Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Monica Thurler, caracterizam o "clima" de escolas consideradas eficazes:
hierarquia que permita a definição clara de papeis.
divisão clara de papéis, de modo que cada um saiba o que lhe compete.
"Tolerância Zero" com relação à violência para garantir tranqüilidade.
mecanismos de controle efetivos, de modo a se evitar burlas.
prioridades claramente definidas e partilhadas.
Para Isabel Alarcão, uma escola reflexiva expressa
uma comunidade de aprendizagem e estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo.
uma comunidade de aprendizagem e produz conhecimento sobre educação.
um laboratório social em que os alunos recebem o mesmo treinamento que os professores.
a necessidade de revisão radical da formação de professores, testando-os no desempenho de habilidades didáticas.
uma cooperativa de educadores que estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo.
Segundo Isabel Alarcão, uma das expressões chaves para a educação, no contexto educativo internacional nesta virada de século, é refletir para
se integrar.
criar.
agir autonomamente.
se adaptar de maneira crítica.
superar condicionamentos sociais.
Segundo Gandin e Gandin, a idéia de Qualidade Total em Educação substitui:
uma concepção tecnicista de planejamento escolar.
uma concepção burocrática de organização escolar.
a idéia de hierarquia na gestão da escola.
a idéia de administração escolar.
a idéia de democratização.
A preocupação sobre a eficácia das escolas tem origem, segundo Mônica Thurler, em debate no campo educacional ocorrido na década de 1970, cuja principal questão consistia na dúvida sobre o real papel da escola para o desenvolvimento das crianças. Para a autora, são exemplos dessa posição:
as produções de Paulo Freire e as pesquisas no campo do sócio-construtivismo.
a política educacional do governo militar, que priorizava o investimento na habilitação para o trabalho.
as pesquisas desenvolvidas pelos autores brasileiros que propunham um tratamento crítico-social dos conteúdos escolares.
a defesa da organização escolar por ciclos como fator de melhoria do desempenho escolar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca da psicologia da educação e teorias da aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.
Para a psicologia histórico-cultural, a educação está diretamente relacionada à instrumentalização teórica dos adolescentes, pois os conteúdos correspondem à experiência imediata por eles vivenciada.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca da psicologia da educação e teorias da aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.
De acordo com a teoria sociointeracionista, o trabalho em grupo tem como objetivo o desenvolvimento da autocrítica.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito de educação e cidadania, julgue os itens seguintes.
São objetivos da educação infantil: desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo, o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que concerne à bases psicológicas da aprendizagem, julgue os seguintes itens.
As teorias sociointeracionistas trabalham com a idéia de que a ausência de erros na tarefa escolar dos alunos é uma manifestação de aprendizagem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir dos textos acima, julgue os itens que se seguem.
Sendo a teoria a tentativa de explicar a prática, espera-se que as teorias estudadas nas formações inicial e continuada do professor o subsidiem na elaboração de alternativas efetivas de solução de problemas vivenciados no dia-a-dia escolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...