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O sexto parágrafo do Texto VII explicita a preocupação dos mais idosos com o cultivo e a preservação dos bens culturais da população de Ilhabela. Um professor, ao trazer essa questão para discussão com seus alunos, está objetivando
comparar as informações e as perspectivas diferentes sobre as festas tradicionais do mês de maio naquela região.
diferenciar profissões, divisão de trabalho e atividades, na congada, entre idades e sexos ao longo do tempo.
levantar diferenças e semelhanças individuais, sociais, econômicas e culturais na localidade, que se realizam no coletivo
reconhecer a importância das músicas e danças de antigamente para a Festa de São Benedito na comunidade de Ilhabela.
identificar permanências e transformações nas vivências culturais da coletividade, tendo a congada como marca de permanência.
O Texto V foi amplamente analisado pelos alunos de uma turma de 3a série do Ensino Fundamental, no que se refere aos conhecimentos históricos e geográficos nele contidos. Após debate, a professora destacou as seguintes oposições:
caipira / "Trem das Onze" – moderno / "Sampa"
Com estes destaques, os alunos devem concluir que
a paisagem de Sampa se descaracterizou por causa do Trem das Onze.
as paisagens urbanas se diferenciam nos espaços geográficos rurais.
as paisagens urbanas e rurais definem e possibilitam diferentes modos de vida.
o Trem das Onze impediu a comunicação entre o urbano e o rural.
de arraial a locomotiva do país, bastou meio século para o caipira ficar moderno.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
A participação da sociedade civil nas decisões públicas é um indicativo do processo de democratização que o Brasil vem atravessando, o que pode ser verificado no campo da educação. A descentralização do poder público, produto da transição democrática, pode encobrir, contudo, uma relação autoritária, especialmente em contexto de políticas neoliberais, porque
diminui a ação estatal na área do bem-estar social tendo em vista a redução das despesas públicas.
introduz a participação dos cidadãos nas políticas sociais reivindicatórias, buscando relações não hierarquizadas.
atende às demandas sociais envolvendo paritariamente o Estado e a sociedade na busca de soluções para os problemas.
distribui competências e articulações entre diversos níveis de governo sem qualquer intervenção da sociedade.
aproxima a sociedade civil do Estado, possibilitando uma prestação de serviços equânime e universal.
De acordo com os PCN, uma proposta para o estudo da Geografia é a leitura da paisagem local dos arredores da casa, da escola, do bairro onde residem os alunos. O registro dessas leituras através do desenho evidencia as primeiras noções de
fronteira, distância e tempo.
vizinhança, transformação e forma.
população, historicidade e natureza.
sociedade, identidade e extensão.
localização, proporção e perspectiva.
Para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a história da cidade de São Paulo, um professor planejou uma aulapasseio à Estação da Luz e seu entorno. Ao propor, no dia seguinte, que os alunos reconstituíssem no papel o trajeto, sem esquecer dos pontos destacados durante o percurso, o professor trabalhou a
utilização das malhas urbanas paulistas.
construção de um espaço representativo.
experimentação de instrumentos de desenho.
exploração das propriedades das formas geométricas.
percepção de semelhanças e diferenças entre figuras.
Segundo Lerner e Sadovsky, in Parra e Saiz (1996), as atividades com calendários e álbuns de figurinhas visam a
incentivar os alunos para, em seguida, ensinar o sistema de numeração decimal de forma suave
impedir conflitos cognitivos em crianças pequenas acerca da série numérica convencional
controlar o traçado dos algarismos de modo a evitar problemas de inversão na escrita autônoma.
restringir a aprendizagem da numeração às ordens das unidades, dezenas e centenas.
disponibilizar o uso da relação de ordem como base material de apoio para "andar" entre os números.
O Texto I pode ser usado pelo professor para, através da comparação entre as frutas selecionadas, focalizar a unidade de medida de
comprimento.
capacidade.
temperatura.
massa.
superfície.
Como desdobramento de uma roda de conversa sobre extraterrestres, uma professora de 1
de uma "trilha dos alienígenas", em grupos de cinco crianças.
Quando as trilhas ficaram prontas, os grupos se puseram
a jogar e, para isso, combinaram as regras para se movimentarem
nos tabuleiros. A construção e o jogo de trilhas
são atividades significativas porque aproximam as crianças
da aprendizagem de:
I - operações;
II - números;
III - formas e espaço;
IV - unidades de tempo.
Estão corretos os elementos:
II e III, apenas
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Em uma turma de 1
uma atividade de escrita do número 3526 sob a forma de
ditado, apareceram estes:
31000500206 - 300050026 - 35206
Tais escritos resultam de
reduções da escrita numérica convencional.
desconhecimento dos números naturais pelos alunos.
correspondência com a numeração falada.
erros na condução do processo ensino-aprendizagem.
sistematização insuficiente dos conteúdos.
Diante do desafio de ler o Texto I e calcular quantas calorias há em quinhentos gramas de umbu, crianças de uma mesma turma de 2a série do Ensino Fundamental anotaram os seguintes registros numéricos:
I - 40 x 5 + 4 x 5
II - 40 + 40 + 40 + 40 + 40 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4
III - 44 + 44 + 44 + 44 + 44
IV - 44 x 5
Segundo Fayol (1996), tais procedimentos de resolução evidenciam
que os registros
I e II são representações de um enunciado do tipo "igualamento".
I e IV interrompem a tentativa de adição parcial dos elementos.
II e III revelam uma compreensão insuficiente do enunciado.
I, II e III mostram uma desintegração das informações do enunciado
I, II, III e IV constroem uma interpretação global do enunciado.
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