Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Uma situação-problema na qual os alunos deverão calcular a receita para 30 porções tem como objetivo:

  • A.

    comparar e organizar coleções pela quantidade de elementos.

  • B.

    identificar as regularidades em séries numéricas.

  • C.

    utilizar a decomposição das escritas numéricas para levantamento de produtos da região.

  • D.

    consolidar e construir significados da multiplicação em situação que envolva números naturais e número racional.

  • E.

    ler e escrever notações numéricas pela compreensão do valor posicional no sistema de numeração decimal.

Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.

Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.

Segundo Almeida (2001), "os conhecimentos / habilidades de representação espacial devem ser desenvolvidos e aprofundados desde o 1o até o 4o ciclo [...]; são habilidades ligadas à leitura e à escrita, no sentido amplo de leitura e compreensão do mundo". Nessa concepção, ao realizar o trabalho de leitura de mapas em Geografia, o domínio da linguagem exigido é:

  • A.

    alfabético.

  • B.

    cartográfico.

  • C.

    matemático.

  • D.

    pictórico.

  • E.

    artístico.

Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.

Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.

As situações didáticas de leitura do mapa e elaboração de uma tabela referem-se a conteúdos conceituais e procedimentais que envolvem:

  • A.

    identificação de objetos no espaço.

  • B.

    reconhecimento de números naturais.

  • C.

    operações com números racionais.

  • D.

    estimativa de tempo e fusos horários.

  • E.

    tratamento da informação.

Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.

Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.

A professora solicitou a seus alunos que descobrissem, pela tabela, qual a capital mais distante do Rio de Janeiro. Com isso, objetivou:

  • A.

    utilizar a régua como padrão de medida.

  • B.

    trabalhar grandezas de naturezas diferentes.

  • C.

    comparar grandezas da mesma natureza.

  • D.

    descobrir a distância entre as capitais.

  • E.

    analisar as grandezas das regiões brasileiras.

Segundo Ferreiro (2001), as garatujas devem ser interpretadas como escritas verdadeiras porque:

  • A.

    se baseiam em outro sistema diferente do sistema alfabético.

  • B.

    se configuram como rabiscos sem significação no plano representativo.

  • C.

    são desenhos infantis primitivos.

  • D.

    são formas criativas de fácil interpretação.

  • E.

    representam produções, embora desviantes ou desorganizadas.

É comum aos leigos no assunto confundir progressão continuada com promoção automática, que expressam decisões e ações pedagógicas distintas. Assinale a opção que caracteriza corretamente essa diferença.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Segundo Smolka (1998), a questão "Para quem eu escrevo o que escrevo e por quê?" define uma concepção de alfabetização caracterizada pela:

  • A.

    aprendizagem automática de vocábulos isolados.

  • B.

    repetição e reprodução de palavras e frases feitas.

  • C.

    interação com o outro pelo trabalho de escritura.

  • D.

    prontidão para a execução das tarefas escritas.

  • E.

    capacidade de soletrar fluentemente para o grupo.

A avaliação institucional realizada em uma escola evidenciou a necessidade de qualificação profissional, tanto pedagógica quanto acadêmica. Um trabalho de formação continuada com professores que tenha a intenção de desenvolver competências no enfoque pedagógico e escolar deverá

  • A.

    favorecer o desenvolvimento profissional de forma crítica, numa perspectiva técnica e corporativa.

  • B.

    promover o desenvolvimento profissional, baseado na autonomia e na colegialidade, numa perspectiva cognoscitiva.

  • C.

    redimensionar o desenvolvimento profissional fomentado em processos reflexivos, na pesquisa-ação e na perspectiva sociocrítica.

  • D.

    redimensionar o desenvolvimento profissional centrado na pesquisa-ação, na reflexão organizacional e no enfoque fenomenológico.

  • E.

    compreender o desenvolvimento profissional baseado no trabalho com competências de aprender e ensinar, de perspectiva técnica e funcionalista.

A professora Glória não abria mão do uso do livro didático em quase todos os momentos do cotidiano escolar. A professora Cibele, sua colega de escola, buscava ser mais criativa, mantendo o livro didático como apoio, sem centrar seu trabalho exclusivamente neste material. Em uma conversa na sala de professores, Cibele incentivou a colega a utilizar recursos didáticos alternativos, afirmando que os livros didáticos:

I - determinam as questões fundamentais de cada componente curricular;

II - costumam selecionar dimensões culturais ignorando manifestações genuínas e comumente marginalizadas;

III - estimulam a pesquisa em outras fontes de informação;

IV - proporcionam articulação entre os diferentes campos do conhecimento;

V - estabelecem a forma e a seqüenciação das tarefas e do conteúdo da avaliação.

 Correspondem a uma crítica ao uso excessivo do livro didático as afirmativas:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    IV e V, apenas.

  • E.

    I, II e V, apenas.

A violência urbana é uma realidade que atinge de maneira perversa a todo cidadão e cidadã e, em especial, à criança e ao jovem. Para a escola enfrentar a cultura da violência, faz-se necessário promover uma educação em direitos humanos, que se realiza, segundo Candau (2001), quando

  • A.

    a questão é tratada nas aulas destinadas ao estudo dos temas transversais.

  • B.

    a segurança passa a ser o foco das soluções propostas para a violência escolar

  • C.

    os alunos são capacitados para se tornarem vigilantes uns dos outros no cotidiano escolar.

  • D.

    se oferece aos professores formação em direitos humanos por meio de técnicas didáticas e dinâmicas de grupo.

  • E.

    se transforma em uma postura que penetra as diversas dimensões da ação educativa.

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