Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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  • A. a centralidade no diálogo entre docentes e gestores na organização e administração dos espaços da unidade escolar.
  • B. a eficácia das ações dos docentes junto aos alunos, visando a garantir uma melhor colocação no ranking das escolas.
  • C. a compreensão da natureza do trabalho individual e a execução das tarefas previamente definidas e organizadas para a transposição/mediação na sua área de conhecimento.
  • D. uma ação político-pedagógica que considere legítimo o enfrentamento das demandas dos distintos segmentos da comunidade escolar.
  • E. uma intensa participação dos diretores e coordenadores pedagógicos nos projetos de formação oferecidos pelas secretarias de educação.

Ao iniciar o primeiro conselho de classe de sua escola, a coordenadora pedagógica destaca o seguinte aspecto:

- A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve organizar-se de forma a retratar, o quanto possível, a vida. À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, e numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.

Um dos professores pede a palavra, discorda da coordenadora e afirma:

- A escola tem o papel de preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

De acordo com o pensamento educacional, as tendências pedagógicas expressas pelo argumento da coordenadora pedagógica e pelo do professor são, respectivamente,

  • A. tendência progressista libertadora e tendência progressista libertária
  • B. tendência progressista crítico-social dos conteúdos e tendência progressista libertária
  • C. tendência liberal renovada progressista e tendência progressista crítico-social dos conteúdos
  • D. tendência liberal tecnicista e tendência progressista libertadora
  • E. tendência liberal tradicional e tendência liberal renovada progressista

O modelo tradicional de escola é centrado na figura do professor que transmite os conteúdos a uma plateia de alunos, que, aos poucos, os vão adquirindo. Esses conteúdos se constituem em conhecimentos e valores socialmente acumulados pelas gerações anteriores e devem ser transmitidos como verdades, cumprindo a função de preparar as novas gerações para a vida em sociedade. Esse modelo de escola está presente em muitas de nossas salas de aula e se baseia em uma concepção segundo a qual o

  • A. conhecimento é produzido a partir da interação entre o indivíduo e o meio natural e social em que vive, cabendo ao educador facilitar essa interação.
  • B. conhecimento é adquirido a partir das informações que o indivíduo recebe do meio ambiente através de seus sentidos externos bem como das diferentes combinações que a mente produz entre essas impressões, cabendo ao educador selecionar os conteúdos mais relevantes e apresentá-los a seus educandos.
  • C. conhecimento é um processo dinâmico, sendo produzido sempre que ocorre um conflito cognitivo, cabendo ao educador provocar esse conflito para que a aprendizagem ocorra.
  • D. conhecimento é uma construção coletiva e, como tal, só pode ser adquirido na interação em sociedade, cabendo ao educador ser um facilitador dessa interação.
  • E. ser humano ao nascer já traz consigo uma carga de capacidades e potencialidades, cabendo ao mundo adulto oferecer condições apropriadas para seu correto desenvolvimento.

No âmbito escolar, o processo de avaliação institucional tem por objetivo

  • A. desencadear processos mais competitivos entre os professores e alunos da escola para melhorar a qualidade do produto oferecido.
  • B. diagnosticar os problemas institucionais para a criação de rankings classificatórios entre os sujeitos.
  • C. buscar resultados que gerem novas formas de mediações pedagógicas dos professores em suas aulas.
  • D. traçar caminhos de processos que sejam mais seletivos para a gestão dos resultados obtidos com a avaliação.
  • E. favorecer o autoconhecimento da instituição sobre si mesma, subsidiando a tomada de decisões no âmbito da gestão escolar.

Os processos de ensino e aprendizagem na instituição escolar são considerados o centro da investigação e da prática didáticas. Isso significa que

  • A. toda ação e mediação educativas necessitam apoiar-se tanto em conhecimentos teóricos quanto em práticos.
  • B. a instituição escolar necessita de mediações e intervenções práticas por meio de disciplinas didáticas.
  • C. a didática é o centro da investigação sobre os processos de ensino e de aprendizagem na escola.
  • D. a pedagogia utiliza as disciplinas didáticas e metodológicas para fundamentar as teorias.
  • E. os conhecimentos práticos acerca dos processos de ensino e aprendizagem são essenciais para a articulação entre metodologia e pedagogia.

Numa reunião da Escola Municipal K, as equipes de direção e de coordenação pedagógica convocaram para uma reunião os professores, funcionários, representantes dos pais e da comunidade. A pauta da reunião tem os seguintes itens:

• Avaliação diagnóstica (antes, durante e depois) de todo o processo;

• Levantamento dos desafios da escola e do seu contexto;

• Identificação das potencialidades dos grupos envolvidos (professores, funcionários, estudantes e responsáveis);

• Aprofundamento dos marcos legais, políticos e pedagógicos da escola e da rede;

• Definição das melhores estratégias e direções a serem tomadas.

Considerando-se essa pauta, conclui-se que, nessa reunião, o tema a ser tratado será

  • A. Currículo Oculto
  • B. Regras Disciplinares
  • C. Avaliação da Aprendizagem
  • D. Projeto Político-Pedagógico
  • E. Conselho Comunidade e Escola

Um pesquisador deseja descobrir se o acesso aos livros de contos de fada facilita e/ou acelera o domínio da leitura entre crianças de 5 e 6 anos. O pesquisador realiza um teste de nivelamento de leitura e, em seguida, divide, aleatoriamente, as crianças em dois grupos. O primeiro (Grupo X) recebe dois livros de contos de fada por mês para leitura espontânea, e o segundo (Grupo Y) não recebe os livros. Ao final do período letivo, o pesquisador pretende voltar a fazer o teste de nivelamento de leitura para saber qual foi o impacto dos livros de contos de fada na alfabetização das crianças envolvidas na pesquisa. Considerando-se esse desenho de pesquisa, os dois grupos organizados pelo pesquisador são, respectivamente,

  • A. grupo experimental; grupo de controle
  • B. grupo de controle; grupo de experimentação
  • C. grupo de intervenção; grupo de comparação
  • D. grupo de replicação; grupo sem controle
  • E. grupo de leitura; grupo sem leitura

Considerando a elaboração de um projeto de pesquisa, NÃO faz parte do desenho da investigação a

  • A. elaboração de questões, do problema e dos objetivos de pesquisa
  • B. construção dos instrumentos para levantamento dos dados
  • C. apresentação dos resultados obtidos e sua aplicação prática
  • D. definição do quadro teórico e do referencial metodológico
  • E. revisão de literatura e o levantamento bibliográfico

Considere as seguintes características:

• ocupa-se dos processos educativos, métodos e maneiras de ensinar, com um significado amplo e globalizante;

• é um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa;

• é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo.

• ocupa-se da prática educativa que se realiza na sociedade como um dos integrantes básicos da configuração da atividade humana.

Tais características referem-se à

  • A. Pedagogia, enquanto prática técnica
  • B. Pedagogia, enquanto ciência e prática da educação
  • C. Pedagogia, enquanto especulação sociológica e filosófica
  • D. Sociologia da Educação, como uma das ciências fonte da pedagogia
  • E. Filosofia da Educação, como justificativa epistemológica da pedagogia

  • A. a transposição didática das ciências como conhecimentos escolares.
  • B. a ausência de pesquisas no campo educacional.
  • C. a articulação entre as teorias e as práticas pedagógicas.
  • D. o fato de a educação não ser ciência, mas, sim, uma prática social.
  • E. o processo de profissionalização do magistério.
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