Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Uma nova pedagogia do trabalho se configurou com a automatização, que demanda

  • A.

    qualificação definida pela natureza da tarefa e determinada por conhecimentos científicos e tecnológicos específicos, bem como habilidades psicofísicas e modos operacionais.

  • B.

    atendimento a uma divisão social e técnica do trabalho, marcada por fronteiras entre as ações instrumentais e intelectuais, em decorrência de relações de classe definidas para determinar funções.

  • C.

    padronização de tempos e movimentos, tendo em vista a qualidade, por meio de ações de planejamento destacadas do processo de produção e mediadas pela equipe de gestão de pessoas.

  • D.

    conhecimentos mais abrangentes dos campos da ciência presentes no processo produtivo, com ênfase na competência potencial para usar conhecimentos teóricos e para resolver problemas práticos.

  • E.

    ênfase ora nos conteúdos, ora nas atividades, a partir de uma concepção positivista de ciência, fundamentada na lógica formal e comprometida com uma relação que integre conteúdo e método.

Os programas de trainees estão sendo fortemente utilizados nas organizações para promover aprendizagem. São considerações pertinentes sobre esse tipo de programa, EXCETO a que explica que os

  • A.

    participantes recebem treinamento planejado e contínuo, ministrado por profissionais de alto nível da empresa.

  • B.

    integrantes participam ativamente de atividades previ- amente estabelecidas, enquanto são continuamente monitorados e avaliados.

  • C.

    programas são geralmente voltados para universitários recém-formados ou no último ano da graduação.

  • D.

    membros do programa são analisados quanto às suas possibilidades de vinculação com a empresa, sua cultura e quanto a seu potencial de desenvolvimento.

  • E.

    treinandos são posicionados, após a sua formação e desenvolvimento, em determinados postos iniciais do quadro de carreiras da empresa.

Um dos métodos adotados pelas organizações contemporâneas para a promoção da aprendizagem e de desenvolvimento de pessoas é a atribuição de comissões, que consiste em

  • A.

    oferecimento de cursos e seminários para a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades conceituais e analíticas na forma presencial ou na modalidade a distância.

  • B.

    oportunidade de participação de equipes temporárias de trabalho que compartilhem da tomada de decisões, gerando aprendizado pela observação dos outros e pela pesquisa de problemas específicos.

  • C.

    técnica de treinamento em que o treinando se dedica a um trabalho de tempo integral para analisar e resolver problemas em determinados projetos ou em outros departamentos da organização.

  • D.

    trabalho provisório sob a supervisão de um profissional bem-sucedido em diferentes áreas da empresa, atuando como assistente para desempenhar diversas tarefas delegadas, com prazo de execução.

  • E.

    desenvolvimento de centros internos para expor os colaboradores a exercícios realísticos, tendo em vista a melhoria de habilidades pessoais, como no caso das universidades corporativas.

O treinamento por competências tem seu ponto de partida em um(a)

  • A.

    projeto de mudança que vise às atitudes proativas, a fim de que se transformem em reativas.

  • B.

    plano de desenvolvimento em que são definidas a aplicação e a condução do programa de treinamento com esse fim.

  • C.

    estabelecimento de informações a serem transmitidas sobre políticas, diretrizes, missão e visão organizacional junto às respectivas competências.

  • D.

    mapeamento prévio das competências essenciais desdobradas por áreas da organização e em competências individuais.

  • E.

    orientação para a situação presente, focalizando o cargo atual de cada funcionário e nos conteúdos que necessitam dominar para o bom desempenho.

O projeto político-pedagógico das instituições de ensino é um documento que apresenta a identidade, os propósitos e as atividades, dentre outros aspectos, de cada estabelecimento. A esse respeito, analise as afirmações que se seguem.

I-Equipe diretiva, especialistas, professores, funcio- nários e alunos devem estar envolvidos na atividade conjunta de elaboração e realização do projeto, visando fundamentalmente a uma gestão eficiente da instituição de ensino, conforme o princípio da ges- tão democrática presente na Constituição de 1988.

II-De acordo com o que é expresso na Lei de Diretrizes e Bases vigente, o projeto deve resultar de práticas participativas, exigência ligada à própria natu- reza da ação pedagógica.

III-A organização escolar, o sistema de gestão e a tomada de decisões carregam uma dimensão educativa, o que significa dizer que a formulação do projeto político-pedagógico é, também, prática educativa e manifestação do caráter formador da instituição.

IV-A inclusão do termo político para designar o projeto indica que o documento deve ter um caráter partidário, por estar intimamente articulado ao compromisso socio-político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária.

São corretas APENAS as afirmações

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, III e IV.

Considerando o texto acima no âmbito da educação, conclui-se que

  • A.

    a educação no Brasil sempre esteve dissociada da formação profissional do indivíduo.

  • B.

    a educação possui papel fundamental na formação do senso crítico, permitindo ao indivíduo poder escolher sua profissão, sem que esta seja determinada pelas superestruturas.

  • C.

    a educação possui caráter profissionalizante, que visa a atender à demanda do mercado de trabalho e ao aumento da riqueza circulante, prescindindo da escolha profissional dos indivíduos.

  • D.

    educação e profissão são escolhas que fazem parte de universos distintos da natureza humana por serem construções culturais próprias de cada grupo social.

  • E.

    os indivíduos são reféns das estruturas sociais determinantes, mesmo que tenham acesso aos saberes e bons níveis de conhecimento promovidos pela educação formal.

Para desenvolver processos de comunicação eficazes, é preciso conhecer as barreiras que se interpõem ao trabalho em equipe. Dentre os itens e as respectivas explicações que se seguem, qual deles NÃO constitui uma barreira para a comunicação?

  • A.

    Filtragem: é a manipulação de informações de um emissor para que elas sejam vistas mais favoravelmente pelo receptor.

  • B.

    Seletividade: os receptores no processo de comunicação veem e ouvem seletivamente, com base em suas necessidades, motivações, experiência e outras características pessoais.

  • C.

    Atitude defensiva: os agentes do processo de comunicação se sentem ameaçados, reduzindo-se a capacidade de atingir compreensão mútua.

  • D.

    Linguagem: as palavras assumem significados diferentes em razão de variáveis como idade, educação ou formação cultural diferenciadas.

  • E.

    Assertividade: valor modal de um enunciado, por meio do qual o enunciador assume validar ou não validar uma relação predicativa.

Essa afirmação revela uma preocupação em relação à formação de professores, quanto à dinâmica do processo educativo. Qual das concepões abaixo é coerente com a ideia do autor em relação a esse processo?

  • A.

    O educador deve estar sempre investindo na atualização de seus conhecimentos, de forma continuada, para que possa acompanhar a dinâmica das transformações sociais.

  • B.

    A educação formal para professores deve ter o tempo de formação ampliado, a fim de que seja obtido um melhor preparo para a prática pedagógica.

  • C.

    A educação formal exige uma disciplina capaz de conduzir o educador a construir o conhecimento, sem que seja influenciado por questões ideológicas.

  • D.

    O curso de formação de professores deve alertar sobre os riscos das inovações no campo dos saberes, como condição indispensável para a homogeneidade do conhecimento.

  • E.

    Em relação à educação continuada, a expressão petrificar o conhecimento remete a uma concepção de conhecimento sólida e bem sustentada.

Com base no texto, comparando o início do processo de educação formal no Brasil aos dias de hoje, afirma-se que:

I–a dualidade se mantém presente no sistema educacional brasileiro;

II–muitas modificações foram feitas visando a equalizar as oportunidades de ingresso no ensino superior, nos últimos 10 anos;

III–diferente do sistema educacional da Primeira República, o ingresso nas universidades públicas se dá, em maior medida, pelos alunos oriundos das escolas estaduais de ensino médio.

É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

É possível identificar a presença dos diferentes modos de produção e de gestão nas práticas pedagógicas. Em uma abordagem estrutural de gestão de base taylorista, por exemplo, uma ação pedagógica correspondente é a(o)

  • A.

    ênfase no planejamento estruturado em estudos exaustivos, eliminando-se os critérios subjetivos.

  • B.

    busca da crescente especialização justificada na divisão do conhecimento em disciplinas estanques.

  • C.

    adoção de disciplina rígida ordenando o comportamento dos estudantes, que serão os futuros trabalhadores.

  • D.

    implantação de uma rotina no cotidiano do ambiente educacional, de modo que cada tarefa seja executada de forma padronizada.

  • E.

    incentivo à cooperação grupal para um trabalho coletivo, corroborada pela melhoria dos níveis de aprendizagem.

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