Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Três professores conversam sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e afirmam

Professor X: Os alunos têm dificuldades porque não se esforçam o suficiente para aprender. Mas há também aqueles com deficit de aprendizagem.

Professor Y: O problema é que o contexto social e a cultura de referência dos alunos não têm sido considerados pela escola.

Professor Z: Acho que o problema está nas famílias. Elas não têm hábitos de leitura, nem um nível cultural que ajude os alunos nas tarefas escolares.

A partir das falas dos professores, analise as afirmativas abaixo.

I – X entende o fracasso escolar como um problema individual, baseado nas teorias cognitivistas.

II – X e Z explicam, respectivamente, as dificuldades de aprendizagem como um problema do aluno e das famílias.

III – Y entende as difi culdades de aprendizagem na perspectiva da pedagogia das diferenças culturais.

IV – Os três professores explicam o fracasso escolar pelas teorias do patrimônio genético e das desigualdades sociais.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. I e II
  • B. II e IV
  • C. III e IV
  • D. I, II e III
  • E. II, III e IV

  • A. Ensinar a partir dos diferentes níveis de uma cultura.
  • B. Ensinar conhecimentos, saberes e valores historicamente acumulados.
  • C. Educar para o exercício de funções sociais, de acordo com a cultura.
  • D. Educar para o desempenho de atividades técnicas socialmente úteis.
  • E. Educar para a reflexão sobre o poder das culturas dominantes.

Lourenço Filho (1897-1970), Fernando Azevedo (1894- 1974) e Anísio Teixeira (1900-1971) deram importantes contribuições para o pensamento pedagógico brasileiro no século XX e integraram o(a)

  • A. movimento escolanovista
  • B. tecnicismo liberal
  • C. humanismo pedagógico
  • D. pedagogia libertária
  • E. pedagogia crítico-social dos conteúdos

Considerando o planejamento pedagógico na perspectiva da Didática Fundamental, como o proposto por Vera Maria Candau, três dimensões devem ser levadas em conta:

  • A. contextual, social e política, pois o ensino contextualizado é a principal meta do planejamento pedagógico.
  • B. técnica, instrucional e científica, já que a didática é o artifício metodológico que permite ensinar tudo a todos.
  • C. humana, político-social e técnica, a fim de valorizar as relações entre professores e alunos, o contexto social e a capacidade de saber ensinar.
  • D. subjetiva, afetiva e motivacional, uma vez que a relação entre os sujeitos (professor e alunos) é o principal elemento da aprendizagem.
  • E. instrucional, subjetiva e lúdica, pois a educação envolve o conhecimento, o estilo pessoal e a arte de promover a aprendizagem.

Considere as seguintes características:

• supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro;

• significa a tentativa de romper com uma realidade já dada, a fim de construir algo novo;

• envolve riscos durante um período de instabilidade e de busca de melhores resultados;

• contém o desejo de um resultado melhor do que o encontrado no presente;

• explicita intenção frente a determinadas dificuldades;

• torna visíveis os campos de possibilidades dos sujeitos envolvidos.

Tais características se referem a

  • A. Planejamento Participativo
  • B. Avaliação Diagnóstica
  • C. Utopias Pedagógicas
  • D. Temas Transversais
  • E. Currículo Oculto

  • A. P orienta-se pela filosofia freiriana.
  • B. Q atua numa perspectiva tradicional.
  • C. S mantém relações técnicas e instrucionais.
  • D. Q e R orientam-se pela perspectiva crítica social dos conteúdos.
  • E. P e R adotam, respectivamente, uma postura tradicional e tecnicista.

Numa reunião de planejamento da Escola X, a diretora organiza com os professores as avaliações bimestrais, as tarefas de casa e o calendário das provas. No entanto, o Professor W informa que não pretende aplicar nenhuma prova, alegando que atribuirá notas pela frequência dos estudantes. A diretora deve argumentar com o professor que, na escola, sua autonomia docente deve estar

  • A. determinada pelas políticas públicas estabelecidas no órgão central, uma vez que as avaliações fazem parte do sistema educacional.
  • B. subordinada à gestão escolar, tendo em vista que as provas fazem parte do plano da direção para o melhor desempenho dos estudantes.
  • C. articulada ao Projeto Político-Pedagógico da escola e ao planejamento decidido coletivamente e que ambos preveem atividades e provas.
  • D. condicionada à decisão da maioria, uma vez que o grupo de professores votou que em todas as disciplinas devem ser aplicadas provas.
  • E. relacionada à vontade individual de cada professor.

  • A.

    Insinuação

  • B.

    Pressão

  • C.

    Coalizão

  • D.

    Legitimidade

  • E.

    Troca

Entre as linhas educacionais positivistas, a que tem como objetivo central a transmissão aos alunos dos conhecimentos acumulados pela humanidade é a

  • A. escolanovista.
  • B. tecnicista.
  • C. tradicional.
  • D. cognitivista.
  • E. crítica.

O conhecimento aprofundado das pedagogias educacionais é importante para a compreensão do processo de educação nutricional. Sobre as diferentes pedagogias tem-se que

  • A. na visão da pedagogia nova a causa de todos os problemas sociais é a ignorância.
  • B. na visão da pedagogia tecnicista a ênfase é colocada no processo de aprender a aprender.
  • C. a pedagogia tradicional parte do princípio da neutralidade científica.
  • D. as linhas de trabalho que pressupõem a participação comunitária nos programas de educação nutricional se encaixam na pedagogia tradicional
  • E. o objetivo central da pedagogia nova é ajustar os indivíduos à sociedade.
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