberal renovada progressivista.
  • E. tecnicista.

Para a tendência pedagógica liberal tecnicista,

  • A. a aprendizagem acontece de modo exploratório, para que o aluno responda a situações de modo criativo e inovador.
  • B. a escola deve atender às experiências do aluno de educar-se em um processo ativo de construção e reconstrução do conhecimento.
  • C. a pedagogia está orientada para os objetivos de autorrealização, que visam o desenvolvimento pessoal, e para as relações interpessoais.
  • D. a educação está subordinada à sociedade, tendo como função a preparação de recursos humanos, com vistas à maximização da produção.
  • E. na relação professor/aluno, predomina a autoridade do professor, detentor da verdade a ser aprendida.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...