Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao iniciar o primeiro conselho de classe de sua escola, a coordenadora pedagógica destaca o seguinte aspecto:
- A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve organizar-se de forma a retratar, o quanto possível, a vida. À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, e numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.
Um dos professores pede a palavra, discorda da coordenadora e afirma:
- A escola tem o papel de preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
De acordo com o pensamento educacional, as tendências pedagógicas expressas pelo argumento da coordenadora pedagógica e pelo do professor são, respectivamente,
O modelo tradicional de escola é centrado na figura do professor que transmite os conteúdos a uma plateia de alunos, que, aos poucos, os vão adquirindo. Esses conteúdos se constituem em conhecimentos e valores socialmente acumulados pelas gerações anteriores e devem ser transmitidos como verdades, cumprindo a função de preparar as novas gerações para a vida em sociedade. Esse modelo de escola está presente em muitas de nossas salas de aula e se baseia em uma concepção segundo a qual o
No âmbito escolar, o processo de avaliação institucional tem por objetivo
Os processos de ensino e aprendizagem na instituição escolar são considerados o centro da investigação e da prática didáticas. Isso significa que
Numa reunião da Escola Municipal K, as equipes de direção e de coordenação pedagógica convocaram para uma reunião os professores, funcionários, representantes dos pais e da comunidade. A pauta da reunião tem os seguintes itens:
Avaliação diagnóstica (antes, durante e depois) de todo o processo;
Levantamento dos desafios da escola e do seu contexto;
Identificação das potencialidades dos grupos envolvidos (professores, funcionários, estudantes e responsáveis);
Aprofundamento dos marcos legais, políticos e pedagógicos da escola e da rede;
Definição das melhores estratégias e direções a serem tomadas.
Considerando-se essa pauta, conclui-se que, nessa reunião, o tema a ser tratado será
Um pesquisador deseja descobrir se o acesso aos livros de contos de fada facilita e/ou acelera o domínio da leitura entre crianças de 5 e 6 anos. O pesquisador realiza um teste de nivelamento de leitura e, em seguida, divide, aleatoriamente, as crianças em dois grupos. O primeiro (Grupo X) recebe dois livros de contos de fada por mês para leitura espontânea, e o segundo (Grupo Y) não recebe os livros. Ao final do período letivo, o pesquisador pretende voltar a fazer o teste de nivelamento de leitura para saber qual foi o impacto dos livros de contos de fada na alfabetização das crianças envolvidas na pesquisa. Considerando-se esse desenho de pesquisa, os dois grupos organizados pelo pesquisador são, respectivamente,
Considerando a elaboração de um projeto de pesquisa, NÃO faz parte do desenho da investigação a
Considere as seguintes características:
ocupa-se dos processos educativos, métodos e maneiras de ensinar, com um significado amplo e globalizante;
é um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa;
é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo.
ocupa-se da prática educativa que se realiza na sociedade como um dos integrantes básicos da configuração da atividade humana.
Tais características referem-se à
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...