Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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A criança nasce sem nenhum moralismo, não é boa nem má. O contexto em que ela estabelece suas relações vai definindo sua competência de julgar. A construção da consciência moral é uma das principais preocupações de

  • A. Vygotsky.
  • B. Skinner.
  • C. Freud.
  • D. Piaget.

O homem é um ser racional. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que todo homem já nasce com a capacidade racional e que, independentemente de suas relações, ele torna-se, em algum momento, racional. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    De acordo com as teorias psicológicas sobre a mente humana, a capacidade do homem de produzir pensamentos é o que o diferencia dos outros animais e, dessa forma, o meio não interfere no desenvolvimento dessa capacidade.

  • B.

    Essa afirmação acerca da racionalidade do homem tem suas raízes no pensamento iluminista, o qual é negado pelos pensadores adeptos do construtivismo, que acreditam que o homem é um ser com prédisponibilidades racionais, pois fazer uso da razão não é uma capacidade transmitida pelo DNA.

  • C.

    A idéia de desenvolvimento cronológico é uma forma de afirmar esse pensamento, que, por sua vez, coloca a realidade como uma forte interferência no desenvolvimento das potencialidades da mente humana.

  • D.

    De acordo com os empiristas, sendo inata, a racionalidade não necessita que estímulos externos a provoquem. Nesse sentido, as experiências individuais pouco contribuem para o desenvolvimento das habilidades racionais.

Caracterizar aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolveram durante a vida de um indivíduo, relacionando-as com as capacidades individuais de aprender, é uma idéia marcante do pensamento teórico de

  • A. Piaget.
  • B. Freud.
  • C. Skinner.
  • D. Vygotsky.

Com referência a habilidades e competências, assinale a opção correta.

  • A.

    A partir do desenvolvimento do conceito de inteligência emocional, foram abandonadas as discussões, em psicologia, acerca do quociente de inteligência (QI), passando o foco das discussões para competências e habilidades em cada área de conhecimento. Vygotsky foi um dos pioneiros nesse assunto, ao apresentar a teoria da zona de desenvolvimento proximal.

  • B.

    Conforme a teoria desenvolvida por Phelipe Perreoud, habilidades são conjuntos de comportamentos referidos ao saber fazer. Competências são agrupamentos de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das habilidades adquiridas em situações diversas.

  • C.

    De acordo com Paulo Freire, é necessário o domínio de competências para ensinar; assim, o educador tem como missão o saber fazer da melhor maneira possível, pois a ele compete ensinar de forma clara e objetiva para que a aprendizagem do aluno seja bem fundamentada.

  • D.

    De acordo com Piaget, as competências são conjuntos de comportamentos relacionados ao saber fazer, enquanto habilidades são agrupamentos desses conhecimentos, competências e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das competências adquiridas em situações diversas.

Acerca das teorias de aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A.

    O cognitivismo como teoria da aprendizagem de David Ausubel ancora-se, fundamentalmente, no princípio da aprendizagem significativa.

  • B.

    Karl Rogers é o principal teórico da vertente behaviorista da aprendizagem, que se baseia na teoria do reforço.

  • C.

    Skinner agregou às proposições de Piaget sobre o construtivismo a idéia, denominada sociointeracionismo, de que é o próprio processo de aprendizagem que promove o desenvolvimento de estruturas mentais superiores.

  • D.

    A teoria humanística da aprendizagem, cujo principal representante é Vigostky, tem como, foco o aluno, que possui liberdade para aprender.

Em relação ao processo ensino-aprendizagem na visão rogeriana, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O professor se limita a facilitar a comunicação do estudante consigo mesmo, a fim de que ele mesmo estruture seu comportamento experiencial.

  • B.

    O ensino consiste em um produto de personalidades únicas, respondendo a situações únicas, no contexto de um tipo especial de relação professor-aluno.

  • C.

    É necessário ensinar ao professor um repertório de estratégias de ensino.

  • D.

    As qualidades do professor podem ser sintetizadas em autenticidade, compreensão empática e aceitação e confiança em relação ao aluno.

Na perspectiva da teoria behaviorista,

  • A.

    Skinner ignora as variáveis intervenientes e concentra-se no controle e na predição das relações entre estímulos e respostas.

  • B.

    a educação é fator fundamental para a passagem da consciência ingênua para a consciência crítica.

  • C. o aluno é o sujeito da educação.
  • D.

    a estrutura do pensar do aluno é condicionada pela contradição vivida na situação concreta em que se forma.

Uma teoria de aprendizagem é uma construção humana para interpretar sistematicamente a área de conhecimento que chamamos aprendizagem. Representa o ponto de vista de um autor/pesquisador sobre como interpretar o tema aprendizagem, quais as variáveis independentes, dependentes e intervenientes.

Acerca do tema abordado no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A teoria de Piaget é uma teoria do desenvolvimento cognitivo, na qual a aprendizagem não é um conceito central.

  • B.

    Construtivismo é sinônimo de aprendizagem por descoberta.

  • C.

    Apenas por estar manipulando coisas, o aluno já está construindo.

  • D. O construtivismo é um método.

"Lúdico, criança, lazer, escola. São essas as palavras centrais deste livro. (...) Para mim, o reconhecimento dessa relação de interdependência exige uma nova pedagogia, embasadora de uma nova prática educativa e realimentada através dessa própria prática, considerando as possibilidades do lazer como canal viável de atuação no plano cultural, de modo integrado com a escola. (...) Procurarei defender, assumindo todos os riscos que isso possa significar, a dimensão "utópica" da pedagogia da animação, fundada no lúdico, do jogo, da festa, do brinquedo – do lazer, inclusive como crítica ao antilazer que se manifesta hoje, na nossa sociedade, dominada pelos critérios da utilidade e produtividade" In: Nélson Carvalho Marcellino, Pedagogia da Animação. O autor, anteriormente citado, reflete sobre as relações lazer-escola-processo educativo e a vinculação entre o lúdico e a educação. Apresenta razões para a escola valorizar as brincadeiras infantis, como

  • A.

    seu aproveitamento com bons resultados na educação escolar, em face das suas imensas possibilidades de beneficiar o processo ensino/aprendizagem, mormente quando se educa para o amanhã previsível de uma sociedade já estruturada.

  • B.

    suas possibilidades de contrabalançar a unilateralidade da formação das novas gerações, precocemente induzidas à especialização profissional, que lhes amplia a perspectiva de vida e lhes facilita a adaptação a um mundo de trabalho em constante mutação.

  • C.

    seu emprego na chamada educação compensatória, que nas últimas duas décadas vem procurando minorar as dificuldades escolares de crianças oriundas de meios muito carentes.

  • D.

    valorização da cultura da criança, e não instrumentalizá-la para "facilitar" o inculcamento de uma cultura pretensamente superior.

  • E.

    possibilita adaptar a criança ao mundo como já está dado, pronto e estabelecido. Seu livro é um manual de atividades recreativas para professores que compreendem a importância das atividades lúdicas.

 

Dos passos que sintetizam o processo pedagógico da Pedagogia Libertadora mencionada no texto, o primeiro corresponde

  • A. à pesquisa.
  • B. aos temas geradores.
  • C. à problematização.
  • D. à conscientização.
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