Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir. No Brasil, há autores que consideram que as principais tendências pedagógicas pertencem a duas categorias: as liberais, em uma perspectiva mais democrática de educação, e as progressistas, fundamentadas em uma análise crítica da sociedade. A adoção tanto de uma quanto de outra categoria nos sistemas de ensino brasileiros resultou na superação do modelo que reproduz a divisão social do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir. Na escola observam-se espaços, tempos, papéis sociais, relações de poder e de trabalho decorrentes de convenções sociais e históricas que consolidam rotinas organizacionais que perpassam diversas gerações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir. Na formação continuada dos professores, a coordenação pedagógica deve considerar as diferentes tendências pedagógicas, a fim de tornar a ação educativa cada vez mais consciente sobre que sociedade se deseja construir.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens subsequentes. Na perspectiva comportamentalista, o professor deve recompensar os alunos pela realização correta das tarefas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na história da educação brasileira, é possível identificar diferentes concepções pedagógicas, as quais denotam o modo de realizar o ato educativo. Considerando essa informação, julgue os itens que se seguem. Na concepção pedagógica tradicional, os métodos de ensino baseiam-se nas características individuais do aluno e na sua participação ativa nos contextos de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na história da educação brasileira, é possível identificar diferentes concepções pedagógicas, as quais denotam o modo de realizar o ato educativo. Considerando essa informação, julgue os itens que se seguem. Embora evidenciem diferentes ideias entre si, todas as concepções pedagógicas defendem que é papel da escola integrar os individ́ uos à sociedade e prepará-los para o mercado de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

As Tendências Pedagógicas se originaram no seio dos movimentos sociais, em tempos e contextos históricos particulares e buscaram atender às expectativas da sociedade, seja das classes dominantes ou dos trabalhadores. Considerando os representantes teóricos mais significativos em cada Tendência Pedagógica, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I a seguir:

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 1, 3, 4, 2.
  • B. 3, 1, 2, 4.
  • C. 2, 4, 3, 1.
  • D. 4, 2, 1, 3.

Didática é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino, tendo em vista as finalidades educacionais, que são sempre sociais; assim, ela pode, junto às novas Tecnologias de Informação e Comunicação — TICS —, buscar novas formas de fazer a educação, assumindo a multifuncionalidade do processo de ensino-aprendizagem. De acordo com a perspectiva crítico-reflexiva, o principal componente para o uso do computador em educação é a

  • A. capacidade das máquinas disponíveis.
  • B. velocidade da Internet.
  • C. adequada preparação do professor.
  • D. aceitação da gestão da escola.

No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir. De acordo com a tendência progressista histórico-crítica, a educação deve estar centralizada no aluno e o professor deve garantir um relacionamento de respeito, promovendo uma aprendizagem baseada na motivação e na estimulação de problemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme o grau de integração das diferentes disciplinas reagrupadas em um determinado momento, podemos estabelecer diferentes níveis de interdisciplinaridade. Segundo Piaget (1979), os níveis de colaboração e integração entre disciplinas, são:

  • A. multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.
  • B. pluridisciplinaridade, disciplinaridade cruzada, multidisciplinaridade.
  • C. pluridisciplinaridade, disciplinaridade cruzada, multidisciplinaridade.
  • D. pseudo-interdisciplinaridade, interdisciplinaridade estrutural e restritiva.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...