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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A criança nasce sem nenhum moralismo, não é boa nem má. O contexto em que ela estabelece suas relações vai definindo sua competência de julgar. A construção da consciência moral é uma das principais preocupações de
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O homem é um ser racional. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que todo homem já nasce com a capacidade racional e que, independentemente de suas relações, ele torna-se, em algum momento, racional. A esse respeito, assinale a opção correta.
De acordo com as teorias psicológicas sobre a mente humana, a capacidade do homem de produzir pensamentos é o que o diferencia dos outros animais e, dessa forma, o meio não interfere no desenvolvimento dessa capacidade.
Essa afirmação acerca da racionalidade do homem tem suas raízes no pensamento iluminista, o qual é negado pelos pensadores adeptos do construtivismo, que acreditam que o homem é um ser com prédisponibilidades racionais, pois fazer uso da razão não é uma capacidade transmitida pelo DNA.
A idéia de desenvolvimento cronológico é uma forma de afirmar esse pensamento, que, por sua vez, coloca a realidade como uma forte interferência no desenvolvimento das potencialidades da mente humana.
De acordo com os empiristas, sendo inata, a racionalidade não necessita que estímulos externos a provoquem. Nesse sentido, as experiências individuais pouco contribuem para o desenvolvimento das habilidades racionais.
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Caracterizar aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolveram durante a vida de um indivíduo, relacionando-as com as capacidades individuais de aprender, é uma idéia marcante do pensamento teórico de
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Com referência a habilidades e competências, assinale a opção correta.
A partir do desenvolvimento do conceito de inteligência emocional, foram abandonadas as discussões, em psicologia, acerca do quociente de inteligência (QI), passando o foco das discussões para competências e habilidades em cada área de conhecimento. Vygotsky foi um dos pioneiros nesse assunto, ao apresentar a teoria da zona de desenvolvimento proximal.
Conforme a teoria desenvolvida por Phelipe Perreoud, habilidades são conjuntos de comportamentos referidos ao saber fazer. Competências são agrupamentos de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das habilidades adquiridas em situações diversas.
De acordo com Paulo Freire, é necessário o domínio de competências para ensinar; assim, o educador tem como missão o saber fazer da melhor maneira possível, pois a ele compete ensinar de forma clara e objetiva para que a aprendizagem do aluno seja bem fundamentada.
De acordo com Piaget, as competências são conjuntos de comportamentos relacionados ao saber fazer, enquanto habilidades são agrupamentos desses conhecimentos, competências e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das competências adquiridas em situações diversas.
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Acerca das teorias de aprendizagem, assinale a opção correta.
O cognitivismo como teoria da aprendizagem de David Ausubel ancora-se, fundamentalmente, no princípio da aprendizagem significativa.
Karl Rogers é o principal teórico da vertente behaviorista da aprendizagem, que se baseia na teoria do reforço.
Skinner agregou às proposições de Piaget sobre o construtivismo a idéia, denominada sociointeracionismo, de que é o próprio processo de aprendizagem que promove o desenvolvimento de estruturas mentais superiores.
A teoria humanística da aprendizagem, cujo principal representante é Vigostky, tem como, foco o aluno, que possui liberdade para aprender.
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Em relação ao processo ensino-aprendizagem na visão rogeriana, assinale a opção incorreta.
O professor se limita a facilitar a comunicação do estudante consigo mesmo, a fim de que ele mesmo estruture seu comportamento experiencial.
O ensino consiste em um produto de personalidades únicas, respondendo a situações únicas, no contexto de um tipo especial de relação professor-aluno.
É necessário ensinar ao professor um repertório de estratégias de ensino.
As qualidades do professor podem ser sintetizadas em autenticidade, compreensão empática e aceitação e confiança em relação ao aluno.
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Na perspectiva da teoria behaviorista,
Skinner ignora as variáveis intervenientes e concentra-se no controle e na predição das relações entre estímulos e respostas.
a educação é fator fundamental para a passagem da consciência ingênua para a consciência crítica.
a estrutura do pensar do aluno é condicionada pela contradição vivida na situação concreta em que se forma.
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Uma teoria de aprendizagem é uma construção humana para interpretar sistematicamente a área de conhecimento que chamamos aprendizagem. Representa o ponto de vista de um autor/pesquisador sobre como interpretar o tema aprendizagem, quais as variáveis independentes, dependentes e intervenientes.
Acerca do tema abordado no texto, assinale a opção correta.
A teoria de Piaget é uma teoria do desenvolvimento cognitivo, na qual a aprendizagem não é um conceito central.
Construtivismo é sinônimo de aprendizagem por descoberta.
Apenas por estar manipulando coisas, o aluno já está construindo.
"Lúdico, criança, lazer, escola. São essas as palavras centrais deste livro. (...) Para mim, o reconhecimento dessa relação de interdependência exige uma nova pedagogia, embasadora de uma nova prática educativa e realimentada através dessa própria prática, considerando as possibilidades do lazer como canal viável de atuação no plano cultural, de modo integrado com a escola. (...) Procurarei defender, assumindo todos os riscos que isso possa significar, a dimensão "utópica" da pedagogia da animação, fundada no lúdico, do jogo, da festa, do brinquedo – do lazer, inclusive como crítica ao antilazer que se manifesta hoje, na nossa sociedade, dominada pelos critérios da utilidade e produtividade" In: Nélson Carvalho Marcellino, Pedagogia da Animação. O autor, anteriormente citado, reflete sobre as relações lazer-escola-processo educativo e a vinculação entre o lúdico e a educação. Apresenta razões para a escola valorizar as brincadeiras infantis, como
seu aproveitamento com bons resultados na educação escolar, em face das suas imensas possibilidades de beneficiar o processo ensino/aprendizagem, mormente quando se educa para o amanhã previsível de uma sociedade já estruturada.
suas possibilidades de contrabalançar a unilateralidade da formação das novas gerações, precocemente induzidas à especialização profissional, que lhes amplia a perspectiva de vida e lhes facilita a adaptação a um mundo de trabalho em constante mutação.
seu emprego na chamada educação compensatória, que nas últimas duas décadas vem procurando minorar as dificuldades escolares de crianças oriundas de meios muito carentes.
valorização da cultura da criança, e não instrumentalizá-la para "facilitar" o inculcamento de uma cultura pretensamente superior.
possibilita adaptar a criança ao mundo como já está dado, pronto e estabelecido. Seu livro é um manual de atividades recreativas para professores que compreendem a importância das atividades lúdicas.
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Dos passos que sintetizam o processo pedagógico da Pedagogia Libertadora mencionada no texto, o primeiro corresponde
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