Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Monica Thurler, caracterizam o "clima" de escolas consideradas eficazes:

  • A.

    hierarquia que permita a definição clara de papeis.

  • B.

    divisão clara de papéis, de modo que cada um saiba o que lhe compete.

  • C.

    "Tolerância Zero" com relação à violência para garantir tranqüilidade.

  • D.

    mecanismos de controle efetivos, de modo a se evitar burlas.

  • E.

    prioridades claramente definidas e partilhadas.

Para Isabel Alarcão, uma escola reflexiva expressa

  • A.

    uma comunidade de aprendizagem e estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo.

  • B.

    uma comunidade de aprendizagem e produz conhecimento sobre educação.

  • C.

    um laboratório social em que os alunos recebem o mesmo treinamento que os professores.

  • D.

    a necessidade de revisão radical da formação de professores, testando-os no desempenho de habilidades didáticas.

  • E.

    uma cooperativa de educadores que estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo.

Segundo Isabel Alarcão, uma das expressões chaves para a educação, no contexto educativo internacional nesta virada de século, é refletir para

  • A.

    se integrar.

  • B.

    criar.

  • C.

    agir autonomamente.

  • D.

    se adaptar de maneira crítica.

  • E.

    superar condicionamentos sociais.

Segundo Gandin e Gandin, a idéia de Qualidade Total em Educação substitui:

  • A.

    uma concepção tecnicista de planejamento escolar.

  • B.

    uma concepção burocrática de organização escolar.

  • C.

    a idéia de hierarquia na gestão da escola.

  • D.

    a idéia de administração escolar.

  • E.

    a idéia de democratização.

A preocupação sobre a eficácia das escolas tem origem, segundo Mônica Thurler, em debate no campo educacional ocorrido na década de 1970, cuja principal questão consistia na dúvida sobre o real papel da escola para o desenvolvimento das crianças. Para a autora, são exemplos dessa posição:

  • A.

    as produções de Paulo Freire e as pesquisas no campo do sócio-construtivismo.

  • B. as chamadas teorias reprodutivistas de Bourdieu e Passeron e as que defendiam a preponderância do background familiar frente à atuação da escola.
  • C.

    a política educacional do governo militar, que priorizava o investimento na habilitação para o trabalho.

  • D.

    as pesquisas desenvolvidas pelos autores brasileiros que propunham um tratamento crítico-social dos conteúdos escolares.

  • E.

    a defesa da organização escolar por ciclos como fator de melhoria do desempenho escolar.

Acerca da psicologia da educação e teorias da aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

Para a psicologia histórico-cultural, a educação está diretamente relacionada à instrumentalização teórica dos adolescentes, pois os conteúdos correspondem à experiência imediata por eles vivenciada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da psicologia da educação e teorias da aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

De acordo com a teoria sociointeracionista, o trabalho em grupo tem como objetivo o desenvolvimento da autocrítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de educação e cidadania, julgue os itens seguintes.

São objetivos da educação infantil: desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo, o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à bases psicológicas da aprendizagem, julgue os seguintes itens.

As teorias sociointeracionistas trabalham com a idéia de que a ausência de erros na tarefa escolar dos alunos é uma manifestação de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir dos textos acima, julgue os itens que se seguem.

Sendo a teoria a tentativa de explicar a prática, espera-se que as teorias estudadas nas formações inicial e continuada do professor o subsidiem na elaboração de alternativas efetivas de solução de problemas vivenciados no dia-a-dia escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...