Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2014
Três professores conversam sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e afirmam
Professor X: Os alunos têm dificuldades porque não se esforçam o suficiente para aprender. Mas há também aqueles com deficit de aprendizagem.
Professor Y: O problema é que o contexto social e a cultura de referência dos alunos não têm sido considerados pela escola.
Professor Z: Acho que o problema está nas famílias. Elas não têm hábitos de leitura, nem um nível cultural que ajude os alunos nas tarefas escolares.
A partir das falas dos professores, analise as afirmativas abaixo.
I X entende o fracasso escolar como um problema individual, baseado nas teorias cognitivistas.
II X e Z explicam, respectivamente, as dificuldades de aprendizagem como um problema do aluno e das famílias.
III Y entende as difi culdades de aprendizagem na perspectiva da pedagogia das diferenças culturais.
IV Os três professores explicam o fracasso escolar pelas teorias do patrimônio genético e das desigualdades sociais.
Está correto APENAS o que se afirma em
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2014
Lourenço Filho (1897-1970), Fernando Azevedo (1894- 1974) e Anísio Teixeira (1900-1971) deram importantes contribuições para o pensamento pedagógico brasileiro no século XX e integraram o(a)
Considerando o planejamento pedagógico na perspectiva da Didática Fundamental, como o proposto por Vera Maria Candau, três dimensões devem ser levadas em conta:
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2014
Considere as seguintes características:
supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro; significa a tentativa de romper com uma realidade já dada, a fim de construir algo novo; envolve riscos durante um período de instabilidade e de busca de melhores resultados; contém o desejo de um resultado melhor do que o encontrado no presente; explicita intenção frente a determinadas dificuldades; torna visíveis os campos de possibilidades dos sujeitos envolvidos. Tais características se referem aNuma reunião de planejamento da Escola X, a diretora organiza com os professores as avaliações bimestrais, as tarefas de casa e o calendário das provas. No entanto, o Professor W informa que não pretende aplicar nenhuma prova, alegando que atribuirá notas pela frequência dos estudantes. A diretora deve argumentar com o professor que, na escola, sua autonomia docente deve estar
Insinuação
Pressão
Coalizão
Legitimidade
Troca
Entre as linhas educacionais positivistas, a que tem como objetivo central a transmissão aos alunos dos conhecimentos acumulados pela humanidade é a
O conhecimento aprofundado das pedagogias educacionais é importante para a compreensão do processo de educação nutricional. Sobre as diferentes pedagogias tem-se que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...