Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da Pedagogia Libertadora, assinale a opção correta.
A origem está diretamente associada ao trabalho de Demerval Saviani.
Busca uma educação para os que têm voz na sociedade.
Entende que a educação não pode ser voltada para problemas circunstanciais.
Guarda em suas formulações teóricas o pensamento social cristão, fundamentado na atualização de doutrinas da Igreja Católica.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Educação bancária foi a designação dada pela Pedagogia Libertadora, mencionada no texto, à educação convencional. Entre os princípios a seguir, assinale a opção que contraria os princípios norteadores da educação bancária.
O professor deixa clara a diferença entre a autoridade do conhecimento e a sua própria autoridade.
O professor escolhe o conteúdo e os alunos se adaptam, sem serem consultados a respeito.
O professor trabalha e os alunos têm a ilusão de trabalhar, graças à própria ação do professor.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
Em sua visão pedagógica, Paulo Freire defendia que o diálogo com os alunos, em sala de aula, respeitadas as diferentes linguagens dos atores envolvidos, deve contribuir para o entendimento acerca dos riscos causados por ideologias contrárias aos interesses humanos individuais e coletivos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
Além de defender uma perspectiva diferenciada dos fins da educação e do exercício da cidadania, visando a uma aprendizagem que requeresse uma tomada de posição frente aos problemas vividos pelos alfabetizandos, Paulo Freire foi também um dos pioneiros na utilização da linguagem multimídia para a alfabetização de adultos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
Em Pedagogia da esperança, Paulo Freire defende que somente a abordagem marxista da prática educativa permite vislumbrar a possibilidade de que os oprimidos vençam a luta de classes e, conseqüentemente, eliminem qualquer tipo de opressão.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
Paulo Freire se opunha à visão determinista de história, o que suscitou críticas à sua obra.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
A pedagogia de Paulo Freire traduz-se em uma metodologia de excelência fundada na técnica de alfabetização, com indiscutíveis resultados práticos, entre os quais se destaca a capacidade de o indivíduo recém-alfabetizado poder assinar o próprio nome em documentos oficiais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
Ao se referir a uma compreensão dialética da prática educativa, Paulo Freire pretendia enfatizar o diálogo que deve existir entre professor e aluno.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
O compromisso político que motivou Paulo Freire incluía a formação para o exercício da cidadania, visando à releitura do mundo, por meio da leitura das palavras.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
O método de alfabetização proposto por Paulo Freire configura-se como um marco na visão cognitivista da aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...