Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Associe as principais concepções do desenvolvimento humano, relacionados na coluna da esquerda, com as respectivas teorias e sistemas psicológicos, apresentados na coluna da direita. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação:


  • A. I – 4; II – 5; III – 1; IV – 2; V – 6
  • B. I – 2; II – 3; III – 4; IV – 5; V – 1
  • C. I – 4; II – 5; III – 1; IV – 3; V – 6
  • D. I – 3; II – 1; III – 2; IV – 5; V – 4
  • E. I – 5; II – 2; III – 3; IV – 4; V – 1

A aprendizagem da língua inglesa pode ser explicada por uma teoria cognitiva da aprendizagem. Assinale a alternativa que representa esta teoria.

  • A. Teoria Behaviorista
  • B. Teoria de Jean Piaget
  • C. Teoria de Jerome Bruner
  • D. Teoria da Aprendizagem Social
  • E. Teoria da Aprendizagem Significativa

Assinale a alternativa que corresponde aos paradigmas considerados emergentes (ou inovadores) na educação.

  • A. Escolanovista, sistêmica e tecnicista
  • B. Escolanovista, sistêmica e progressita
  • C. Sistêmica, progressita e ensino com pesquisa
  • D. Tradicional, escolanovista, ensino com pesquisa
  • E. Ensino com pesquisa, escolanovista, progressita e sistêmica

Assinale a alternativa que revela o tipo de prática avaliativa centrada na teoria da aprendizagem behaviorista.

  • A. Auto-avaliação
  • B. Avaliação pontual
  • C. Avaliação do processual
  • D. Avaliação baseado em estudos de caso
  • E. Avaliação de competências e habilidades

Na discussão da Educação Profissional no Brasil, um conceito muito utilizado é o de Politecnia. Assinale a alternativa que indica o conteúdo deste conceito.

  • A. Uma educação com base no ensino de muitas técnicas
  • B. O ensino da tecnologia e os seus procedimentos pragmáticos.
  • C. O ensino aprofundado de uma técnica e seu histórico de produção.
  • D. A orientação de estudantes para realização de testes de múltiplas escolhas.
  • E. Uma educação que possibilita a compreensão dos princípios científicotecnológicos e históricos da produção moderna.

Zabala (1998) critica a visão reducionista de alguns autores, de considerar os conteúdos da aprendizagem vinculados somente às contribuições das disciplinas ou matérias tradicionais. Este autor chama a atenção para as aprendizagens que ocorrem na escola, mas que não aparecem de forma explicita nos planos de curso. Assinale a alternativa que melhor expressa este fenômeno.

  • A. Mediação
  • B. Currículo oculto
  • C. Aprendizagem espontânea
  • D. Aprendizagem de habilidades
  • E. Aprendizagem de competências

Assinale a alternativa relacionada a afirmação de Paulo Freire apontando que o educando e os docentes devem “assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos...”.

  • A. Refere-se à identidade cultural.
  • B. Indica o conteúdo para o ensino de história.
  • C. Refere-se à formação para Revolução Burguesa.
  • D. Trata-se do desenvolvimento da criação artística.
  • E. Trata-se do ensino de Sociologia na educação básica.

Em seu livro Pedagogia da Autonomia (1996, p.136), Paulo Freire reconhece a incompletude de todo ser humano: Seria impossível saber-se inacabado e não se abrir aos outros à procura de explicação, de respostas a múltiplas perguntas. A partir desta afirmação, o autor procura despertar nos educadores o compromisso com

  • A.

    a disponibilidade para o diálogo.

  • B.

    a avaliação das situações de ensino.

  • C.

    a alfabetização de jovens e adultos.

  • D.

    o espaço escolar.

  • E.

    as situações de ensino.

A concepção de aprendizagem defendida por Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934) e Jean Piaget (1896- 1980) prevê a interação do sujeito com seu meio e com o outro como um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento de aprendizagens. Em um ambiente educativo na modalidade de Educação a Distância, baseado nessa concepção, o papel desempenhado pelo professor/tutor deve ser o de

  • A.

    gerente das atividades do curso, controlando o tempo de acesso de cada participante, o tempo de participação nos fóruns e de realização das tarefas propostas.

  • B.

    mediador, responsável por estabeler a comunicação com todo o grupo de participantes e proporcionar, sempre que possível, a interação entre os mesmos, motivando a participação e a aprendizagem de seu grupo.

  • C.

    organizador do layout do curso: sua programação, recursos interativos, manutenção dos aplicativos e responder a possíveis dúvidas relativas à utilização das ferramentas disponibilizadas.

  • D.

    responsável pela quantificação das tarefas realizadas e dos acessos e participações, e pela aprovação ou não dos participantes de acordo com os critérios quantitativos estabelecidos.

  • E.

    elaborador da plataforma interativa de formação, determinando os recursos e links a serem disponibilizados, sendo responsável também por realizar a manutenção e responder às possíveis falhas no sistema.

O trecho mostra o pensamento do insigne educador brasileiro, ao contrastar a educação bancária e sua própria perspectiva da educação. A concepção da educação bancária é corrente também no ensino de Ciências, quando, em sala de aula ou nos materiais didáticos, confere-se importância

  • A.

    superior ao conhecimento científico como forma objetiva e absoluta de descrever os fenômenos naturais e de tomar decisões sobre questões da saúde e do meio ambiente.

  • B.

    ao método científico, como forma parcial e subjetiva de obter dados e informações sobre os fenômenos naturais, partindo-se da elaboração de teorias que mudam ao longo do tempo.

  • C.

    à historicidade e contextualidade da ciência, considerando-se que diferentes conceitos são desenvolvidos por homens ou mulheres capazes de imaginar novas relações entre fenômenos.

  • D.

    ao papel do professor como motivador e facilitador, permitindo aos alunos que compreendam o caráter histórico, humano e parcial do conhecimento científico.

  • E.

    ao debate sobre pontos controversos no saber científico, considerando-se o caráter dinâmico da refutação de teorias científicas em contraste com a acumulação de conhecimentos científicos e tecnológicos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...