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Uma nova pedagogia do trabalho se configurou com a automatização, que demanda
qualificação definida pela natureza da tarefa e determinada por conhecimentos científicos e tecnológicos específicos, bem como habilidades psicofísicas e modos operacionais.
atendimento a uma divisão social e técnica do trabalho, marcada por fronteiras entre as ações instrumentais e intelectuais, em decorrência de relações de classe definidas para determinar funções.
padronização de tempos e movimentos, tendo em vista a qualidade, por meio de ações de planejamento destacadas do processo de produção e mediadas pela equipe de gestão de pessoas.
conhecimentos mais abrangentes dos campos da ciência presentes no processo produtivo, com ênfase na competência potencial para usar conhecimentos teóricos e para resolver problemas práticos.
ênfase ora nos conteúdos, ora nas atividades, a partir de uma concepção positivista de ciência, fundamentada na lógica formal e comprometida com uma relação que integre conteúdo e método.
Os programas de trainees estão sendo fortemente utilizados nas organizações para promover aprendizagem. São considerações pertinentes sobre esse tipo de programa, EXCETO a que explica que os
participantes recebem treinamento planejado e contínuo, ministrado por profissionais de alto nível da empresa.
integrantes participam ativamente de atividades previ- amente estabelecidas, enquanto são continuamente monitorados e avaliados.
programas são geralmente voltados para universitários recém-formados ou no último ano da graduação.
membros do programa são analisados quanto às suas possibilidades de vinculação com a empresa, sua cultura e quanto a seu potencial de desenvolvimento.
treinandos são posicionados, após a sua formação e desenvolvimento, em determinados postos iniciais do quadro de carreiras da empresa.
Um dos métodos adotados pelas organizações contemporâneas para a promoção da aprendizagem e de desenvolvimento de pessoas é a atribuição de comissões, que consiste em
oferecimento de cursos e seminários para a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades conceituais e analíticas na forma presencial ou na modalidade a distância.
oportunidade de participação de equipes temporárias de trabalho que compartilhem da tomada de decisões, gerando aprendizado pela observação dos outros e pela pesquisa de problemas específicos.
técnica de treinamento em que o treinando se dedica a um trabalho de tempo integral para analisar e resolver problemas em determinados projetos ou em outros departamentos da organização.
trabalho provisório sob a supervisão de um profissional bem-sucedido em diferentes áreas da empresa, atuando como assistente para desempenhar diversas tarefas delegadas, com prazo de execução.
desenvolvimento de centros internos para expor os colaboradores a exercícios realísticos, tendo em vista a melhoria de habilidades pessoais, como no caso das universidades corporativas.
O treinamento por competências tem seu ponto de partida em um(a)
projeto de mudança que vise às atitudes proativas, a fim de que se transformem em reativas.
plano de desenvolvimento em que são definidas a aplicação e a condução do programa de treinamento com esse fim.
estabelecimento de informações a serem transmitidas sobre políticas, diretrizes, missão e visão organizacional junto às respectivas competências.
mapeamento prévio das competências essenciais desdobradas por áreas da organização e em competências individuais.
orientação para a situação presente, focalizando o cargo atual de cada funcionário e nos conteúdos que necessitam dominar para o bom desempenho.
O projeto político-pedagógico das instituições de ensino é um documento que apresenta a identidade, os propósitos e as atividades, dentre outros aspectos, de cada estabelecimento. A esse respeito, analise as afirmações que se seguem.
I-Equipe diretiva, especialistas, professores, funcio- nários e alunos devem estar envolvidos na atividade conjunta de elaboração e realização do projeto, visando fundamentalmente a uma gestão eficiente da instituição de ensino, conforme o princípio da ges- tão democrática presente na Constituição de 1988.
II-De acordo com o que é expresso na Lei de Diretrizes e Bases vigente, o projeto deve resultar de práticas participativas, exigência ligada à própria natu- reza da ação pedagógica.
III-A organização escolar, o sistema de gestão e a tomada de decisões carregam uma dimensão educativa, o que significa dizer que a formulação do projeto político-pedagógico é, também, prática educativa e manifestação do caráter formador da instituição.
IV-A inclusão do termo político para designar o projeto indica que o documento deve ter um caráter partidário, por estar intimamente articulado ao compromisso socio-político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária.
São corretas APENAS as afirmações
I e II.
II e III.
II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
Considerando o texto acima no âmbito da educação, conclui-se que
a educação no Brasil sempre esteve dissociada da formação profissional do indivíduo.
a educação possui papel fundamental na formação do senso crítico, permitindo ao indivíduo poder escolher sua profissão, sem que esta seja determinada pelas superestruturas.
a educação possui caráter profissionalizante, que visa a atender à demanda do mercado de trabalho e ao aumento da riqueza circulante, prescindindo da escolha profissional dos indivíduos.
educação e profissão são escolhas que fazem parte de universos distintos da natureza humana por serem construções culturais próprias de cada grupo social.
os indivíduos são reféns das estruturas sociais determinantes, mesmo que tenham acesso aos saberes e bons níveis de conhecimento promovidos pela educação formal.
Para desenvolver processos de comunicação eficazes, é preciso conhecer as barreiras que se interpõem ao trabalho em equipe. Dentre os itens e as respectivas explicações que se seguem, qual deles NÃO constitui uma barreira para a comunicação?
Filtragem: é a manipulação de informações de um emissor para que elas sejam vistas mais favoravelmente pelo receptor.
Seletividade: os receptores no processo de comunicação veem e ouvem seletivamente, com base em suas necessidades, motivações, experiência e outras características pessoais.
Atitude defensiva: os agentes do processo de comunicação se sentem ameaçados, reduzindo-se a capacidade de atingir compreensão mútua.
Linguagem: as palavras assumem significados diferentes em razão de variáveis como idade, educação ou formação cultural diferenciadas.
Assertividade: valor modal de um enunciado, por meio do qual o enunciador assume validar ou não validar uma relação predicativa.
Essa afirmação revela uma preocupação em relação à formação de professores, quanto à dinâmica do processo educativo. Qual das concepões abaixo é coerente com a ideia do autor em relação a esse processo?
O educador deve estar sempre investindo na atualização de seus conhecimentos, de forma continuada, para que possa acompanhar a dinâmica das transformações sociais.
A educação formal para professores deve ter o tempo de formação ampliado, a fim de que seja obtido um melhor preparo para a prática pedagógica.
A educação formal exige uma disciplina capaz de conduzir o educador a construir o conhecimento, sem que seja influenciado por questões ideológicas.
O curso de formação de professores deve alertar sobre os riscos das inovações no campo dos saberes, como condição indispensável para a homogeneidade do conhecimento.
Em relação à educação continuada, a expressão petrificar o conhecimento remete a uma concepção de conhecimento sólida e bem sustentada.
Com base no texto, comparando o início do processo de educação formal no Brasil aos dias de hoje, afirma-se que:
I–a dualidade se mantém presente no sistema educacional brasileiro;
II–muitas modificações foram feitas visando a equalizar as oportunidades de ingresso no ensino superior, nos últimos 10 anos;
III–diferente do sistema educacional da Primeira República, o ingresso nas universidades públicas se dá, em maior medida, pelos alunos oriundos das escolas estaduais de ensino médio.
É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
É possível identificar a presença dos diferentes modos de produção e de gestão nas práticas pedagógicas. Em uma abordagem estrutural de gestão de base taylorista, por exemplo, uma ação pedagógica correspondente é a(o)
ênfase no planejamento estruturado em estudos exaustivos, eliminando-se os critérios subjetivos.
busca da crescente especialização justificada na divisão do conhecimento em disciplinas estanques.
adoção de disciplina rígida ordenando o comportamento dos estudantes, que serão os futuros trabalhadores.
implantação de uma rotina no cotidiano do ambiente educacional, de modo que cada tarefa seja executada de forma padronizada.
incentivo à cooperação grupal para um trabalho coletivo, corroborada pela melhoria dos níveis de aprendizagem.
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