Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma situação-problema na qual os alunos deverão calcular a receita para 30 porções tem como objetivo:
comparar e organizar coleções pela quantidade de elementos.
identificar as regularidades em séries numéricas.
utilizar a decomposição das escritas numéricas para levantamento de produtos da região.
consolidar e construir significados da multiplicação em situação que envolva números naturais e número racional.
ler e escrever notações numéricas pela compreensão do valor posicional no sistema de numeração decimal.
Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.
Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.
Segundo Almeida (2001), "os conhecimentos / habilidades de representação espacial devem ser desenvolvidos e aprofundados desde o 1o até o 4o ciclo [...]; são habilidades ligadas à leitura e à escrita, no sentido amplo de leitura e compreensão do mundo". Nessa concepção, ao realizar o trabalho de leitura de mapas em Geografia, o domínio da linguagem exigido é:
alfabético.
cartográfico.
matemático.
pictórico.
artístico.
Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.
Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.
As situações didáticas de leitura do mapa e elaboração de uma tabela referem-se a conteúdos conceituais e procedimentais que envolvem:
identificação de objetos no espaço.
reconhecimento de números naturais.
operações com números racionais.
estimativa de tempo e fusos horários.
tratamento da informação.
Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.
Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.
A professora solicitou a seus alunos que descobrissem, pela tabela, qual a capital mais distante do Rio de Janeiro. Com isso, objetivou:
utilizar a régua como padrão de medida.
trabalhar grandezas de naturezas diferentes.
comparar grandezas da mesma natureza.
descobrir a distância entre as capitais.
analisar as grandezas das regiões brasileiras.
Segundo Ferreiro (2001), as garatujas devem ser interpretadas como escritas verdadeiras porque:
se baseiam em outro sistema diferente do sistema alfabético.
se configuram como rabiscos sem significação no plano representativo.
são desenhos infantis primitivos.
são formas criativas de fácil interpretação.
representam produções, embora desviantes ou desorganizadas.
É comum aos leigos no assunto confundir progressão continuada com promoção automática, que expressam decisões e ações pedagógicas distintas. Assinale a opção que caracteriza corretamente essa diferença.
Segundo Smolka (1998), a questão "Para quem eu escrevo o que escrevo e por quê?" define uma concepção de alfabetização caracterizada pela:
aprendizagem automática de vocábulos isolados.
repetição e reprodução de palavras e frases feitas.
interação com o outro pelo trabalho de escritura.
prontidão para a execução das tarefas escritas.
capacidade de soletrar fluentemente para o grupo.
A avaliação institucional realizada em uma escola evidenciou a necessidade de qualificação profissional, tanto pedagógica quanto acadêmica. Um trabalho de formação continuada com professores que tenha a intenção de desenvolver competências no enfoque pedagógico e escolar deverá
favorecer o desenvolvimento profissional de forma crítica, numa perspectiva técnica e corporativa.
promover o desenvolvimento profissional, baseado na autonomia e na colegialidade, numa perspectiva cognoscitiva.
redimensionar o desenvolvimento profissional fomentado em processos reflexivos, na pesquisa-ação e na perspectiva sociocrítica.
redimensionar o desenvolvimento profissional centrado na pesquisa-ação, na reflexão organizacional e no enfoque fenomenológico.
compreender o desenvolvimento profissional baseado no trabalho com competências de aprender e ensinar, de perspectiva técnica e funcionalista.
A professora Glória não abria mão do uso do livro didático em quase todos os momentos do cotidiano escolar. A professora Cibele, sua colega de escola, buscava ser mais criativa, mantendo o livro didático como apoio, sem centrar seu trabalho exclusivamente neste material. Em uma conversa na sala de professores, Cibele incentivou a colega a utilizar recursos didáticos alternativos, afirmando que os livros didáticos:
I - determinam as questões fundamentais de cada componente curricular;
II - costumam selecionar dimensões culturais ignorando manifestações genuínas e comumente marginalizadas;
III - estimulam a pesquisa em outras fontes de informação;
IV - proporcionam articulação entre os diferentes campos do conhecimento;
V - estabelecem a forma e a seqüenciação das tarefas e do conteúdo da avaliação.
Correspondem a uma crítica ao uso excessivo do livro didático as afirmativas:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
IV e V, apenas.
I, II e V, apenas.
A violência urbana é uma realidade que atinge de maneira perversa a todo cidadão e cidadã e, em especial, à criança e ao jovem. Para a escola enfrentar a cultura da violência, faz-se necessário promover uma educação em direitos humanos, que se realiza, segundo Candau (2001), quando
a questão é tratada nas aulas destinadas ao estudo dos temas transversais.
a segurança passa a ser o foco das soluções propostas para a violência escolar
os alunos são capacitados para se tornarem vigilantes uns dos outros no cotidiano escolar.
se oferece aos professores formação em direitos humanos por meio de técnicas didáticas e dinâmicas de grupo.
se transforma em uma postura que penetra as diversas dimensões da ação educativa.
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