Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. administração da escola
  • B. construção de políticas curriculares
  • C. formação continuada de professores
  • D. transformação das disciplinas escolares
  • E. elaboração do projeto político-pedagógico

Uma professora procura preparar suas aulas, considerando os conhecimentos que desenvolveu no seu curso de formação inicial. No entanto, ela percebe que também mobiliza outras aprendizagens, principalmente aquelas desenvolvidas nos cursos de formação continuada, na prática pedagógica com seus alunos, na troca com outros professores, nas atividades culturais de que ela participa e mesmo através da memória que mantém sobre professores quando era aluna na escola e na universidade. Esse conjunto de aprendizagens que essa professora mobiliza e vem desenvolvendo ao longo de sua profissão são os

  • A. saberes técnicos e empíricos
  • B. conhecimentos científicos
  • C. conhecimentos práticos
  • D. hábitos professorais
  • E. saberes docentes

Considere as seguintes características:

• exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola;

• explicita o papel social da escola;

• define caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo;

• aglutina crenças, convicções, conhecimentos da comunidade escolar, do contexto social e científico;

• constitui-se em compromisso coletivo;

• precisa ser concebido com base nas diferenças existentes entre os professores, equipe técnico-administrativa, pais, alunos e representantes da comunidade local.

Tais características se referem a

  • A. avaliação somativa
  • B. material didático
  • C. exercício pedagógico
  • D. ensino-aprendizagem
  • E. projeto político-pedagógico

  • A. Educar em Tempos Difíceis
  • B. Aprendizagem Significativa
  • C. Currículo Interdisciplinar
  • D. Pedagogia de Projetos
  • E. Educação Intercultural

  • A. Todos farão o mesmo exame utilizando o tempo que for necessário.
  • B. Os deficientes devem ser ajudados no exame pelos que têm capacidade.
  • C. Os mais habilidosos farão o exame, e os demais estão dispensados.
  • D. Cada um escalará a árvore segundo suas capacidades.
  • E. Cada um receberá um exame específico de acordo com suas habilidades.

A pedagogia proposta por Paulo Freire acredita numa educação capaz de contribuir para a transformação das pessoas e da sociedade. Desse modo, os aspectos relacionados à pedagogia freiriana são os seguintes:

  • A. exposição verbal; conteúdos predefinidos; adequação à realidade; relações verticais; aprendizagem como acumulação de conhecimentos
  • B. exposição verbal; temas geradores; problematização da realidade; relação horizontal; aprendizagem informal e livre.
  • C. diálogo como método; temas geradores; conteúdos socialmente relevantes; relações autogestionadas; aprendizagem informal.
  • D. diálogo como método; temas geradores; problematização da realidade; relação horizontal; aprendizagem como construção coletiva.
  • E. diálogo como método; conteúdos predefinidos; problematização da realidade; relações verticais; aprendizagem como construção coletiva.

  • A. Notas baixas expressam a incapacidade de elaborar instrumentos adequados para medir as aprendizagens.
  • B. Os estudantes são indiferentes às notas baixas e não se preocupam com elas como seus pais e os professores.
  • C. Notas baixas não manifestam necessariamente a falta de competência ou inaptidão dos estudantes para aprender.
  • D. A competição entre estudantes pelas notas faz com que alguns prefiram abandonar as tarefas escolares.
  • E. Alguns alunos preferem notas baixas porque não sabem demonstrar suas capacidades cognitivas.

  • A. criar espaços e tempos de aprendizagem, sem os saberes prévios dos estudantes, torna o trabalho escolar uma atividade sem sentido.
  • B. instituir uma única forma de ensino é mais adequado para os estudantes que se encontram nos níveis menos avançados de conhecimento.
  • C. ensinar primeiro a teoria e depois a prática é uma estratégia para acolher os saberes prévios dos estudantes no momento adequado.
  • D. cumprir o programa curricular estabelecido propicia que a escola ofereça os conhecimentos de maneira igualitária para todos.
  • E. considerar os saberes prévios dos estudantes atrapalha o ensino e os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos.

Mudanças econômicas, políticas e comunicacionais têm ocorrido em todo o mundo nas últimas décadas, transformando instituições e profissões, dentre elas a escola e o magistério. Respondendo ao novo cenário das sociedades contemporâneas, o trabalho dos professores deve ser realizado, levando em conta ações importantes para o desenvolvimento do ensino sob novos paradigmas educacionais, dentre as quais:

  • A. empregar materiais e recursos didáticos construídos a partir de experiência docente anterior.
  • B. realizar projetos e propostas de ensino que privilegiem a interdisciplinaridade.
  • C. desconsiderar as particularidades dos objetos de estudo das disciplinas escolares.
  • D. estabelecer metodologia única de avaliação que possibilite a apreensão do grau de aprendizagem dos alunos.
  • E. promover projetos didáticos que enfatizem o respeito às fronteiras das disciplinas escolares.

A perspectiva da educação inclusiva traz como premissa a prevalência de um único sistema educativo para todos, ou seja, a inclusão de

  • A. todo e qualquer tipo de deficiência ou alta habilidade, na escola de educação especial.
  • B. todas as crianças com deficiências mentais e físicas, na escola de educação especial.
  • C. todas as crianças com deficiências ou necessidades educativas especiais, na escola regular.
  • D. crianças surdas e cegas na escola de educação especial, a partir do ensino obrigatório de Braille e da Língua de Sinais.
  • E. crianças com necessidades educativas especiais, em turmas de educação especial da escola regular.
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