Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes.

Piaget considerava o ensino a implementação de situações interpessoais favoráveis, sendo o professor apenas facilitador da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes.

De acordo com a teoria de Vigotsky, a aprendizagem é mediada pelo professor e a função do ensino é fazer que os conceitos espontâneos, aprendidos pela interação social, evoluam para conceitos científicos, sistemáticos e formais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta, com relação às idéias do texto.

  • A.

    A psicologia evolutiva reconhece, de forma consensual, essas áreas, propondo que se manifestam de maneira uniforme no que concerne à faixa etária.

  • B.

    A divisão apresentada no texto é apenas um recurso expositivo, já que o desenvolvimento da criança é global, existindo uma estreita interdependência entre as capacidades normalmente relacionados a cada uma das três áreas.

  • C.

    Nos primeiros seis anos de vida, as capacidades cognitivas são modificadas muito rapidamente, principalmente no que concerne à locomoção independente, que culmina com as habilidades de caminhar, correr e saltar.

  • D.

    A primeira infância é um período crítico na construção da identidade pessoal, pois é nessa época que ocorre a formação da personalidade, que se revelará na vida adulta e no relacionamento com as outras pessoas.

Tendo em vista as metodologias ativas de ensino, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Nessas metodologias, o aprendizado está centrado na transmissão de conteúdos e na figura do professor.

  • B.

    Referidas metodologias incentivam a busca ativa e constante de informações e o trabalho em equipe.

  • C.

    As metodologias ativas de ensino favorecem o desenvolvimento da auto-avaliação e da avaliação grupal.

  • D.

    As metodologias em questão contribuem para o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas.

Considerando-se os pressupostos da pedagogia crítica, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O contexto histórico e social é fundamental no processo ensino-aprendizagem, contribuindo para a compreensão da realidade dos atores envolvidos.

  • B.

    O processo educativo implica ação-reflexão-ação como constituintes inseparáveis da práxis educativa.

  • C.

    O espaço educativo contribui para a manutenção do status quo e para a reprodução e(ou) manutenção da estrutura social vigente.

  • D.

    A pedagogia crítica compromete-se com os interesses das camadas economicamente desfavorecidas e com a formação integral do aluno.

De acordo com as tendências pedagógicas na perspectiva de José Carlos Libâneo, assinale a opção correta.

  • A.

    A pedagogia libertadora e a liberal estão voltadas para a educação popular.

  • B.

    A pedagogia progressista enfatiza a análise crítica da realidade social e o caráter político da educação

  • C.

    A pedagogia renovada não-diretiva está centrada no professor, que deve ser especialista em relações humanas.

  • D.

    A pedagogia crítico-social dos conteúdos está centrada nos conhecimentos científicos e na verdade científica.

Numa discussão sobre o que leva os indivíduos a aprender, vários pedagogos apresentaram suas opiniões, destacando diferentes teorias que podem ser observadas nas propostas a seguir:

Francisco: "No meu ponto de vista, o ser humano se desenvolve tanto biológica quanto psiquicamente, numa inter-relação constante entre fatores internos e externos."

Maria Amélia: "Eu acho que a aprendizagem acontece por meio da ação do meio sobre a pessoa, e isso implica sua conduta às exigências da sociedade."

Luzia: "Penso que os indivíduos aprendem porque suas estruturas de aprendizagem já estão basicamente prontas desde o seu nascimento, cabendo à educação trazer à tona o que já existe em sua natureza."

A seqüência das idéias apresentadas pelos pedagogos corresponde, respectivamente, às seguintes teorias:

  • A. cognitivista, behaviorista e culturalista.
  • B. construtivista, cognitivista e culturalista.
  • C. interacionista, ambientalista e inatista.
  • D. interacionista, ambientalista e inatista.

Marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

A sequência está correta em:

  • A.

    3, 1, 1, 2, 4, 3

  • B.

    3, 2, 1, 1, 3, 4

  • C.

    4, 2, 2, 1, 4, 3

  • D.

    2, 4, 1, 3, 3, 2

  • E.

    4, 1, 2, 1, 3, 4

Na história da educação brasileira, diferentes concepções pedagógicas influíram principalmente na prática docente. A concepção defendida por Paulo Freire foi a pedagogia

  • A. tradicional.
  • B. libertadora.
  • C. histórico-crítica.
  • D. da Escola Nova.

Tendo como base os saberes necessários à prática educativa definidos por Paulo Freire, pode-se considerar que ensinar exige o (a):

  • A. compreensão de que a educação é uma forma de intervenção no mundo.
  • B. entendimento da educação como processo tecnicista.
  • C. efetivo processo de transmissão de conhecimentos
  • D. comprometimento com a educação bancária.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...