Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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A prática pedagógica dos professores está baseada em determinadas teorias de aprendizagem, mesmo que no momento da ação esta relação com a teoria não esteja num plano consciente. Dentre essas teorias, uma das que mais está impregnada nas representações dos professores é a empirista. Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta sobre a Teoria Empirista

  • A.

    A equilibração cognitiva é o modelo de aprendizagem no qual a Teoria Empirista se expressa.

  • B.

    A aprendizagem se dá a partir de situações em que o sujeito possa interagir com o meio.

  • C.

    A relação com outras pessoas é fundamental na construção da aprendizagem.

  • D.

    O conhecimento está fora do sujeito e é interiorizado pelos sentidos.

  • E.

    O sujeito possui todos os elementos para aprender e a tarefa da educação é dele fazer emergir o conhecimento.

Um dos dilemas contemporâneos da educação é a questão da indisciplina. Em um contexto cultural complexo e repleto de estímulos ao educando, o professor vem-se deparando com situações conflituosas que, muitas vezes, fragilizam a relação educando-educador. Um posicionamento adequado que se espera do educador, segundo Sayão e Aquino (2004), diante das situações de indisciplina, é:

  • A.

    reconhecer como assimétrica a relação educando-educador, dispensar revanchismos e introduzir o aluno no mundo público.

  • B.

    permitir a expressão ampla dos educandos, acolher suas demandas e fazer com que estabeleçam as regras.

  • C.

    normalizar as atitudes e hábitos dos alunos, controlar suas ações pela zelosa vigilância e prevenir situações de risco.

  • D.

    estabelecer contato com as famílias e encaminhar os alunos demasiadamente indisciplinados para os serviços de atendimento psicológico.

  • E.

    combinar as regras de conduta com os alunos, recordar as regras com freqüência e impor limites claros.

Uma das questões mais fundamentais da educação é a promoção de uma reforma do pensamento (Morin, 2000), a fim de que se possa articular e organizar os problemas do mundo. Para tal, nosso modo de conceber o conhecimento deve sofrer uma mudança por meio da educação, tornando visíveis o global, o multidimensional e o complexo, o que supõe:

  • A.

    educar para uma compreensão do mundo globalizado, reconhecer as diferentes dimensões do conhecimento e identificar os desafios da multiplicidade.

  • B.

    recompor o todo para conhecer as partes, conectar as partes umas com as outras e reconhecer os elementos diferentes como inseparáveis constitutivos.

  • C.

    promover a inteligência geral, estimular o livre exercício da curiosidade e simplificar os enunciados totalizantes.

  • D.

    enfatizar a especialização das disciplinas, provocar uma disjunção entre as humanidades e as ciências e contextualizar os saberes.

  • E.

    extrair o objeto do conhecimento de seu conjunto para analisá-lo, estabelecer relação sistêmica com os diferentes objetos e fortalecer os vínculos de solidariedade.

Paulo Freire aponta, em seu livro Pedagogia da Autonomia, que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

A afirmação acima significa que:

  • A.

    a seleção de conteúdos deve ser guiada pela prática do professor.

  • B.

    a escola é um espaço de construção e produção de conhecimento, de cultura

  • C.

    a escolha dos conteúdos não é uma opção instituída de significados.

  • D.

    a educação escolar transfere conhecimentos de geração a geração.

  • E.

    o conhecimento escolar não deve considerar seu contexto de produção.

Só se erra quando se busca conhecer.

O erro, numa concepção de educação sócio-construtivista, é visto como

  • A.

    deficiência metodológica, que não propiciou condições de aprendizagem.

  • B.

    meio para se trabalhar as deficiências cognitivas dos alunos.

  • C.

    dificuldade particular de um aluno, não podendo ser generalizada.

  • D.

    caminho seguro para se obter uma aprendizagem significativa.

  • E.

    parte integrante do processo de conhecimento.

Reconheço no meu interlocutor alguém que, mesmo defendendo idéias que recuso, desempenha uma função essencial na minha auto-renovação, no enriquecimento de meu conhecimento, na superação de minhas verdades absolutas que podem estar sempre ocorrendo comigo sem que eu me dê conta delas.

De acordo com o texto, para a ampliação do conhecimento interno é preciso que essa procura se dê

  • A.

    primeiramente, na direção do olhar sobre o mundo.

  • B.

    na aceitação da existência de olhar de forma homogênia os objetos.

  • C.

    inicialmente, na direção do olhar crítico sobre si mesmo.

  • D.

    na tolerância do pensamento do outro sobre o que penso do mundo.

  • E.

    fundamentalmente, na compreensão das dificuldades de entendimento do outro.

Você está querendo dizer que se um aluno não aprende não é porque ele não presta atenção?

A surpresa dessa professora mostra como, ainda hoje, o

  • A.

    aluno com déficit cultural não consegue se concentrar nos estudos.

  • B.

    fracasso escolar está diretamente relacionado à questão disciplinar.

  • C.

    atraso cognitivo cria obstáculos para uma boa aprendizagem.

  • D.

    aluno que apresenta dificuldade auditiva é marginalizado.

  • E.

    desconhecimento de problemas psicológicos impossibilita um ensino competente.

As respostas das crianças oferecem imensas possibilidades de análise em termos de perspectivas diferenciadas e/ou contraditórias às do adulto sobre fenômenos que estão sendo estudados. A postura do professor frente às alternativas de solução construídas pelo aluno deveria estar comprometida com a concepção de erro "construtivo", o que significa considerar que o conhecimento produzido pelo educando, num dado momento de sua experiência de vida, é um conhecimento em processo de superação.

Isso vale dizer que o

  • A.

    conhecimento correto não existe, pois há sempre a possibilidade do erro.

  • B.

    acerto não tem importância no processo de ensinoaprendizagem.

  • C.

    conhecer correto, ter a certeza e o erro, fazem parte do processo de conhecimento.

  • D.

    movimento de procurar o conhecimento só se dará a partir do erro.

  • E.

    caminho para se obter o conhecimento correto é negar o erro.

Atento à "natureza social" do ser humano, que desde o berço vive rodeado por seus pares em um ambiente impregnado pela cultura, Vygotsky defendeu que o desenvolvimento da inteligência se dá

  • A.

    em ciclos concêntricos conforme a faixa etária.

  • B.

    pela aquisição de conhecimentos.

  • C.

    por meio do desenvolvimento de habilidades.

  • D.

    a partir da obtenção da capacidade de abstração.

  • E.

    pelo processo de interação social.

Até a década de 1990, as políticas do Governo Federal para a educação especial, na opinião de Mazzota, refletiam

  • A.

    um sentido educacional com preocupação pedagógica.

  • B.

    um sentido assistencial e terapêutico.

  • C.

    a preocupação com a inclusão de todos os alunos em classes das chamadas escolas comuns.

  • D.

    a preocupação com a preparação dos alunos com necessidades educacionais especiais para o ingresso nas escolas comuns.

  • E.

    de forma preconceituosa, a prioridade para a aprendizagem de ofícios.

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