Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.
Para Wallon, a gênese da inteligência é genética e organicamente social, ou seja, o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.
De acordo com a teoria desenvolvida por Vigotsky, a inteligência é, antes de tudo, adaptação, que consiste no equilíbrio entre o organismo e o meio ambiente, resultado de uma interação entre assimilação e acomodação, os motores da aprendizagem. Quando assimilação e acomodação equilibramse, ocorre a adaptação intelectual.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.
Segundo a teoria da Gestalt, a aprendizagem consiste na solução de problemas, ocorre do todo para as partes e na organização dos padrões de percepção.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.
Um dos princípios fundamentais da corrente empirista é considerar o ser humano, ao nascer, uma tábula rasa, devendo tudo aprender, das capacidades sensoriais mais elementares aos comportamentos adaptativos mais complexos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ao se pensar em uma situação de ensino e aprendizagem, é necessário relacionar objetivos de ensino, conteúdos e estratégias pedagógicas que possibilitem o envolvimento dos alunos em atividades que os levem a apreender os conteúdos incluídos no currículo. A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
A perspectiva sociointeracionista não considera o processo de ensino e aprendizagem fora da relação entre as pessoas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ao se pensar em uma situação de ensino e aprendizagem, é necessário relacionar objetivos de ensino, conteúdos e estratégias pedagógicas que possibilitem o envolvimento dos alunos em atividades que os levem a apreender os conteúdos incluídos no currículo. A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
De acordo com a teoria da zona de desenvolvimento proximal, a estratégia pedagógica constitui mero recurso externo que move o aluno em direção ao conhecimento.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A educação popular no Brasil, manifestou-se fortemente após a ditadura militar. Julgue os itens de 60 a 63, relativos este tema.
Define-se a educação popular como um espaço de construção e de novas esperanças em favor de lutas e conquistas sociais mais amplas, passíveis de serem alcançadas por meio do ensino básico, público e universal, ou seja, sem a exclusão de ninguém.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na educação a distância, há dois tipos de docentes o professor autor e o professor tutor. Essa é uma das características que diferencia o curso a distância do curso presencial. Cada um desses profissionais desempenha um papel específico no sistema de educação a distância. A respeito desse tema, julgue o itens que se seguem.
Na educação a distância, as abordagens, os modelos e as teorias de aprendizagem são os mesmos usados no ensino presencial.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.
Embora existam várias críticas ao modelo quantitativo, a redefinição das práticas em avaliação qualitativa continua sendo uma prática classificatória.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.
Para Perrenoud, a avaliação é tradicionalmente associada, na escola, à criação de hierarquias de excelência. Os alunos são comparados e depois classificados em virtude de uma norma de excelência, definida em absoluto ou encarnada pelo professor e pelos melhores alunos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...