Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes.
Piaget considerava o ensino a implementação de situações interpessoais favoráveis, sendo o professor apenas facilitador da aprendizagem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes.
De acordo com a teoria de Vigotsky, a aprendizagem é mediada pelo professor e a função do ensino é fazer que os conceitos espontâneos, aprendidos pela interação social, evoluam para conceitos científicos, sistemáticos e formais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta, com relação às idéias do texto.
A psicologia evolutiva reconhece, de forma consensual, essas áreas, propondo que se manifestam de maneira uniforme no que concerne à faixa etária.
A divisão apresentada no texto é apenas um recurso expositivo, já que o desenvolvimento da criança é global, existindo uma estreita interdependência entre as capacidades normalmente relacionados a cada uma das três áreas.
Nos primeiros seis anos de vida, as capacidades cognitivas são modificadas muito rapidamente, principalmente no que concerne à locomoção independente, que culmina com as habilidades de caminhar, correr e saltar.
A primeira infância é um período crítico na construção da identidade pessoal, pois é nessa época que ocorre a formação da personalidade, que se revelará na vida adulta e no relacionamento com as outras pessoas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista as metodologias ativas de ensino, assinale a opção incorreta.
Nessas metodologias, o aprendizado está centrado na transmissão de conteúdos e na figura do professor.
Referidas metodologias incentivam a busca ativa e constante de informações e o trabalho em equipe.
As metodologias ativas de ensino favorecem o desenvolvimento da auto-avaliação e da avaliação grupal.
As metodologias em questão contribuem para o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando-se os pressupostos da pedagogia crítica, assinale a opção incorreta.
O contexto histórico e social é fundamental no processo ensino-aprendizagem, contribuindo para a compreensão da realidade dos atores envolvidos.
O processo educativo implica ação-reflexão-ação como constituintes inseparáveis da práxis educativa.
O espaço educativo contribui para a manutenção do status quo e para a reprodução e(ou) manutenção da estrutura social vigente.
A pedagogia crítica compromete-se com os interesses das camadas economicamente desfavorecidas e com a formação integral do aluno.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com as tendências pedagógicas na perspectiva de José Carlos Libâneo, assinale a opção correta.
A pedagogia libertadora e a liberal estão voltadas para a educação popular.
A pedagogia progressista enfatiza a análise crítica da realidade social e o caráter político da educação
A pedagogia renovada não-diretiva está centrada no professor, que deve ser especialista em relações humanas.
A pedagogia crítico-social dos conteúdos está centrada nos conhecimentos científicos e na verdade científica.
Numa discussão sobre o que leva os indivíduos a aprender, vários pedagogos apresentaram suas opiniões, destacando diferentes teorias que podem ser observadas nas propostas a seguir:
Francisco: "No meu ponto de vista, o ser humano se desenvolve tanto biológica quanto psiquicamente, numa inter-relação constante entre fatores internos e externos."
Maria Amélia: "Eu acho que a aprendizagem acontece por meio da ação do meio sobre a pessoa, e isso implica sua conduta às exigências da sociedade."
Luzia: "Penso que os indivíduos aprendem porque suas estruturas de aprendizagem já estão basicamente prontas desde o seu nascimento, cabendo à educação trazer à tona o que já existe em sua natureza."
A seqüência das idéias apresentadas pelos pedagogos corresponde, respectivamente, às seguintes teorias:
Marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
A sequência está correta em:
3, 1, 1, 2, 4, 3
3, 2, 1, 1, 3, 4
4, 2, 2, 1, 4, 3
2, 4, 1, 3, 3, 2
4, 1, 2, 1, 3, 4
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Na história da educação brasileira, diferentes concepções pedagógicas influíram principalmente na prática docente. A concepção defendida por Paulo Freire foi a pedagogia
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Tendo como base os saberes necessários à prática educativa definidos por Paulo Freire, pode-se considerar que ensinar exige o (a):
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...