Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Marketing é uma atividade pela qual as pessoas obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação e troca de produtos, serviços e outras coisas de valor com outros. Portanto, os conceitos de marketing incluem necessidades, desejos, demandas e trocas.
Tendo essas informações como base, assinale a opção correta.
Ao se olhar pelo lado comercial, esses valores são verdadeiros, mas a educação deve ser vista como uma área que envolve conceitos abstratos e não como mercadoria.
Sob a ótica da necessidade, esse conceito é válido, pois à medida que as pessoas satisfazem suas necessidades básicas, como alimento, segurança e vestuário, essas necessidades aumentam.
Esse conceito não se aplica à área educacional, pois, diferentemente dos produtos tangíveis, nessa área não se usa mecanismos de troca.
Marketing destaca a satisfação dos estudantes ao responder a suas necessidades e desejos, respeitando as restrições orçamentárias das instituições educacionais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para que a escola cumpra sua função de facilitar o acesso ao conhecimento e promover o desenvolvimento de seus alunos, é preciso que todos estejam de acordo sobre a maneira como se desenvolve o processo de ensino e de aprendizagem. A partir dessas idéias, julgue os seguintes itens.
No interacionismo, alguns autores são adeptos do construtivismo e outros do sociointeracionismo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para que a escola cumpra sua função de facilitar o acesso ao conhecimento e promover o desenvolvimento de seus alunos, é preciso que todos estejam de acordo sobre a maneira como se desenvolve o processo de ensino e de aprendizagem. A partir dessas idéias, julgue os seguintes itens.
As teorias sobre a relação entre desenvolvimento e aprendizagem divergem: os behavioristas acreditam que o ambiente em que se vive é a variável mais forte na formação dos seres humanos; os interacionistas acreditam na relação entre os seres humanos e o ambiente em que vivem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.
As atividades de cuidado no âmbito da educação infantil são de competência exclusiva de profissionais que possuam conhecimentos pedagógicos.c
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.
Os conhecimentos a respeito do desenvolvimento biológico, emocional e intelectual das crianças fundamentam a prática do ato de cuidar, propiciando o alcance de seus objetivos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com o construtivismo, a relação professor/aluno é
centralizada no professor, que transmite os conhecimentos científicos, e o aluno desempenha um papel passivo.
centralizada no aluno, que determina o que quer aprender e o que deve ser ensinado pelo professor.
hierarquizada, e o professor determina a participação do aluno na construção do conhecimento.
mediadora, e o professor tem papel de facilitador, desafiando os alunos em um processo ativo de aprendizagem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo a abordagem piagetiana do processo ensinoaprendizagem,
o ensino é diretivo e deve enfatizar a transmissão de conteúdos, que devem ser aprendidos passivamente pelo aluno.
o professor é mediador na promoção da descoberta e da construção do conhecimento pelo aluno.
o objetivo principal do ensino deve ser a formação política do sujeito cognoscente.
o ensino deve ser centrado nos aspectos afetivos, garantindo a aprendizagem significativa.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação à teoria da aprendizagem, assinale a opção correta.
Um dos pressupostos básicos de Skinner é a idéia de que o ser humano constitui-se como tal na sua relação com o outro social.
Skinner propunha o estudo contextualizado da criança, ou seja, nas suas relações com o meio.
Para Skinner, a aprendizagem é produto de uma relação estímulo-resposta.
Vigotsky apostava na recompensa, rejeitava o livre-arbítrio e acreditava que o comportamento é determinado pelo ambiente.
A criança passa da fase de operações concretas para a fase de operações formais por volta de 11 / 12 anos. Nesta fase, segundo Piaget, a base biológica do desenvolvimento mental estaria no enriquecimento das "vias associativas" do córtex cerebral.
Ao montar seu planejamento, o professor, consciente desse processo, deve se preocupar com:
o conteúdo específico da disciplina;
as atividades envolvendo experiências de vida;
a seleção de recursos adequados à disciplina;
as atividades de campo;
a avaliação do conteúdo da disciplina.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.
Consoante a tendência pedagógica marxista, para que ocorra a formação integral do ser humano, os conteúdos educacionais devem propiciar a educação mental, física e tecnológica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...