Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O sexto parágrafo do Texto VII explicita a preocupação dos mais idosos com o cultivo e a preservação dos bens culturais da população de Ilhabela. Um professor, ao trazer essa questão para discussão com seus alunos, está objetivando

  • A.

    comparar as informações e as perspectivas diferentes sobre as festas tradicionais do mês de maio naquela região.

  • B.

    diferenciar profissões, divisão de trabalho e atividades, na congada, entre idades e sexos ao longo do tempo.

  • C.

    levantar diferenças e semelhanças individuais, sociais, econômicas e culturais na localidade, que se realizam no coletivo

  • D.

    reconhecer a importância das músicas e danças de antigamente para a Festa de São Benedito na comunidade de Ilhabela.

  • E.

    identificar permanências e transformações nas vivências culturais da coletividade, tendo a congada como marca de permanência.

O Texto V foi amplamente analisado pelos alunos de uma turma de 3a série do Ensino Fundamental, no que se refere aos conhecimentos históricos e geográficos nele contidos. Após debate, a professora destacou as seguintes oposições:

caipira / "Trem das Onze" – moderno / "Sampa"

Com estes destaques, os alunos devem concluir que

  • A.

    a paisagem de Sampa se descaracterizou por causa do Trem das Onze.

  • B.

    as paisagens urbanas se diferenciam nos espaços geográficos rurais.

  • C.

    as paisagens urbanas e rurais definem e possibilitam diferentes modos de vida.

  • D.

    o Trem das Onze impediu a comunicação entre o urbano e o rural.

  • E.

    de arraial a locomotiva do país, bastou meio século para o caipira ficar moderno.

A participação da sociedade civil nas decisões públicas é um indicativo do processo de democratização que o Brasil vem atravessando, o que pode ser verificado no campo da educação. A descentralização do poder público, produto da transição democrática, pode encobrir, contudo, uma relação autoritária, especialmente em contexto de políticas neoliberais, porque

  • A.

    diminui a ação estatal na área do bem-estar social tendo em vista a redução das despesas públicas.

  • B.

    introduz a participação dos cidadãos nas políticas sociais reivindicatórias, buscando relações não hierarquizadas.

  • C.

    atende às demandas sociais envolvendo paritariamente o Estado e a sociedade na busca de soluções para os problemas.

  • D.

    distribui competências e articulações entre diversos níveis de governo sem qualquer intervenção da sociedade.

  • E.

    aproxima a sociedade civil do Estado, possibilitando uma prestação de serviços equânime e universal.

De acordo com os PCN, uma proposta para o estudo da Geografia é a leitura da paisagem local dos arredores da casa, da escola, do bairro onde residem os alunos. O registro dessas leituras através do desenho evidencia as primeiras noções de

  • A.

    fronteira, distância e tempo.

  • B.

    vizinhança, transformação e forma.

  • C.

    população, historicidade e natureza.

  • D.

    sociedade, identidade e extensão.

  • E.

    localização, proporção e perspectiva.

Para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a história da cidade de São Paulo, um professor planejou uma aulapasseio à Estação da Luz e seu entorno. Ao propor, no dia seguinte, que os alunos reconstituíssem no papel o trajeto, sem esquecer dos pontos destacados durante o percurso, o professor trabalhou a

  • A.

    utilização das malhas urbanas paulistas.

  • B.

    construção de um espaço representativo.

  • C.

    experimentação de instrumentos de desenho.

  • D.

    exploração das propriedades das formas geométricas.

  • E.

    percepção de semelhanças e diferenças entre figuras.

Segundo Lerner e Sadovsky, in Parra e Saiz (1996), as atividades com calendários e álbuns de figurinhas visam a

  • A.

    incentivar os alunos para, em seguida, ensinar o sistema de numeração decimal de forma suave

  • B.

    impedir conflitos cognitivos em crianças pequenas acerca da série numérica convencional

  • C.

    controlar o traçado dos algarismos de modo a evitar problemas de inversão na escrita autônoma.

  • D.

    restringir a aprendizagem da numeração às ordens das unidades, dezenas e centenas.

  • E.

    disponibilizar o uso da relação de ordem como base material de apoio para "andar" entre os números.

O Texto I pode ser usado pelo professor para, através da comparação entre as frutas selecionadas, focalizar a unidade de medida de

  • A.

    comprimento.

  • B.

    capacidade.

  • C.

    temperatura.

  • D.

    massa.

  • E.

    superfície.

Como desdobramento de uma roda de conversa sobre extraterrestres,

uma professora de 1a série propôs a construção

de uma "trilha dos alienígenas", em grupos de cinco crianças.

Quando as trilhas ficaram prontas, os grupos se puseram

a jogar e, para isso, combinaram as regras para se movimentarem

nos tabuleiros. A construção e o jogo de trilhas

são atividades significativas porque aproximam as crianças

da aprendizagem de:

I - operações;

II - números;

III - formas e espaço;

IV - unidades de tempo.

Estão corretos os elementos:

  • A.

    II e III, apenas

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

Em uma turma de 1a série, dos registros decorrentes de

uma atividade de escrita do número 3526 sob a forma de

ditado, apareceram estes:

31000500206 - 300050026 - 35206

Tais escritos resultam de

  • A.

    reduções da escrita numérica convencional.

  • B.

    desconhecimento dos números naturais pelos alunos.

  • C.

    correspondência com a numeração falada.

  • D.

    erros na condução do processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    sistematização insuficiente dos conteúdos.

Diante do desafio de ler o Texto I e calcular quantas calorias há em quinhentos gramas de umbu, crianças de uma mesma turma de 2a série do Ensino Fundamental anotaram os seguintes registros numéricos:

I - 40 x 5 + 4 x 5

II - 40 + 40 + 40 + 40 + 40 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4

III - 44 + 44 + 44 + 44 + 44

IV - 44 x 5

Segundo Fayol (1996), tais procedimentos de resolução evidenciam

que os registros

  • A.

    I e II são representações de um enunciado do tipo "igualamento".

  • B.

    I e IV interrompem a tentativa de adição parcial dos elementos.

  • C.

    II e III revelam uma compreensão insuficiente do enunciado.

  • D.

    I, II e III mostram uma desintegração das informações do enunciado

  • E.

    I, II, III e IV constroem uma interpretação global do enunciado.

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