Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os seguintes itens.
O sociointeracionismo propõe que, para ocorrer o processo de ensino, deve-se identificar as inteligências mais marcantes de cada aluno e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os seguintes itens.
Para ocorrer a aprendizagem, é preciso que se estabeleça um desequilíbrio nas estruturas mentais para que estas possam novamente, a partir do contato com novos conceitos, se reorganizar estabelecendo um novo conhecimento, segundo a Gestalt.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os seguintes itens.
Para o behaviorismo, o ensino é o arranjo de contingências por meio de elementos observáveis para uma aprendizagem eficaz, que constitui o processo de selecionar e associar as unidades físicas e as unidades mentais que são percebidas ou sentidas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes com relação às tendências pedagógicas.
A ênfase na aprendizagem informal e a negação de qualquer forma de repressão com o objetivo de formar seres mais livres são pressupostos da tendência progressista libertária.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do processo de ensino-aprendizagem, julgue os próximos itens.
A abordagem cognitivista tem como características o ensino com base no ensaio e no erro, na pesquisa, na solução de problemas por parte do aluno e no aprender a aprender.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do processo de ensino-aprendizagem, julgue os próximos itens.
Para Piaget, o ensino corresponde ao arranjo ou à disposição de contingências para uma aprendizagem eficaz.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com Dermeval Saviani, as concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira prioriza a teoria sobre a prática, e a segunda subordina a teoria à prática. Considerando esse pensamento, julgue os itens subsequentes.
No século XX, a segunda grande tendência ganha força e passa a ser adotada pelas escolas católicas, que abrem mão de sua doutrina para promoverem essa renovação metodológica.Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com Dermeval Saviani, as concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira prioriza a teoria sobre a prática, e a segunda subordina a teoria à prática. Considerando esse pensamento, julgue os itens subsequentes.
A primeira grande tendência foi dominante até o final do século XIX.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Na prática, a educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico em seus diferentes níveis de atuação e a comunidade, compreendida como a população-alvo que não se encontra normalmente nas três outras dimensões. Com relação aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa em saúde e segundo as tendências pedagógicas, julgue os itens seguintes.
As técnicas de grupo em saúde tiveram origem na educação sanitária de pacientes hospitalizados e difundiram-se por meio dos grupos de autoajuda e de ajuda mútua, que fogem do modelo pedagógico tradicionalista por não estarem centrados na figura do educador ou do terapeuta.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Na prática, a educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico em seus diferentes níveis de atuação e a comunidade, compreendida como a população-alvo que não se encontra normalmente nas três outras dimensões. Com relação aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa em saúde e segundo as tendências pedagógicas, julgue os itens seguintes.
Na pedagogia libertadora, o processo de ensinoaprendizagem parte da realidade observada diretamente para a formulação de hipóteses para solucionar os problemas observados, sem qualquer distanciamento da realidade observada como forma de impedir-se a alienação teórica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...