Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Marketing é uma atividade pela qual as pessoas obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação e troca de produtos, serviços e outras coisas de valor com outros. Portanto, os conceitos de marketing incluem necessidades, desejos, demandas e trocas.

Tendo essas informações como base, assinale a opção correta.

  • A.

    Ao se olhar pelo lado comercial, esses valores são verdadeiros, mas a educação deve ser vista como uma área que envolve conceitos abstratos e não como mercadoria.

  • B.

    Sob a ótica da necessidade, esse conceito é válido, pois à medida que as pessoas satisfazem suas necessidades básicas, como alimento, segurança e vestuário, essas necessidades aumentam.

  • C.

    Esse conceito não se aplica à área educacional, pois, diferentemente dos produtos tangíveis, nessa área não se usa mecanismos de troca.

  • D.

    Marketing destaca a satisfação dos estudantes ao responder a suas necessidades e desejos, respeitando as restrições orçamentárias das instituições educacionais.

Para que a escola cumpra sua função de facilitar o acesso ao conhecimento e promover o desenvolvimento de seus alunos, é preciso que todos estejam de acordo sobre a maneira como se desenvolve o processo de ensino e de aprendizagem. A partir dessas idéias, julgue os seguintes itens.

No interacionismo, alguns autores são adeptos do construtivismo e outros do sociointeracionismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para que a escola cumpra sua função de facilitar o acesso ao conhecimento e promover o desenvolvimento de seus alunos, é preciso que todos estejam de acordo sobre a maneira como se desenvolve o processo de ensino e de aprendizagem. A partir dessas idéias, julgue os seguintes itens.

As teorias sobre a relação entre desenvolvimento e aprendizagem divergem: os behavioristas acreditam que o ambiente em que se vive é a variável mais forte na formação dos seres humanos; os interacionistas acreditam na relação entre os seres humanos e o ambiente em que vivem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.

As atividades de cuidado no âmbito da educação infantil são de competência exclusiva de profissionais que possuam conhecimentos pedagógicos.c

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.

Os conhecimentos a respeito do desenvolvimento biológico, emocional e intelectual das crianças fundamentam a prática do ato de cuidar, propiciando o alcance de seus objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o construtivismo, a relação professor/aluno é

  • A.

    centralizada no professor, que transmite os conhecimentos científicos, e o aluno desempenha um papel passivo.

  • B.

    centralizada no aluno, que determina o que quer aprender e o que deve ser ensinado pelo professor.

  • C.

    hierarquizada, e o professor determina a participação do aluno na construção do conhecimento.

  • D.

    mediadora, e o professor tem papel de facilitador, desafiando os alunos em um processo ativo de aprendizagem.

Segundo a abordagem piagetiana do processo ensinoaprendizagem,

  • A.

    o ensino é diretivo e deve enfatizar a transmissão de conteúdos, que devem ser aprendidos passivamente pelo aluno.

  • B.

    o professor é mediador na promoção da descoberta e da construção do conhecimento pelo aluno.

  • C.

    o objetivo principal do ensino deve ser a formação política do sujeito cognoscente.

  • D.

    o ensino deve ser centrado nos aspectos afetivos, garantindo a aprendizagem significativa.

Em relação à teoria da aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A.

    Um dos pressupostos básicos de Skinner é a idéia de que o ser humano constitui-se como tal na sua relação com o outro social.

  • B.

    Skinner propunha o estudo contextualizado da criança, ou seja, nas suas relações com o meio.

  • C.

    Para Skinner, a aprendizagem é produto de uma relação estímulo-resposta.

  • D.

    Vigotsky apostava na recompensa, rejeitava o livre-arbítrio e acreditava que o comportamento é determinado pelo ambiente.

A criança passa da fase de operações concretas para a fase de operações formais por volta de 11 / 12 anos. Nesta fase, segundo Piaget, a base biológica do desenvolvimento mental estaria no enriquecimento das "vias associativas" do córtex cerebral.

Ao montar seu planejamento, o professor, consciente desse processo, deve se preocupar com:

  • A.

    o conteúdo específico da disciplina;

  • B.

    as atividades envolvendo experiências de vida;

  • C.

    a seleção de recursos adequados à disciplina;

  • D.

    as atividades de campo;

  • E.

    a avaliação do conteúdo da disciplina.

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Consoante a tendência pedagógica marxista, para que ocorra a formação integral do ser humano, os conteúdos educacionais devem propiciar a educação mental, física e tecnológica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...