Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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No Texto I, os números racionais são usados para representar quantidades relacionadas a

  • A.

    gordura.

  • B.

    caloria.

  • C.

    fonte.

  • D.

    unidade.

  • E.

    porcentagem.

Quanto ao tratamento da informação, o Texto I é exemplo de

  • A.

    encarte.

  • B.

    gráfico.

  • C.

    anúncio.

  • D.

    tabela.

  • E.

    módulo.

De acordo com Lerner e Sadovsky, in Parra e Saiz (1996), para que as crianças compreendam nosso sistema de numeração, o trabalho didático pressupõe

  • A.

    explicitar o valor dos algarismos em termos de centenas, dezenas e unidades.

  • B.

    apresentar os algoritmos convencionais das operações com números naturais.

  • C.

    usar a numeração escrita para produzir e interpretar escritas numéricas.

  • D.

    introduzir a história da Matemática desde a antigüidade.

  • E.

    apoiar-se em concretizações externas ao sistema como o ábaco.

  • A.

    valorizar as diferentes variedades lingüísticas privilegiadas, incluindo os registros de fala diferenciados.

  • B.

    criar, em sua sala de aula, um ambiente favorável ao respeito a outras formas de expressão oral

  • C.

    ensinar ao aluno os usos corretos da língua, adequados nas diferentes situações comunicativas.

  • D.

    tentar corrigir o aluno porque sua fala não coincidia com a variedade lingüística de prestígio social.

  • E.

    intervir adequadamente, corrigindo de forma precisa o erro do aluno na sua intenção comunicativa oral.

Em roda de leitura, atividade realizada semanalmente em uma turma da 4ª série do Ensino Fundamental, o professor, ao apresentar o Texto V, objetivou trabalhar com gênero textual. Após discussão, os alunos concluíram que o texto era uma resenha por se tratar de

  • A.

    um resumo do livro de Roberto Pompeu de Toledo.

  • B.

    um diálogo entre a autora da matéria e o autor do livro.

  • C.

    um relato de experiências sobre a formação da identidade paulista.

  • D.

    uma pesquisa acadêmica sobre a história da cidade de São Paulo.

  • E.

    uma narrativa literária que discute o paradoxo entre o caipira e o moderno.

  • A.

    escrever é juntar letras, sílabas e frases.

  • B.

    as escritas surgem de forma espontânea.

  • C.

    a língua escrita é um saber de valor social.

  • D.

    os textos são agregados de frases.

  • E.

    os alunos precisam saber a relação letra / fonema.

No Texto IV, para completar as lacunas dos nomes próprios dos "meninos poetas", o leitor trabalha com a

  • A.

    textualidade.

  • B.

    produtividade.

  • C.

    oralidade.

  • D.

    espontaneidade.

  • E.

    generalidade.

Com base no Texto IV, uma professora de 3ª série do Ensino Fundamental propôs um trabalho de análise lingüística. Um dos fatos destacados foi a discussão sobre o uso da palavra tecida (3ª estrofe, 3o verso), que está

  • A.

    errado, porque houve contaminação semântica.

  • B.

    errado, porque "tecida" se refere a "palavras"

  • C.

    correto, porque "tecida" está no final do verso.

  • D.

    correto, porque "tecida" se refere a "vida".

  • E.

    correto, porque a poeta tem liberdade de escolha.

O Texto III encaminha um trabalho de produção escrita. As orientações dadas pelo professor permitiram que os alunos se apropriassem da

  • A.

    notícia como ilustração para a atividade.

  • B.

    escrita como rascunhos do pensamento.

  • C.

    escrita como cópia da matéria jornalística.

  • D.

    leitura e escrita como objetos escolares.

  • E.

    leitura como matéria-prima para a escrita.

Segundo os PCN, o fato de as escritas não convencionais serem aceitas não significa ausência de intervenção pedagógica. No Texto II, destacam-se as seguintes ocorrências: moito (linha 2), digafiou (linha 5), resoveu (linha 9), esperãodo (linha 15). Tais escritas demonstram

  • A.

    reflexo do pensamento mágico infantil.

  • B.

    problemas na aprendizagem da leitura e da escrita.

  • C.

    necessidade de treino ortográfico intensivo.

  • D.

    descontrole em relação ao tamanho do texto.

  • E.

    constituição da autonomia leitora e escritora.

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