Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O Texto II mostra que as dúvidas, a preocupação com as regularidades da língua e a escrita convencional das palavras já estão instaladas no processo de produção escrita de Ana Carolina. Portanto, ao escrever, ela precisa coordenar estratégias de:

  • A.

    seleção, antecipação, inferência, verificação.

  • B.

    argumentação, informação, criação, preparação.

  • C.

    elaboração, formatação, visualização, padronização.

  • D.

    automatização, decisão, experimentação, oralização.

  • E.

    produção, pontuação, atenção,verbalização.

A fábula "A lebre a tartaruga" foi intensamente trabalhada pela professora em uma turma de 1ª série do Ensino Fundamental, como condição para a produção de uma reescrita. A reescrita de Ana Carolina, reproduzida no Texto II, apresenta- se como

  • A.

    desatenta, sem compromisso com a correção lingüística.

  • B.

    alfabética, demonstrando preocupação ortográfica.

  • C.

    pré-silábica, preocupando-se com a segmentação vocálica.

  • D.

    silábica, com freqüentes marcas de oralidade

  • E.

    descontextualizada, revelando distanciamento da fonte.

Ao participar do projeto de trabalho "As dietas dos animais", as turmas das séries iniciais do 1º ciclo do Ensino Fundamental confeccionaram um terrário com caracóis, minhocas e pequenas plantas. Fizeram, ainda, visita ao aquário municipal, onde tiveram oportunidade de entrevistar o funcionário por ele responsável. Essas experiências possibilitaram a:

I - formulação de perguntas e suposições sobre os ambientes e os modos de alimentação dos seres vivos;

II - organização e registro das formas de sobrevivência dos seres vivos através de desenhos e esquemas;

III - investigação de diversos ambientes naturais e a verificação de que todos apresentam seres vivos, água, luz e calor.

 Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas

  • E.

    I, II e III.

A partir de discussão, tendo por base o Texto I, uma professora solicitou que os alunos escrevessem os nomes das frutas. Duas ocorrências foram mais freqüentes: "tamarinu" (por tamarindo) e "cupuassu" (por cupuaçu). Tais escritas resultam, respectivamente, de

  • A.

    hipercorreção e variação dialetal.

  • B.

    linguagem coloquial e decifração imperfeita.

  • C.

    marca de oralidade e arbitrariedade lingüística.

  • D.

    omissão de sílaba e recurso expressivo.

  • E.

    confusão vocálica e uso de metalinguagem.

A escola contribui para a superação do preconceito de que a Matemática é um conhecimento produzido exclusivamente para determinados grupos sociais ou sociedades mais desenvolvidas, quando:

I - valoriza o saber matemático, intuitivo e cultural;

II - aproxima o saber escolar do universo cultural em que o aluno está inserido;

III - desenvolve projetos envolvendo questões relevantes, como os direitos dos cidadãos;

 IV - promove campeonatos e competições entre indivíduos talentosos.

Estão corretas as contribuições:

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

Considere o texto abaixo para responder

às questões 22 e 23.

A professora Ana e a professora Beatriz tinham um mesmo

conteúdo a ensinar a seus alunos: a distinção e o funcionamento

dos três Poderes da República (o Legislativo, o Executivo

e o Judiciário). Ana, além de disponibilizar livros sobre

o tema, levou jornais e revistas e pediu que os alunos os

levassem também. A partir desse material, realizou debates,

estimulou a pesquisa bibliográfica e propôs trabalhos de grupo.

Houve respeito ao revezamento da palavra e cooperação

entre os alunos. Beatriz apresentou o tema fazendo uma

explanação com um esquema no quadro. Apresentou alguns

recortes de jornais para ilustrar sua fala. Solicitou que seus

alunos anotassem os tópicos principais sobre o tema. Houve

aceitação e atenção à sua fala.

O conteúdo trabalhado por ambas as professoras refere-se à aprendizagem de conceitos e princípios, o que condiciona as estratégias, os instrumentos e os meios a serem utilizados no ensino, requerendo estratégias didáticas

  • A.

    que impliquem a aprendizagem de ações por seu caráter dinâmico, exigindo estratégias ativas em contextos funcionais.

  • B.

    que promovam uma ampla atividade cognoscitiva do aluno, colocando-o diante de experiências ou situações que induzam ou potencializem essa atividade.

  • C.

    ligadas à memorização por repetição verbal em atividades de curta duração, guardadas as diferenças de ritmo de aprendizagem de cada aluno

  • D.

    complexas, que acionem, além das estruturas cognitivas, os campos afetivos e comportamentais, sabendo-se que o componente afetivo tem o maior peso.

  • E.

    de caráter aplicativo, buscadas pelo exercício de tópicos que garantam a fixação de conceitos e a posterior transferência da aprendizagem

Segundo os PCN, o trabalho de campo é um recurso indispensável ao desenvolvimento do conhecimento científico. Desse modo, uma professora do 1o ciclo do Ensino Fundamental organizou uma caminhada nos arredores da escola, com o objetivo de observar diretamente a paisagem local.

São procedimentos a serem adotados pela professora para o sucesso da atividade:

 I - conhecer o local;

 II - avaliar as condições de segurança;

III - preparar lista de tarefas para os alunos memorizarem;

IV - selecionar os aspectos a serem observados;

 V - definir o tempo necessário para a atividade.

Estão corretos os procedimentos:

  • A.

    III e IV, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    II, IV e V, apenas.

  • D.

    I, II, III e V, apenas.

  • E.

    I, II, IV e V, apenas.

Considere o texto abaixo para responder

às questões 22 e 23.

A professora Ana e a professora Beatriz tinham um mesmo

conteúdo a ensinar a seus alunos: a distinção e o funcionamento

dos três Poderes da República (o Legislativo, o Executivo

e o Judiciário). Ana, além de disponibilizar livros sobre

o tema, levou jornais e revistas e pediu que os alunos os

levassem também. A partir desse material, realizou debates,

estimulou a pesquisa bibliográfica e propôs trabalhos de grupo.

Houve respeito ao revezamento da palavra e cooperação

entre os alunos. Beatriz apresentou o tema fazendo uma

explanação com um esquema no quadro. Apresentou alguns

recortes de jornais para ilustrar sua fala. Solicitou que seus

alunos anotassem os tópicos principais sobre o tema. Houve

aceitação e atenção à sua fala.

Analise a prática pedagógica das duas professoras, assinalando a opção que apresenta uma apreciação correta sobre cada uma delas, quanto aos conteúdos.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Em uma turma de 2º ciclo do Ensino Fundamental, a professora, trabalhando o conteúdo de espaço e forma, propôs o desafio:

Ao final, os alunos fizeram as seguintes afirmações sobre o desafio:

I - "Arrumamos os 6 palitos em forma de pirâmide."

II - "Não é possível formar 4 triângulos iguais com 6 palitos."

 III - "É possível formar só 2 triângulos iguais com 5 palitos e sobra 1 palito."

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

A organização do trabalho escolar em ciclos está associada à progressão continuada e ao questionamento à cultura da repetência. O propósito de impulsionar os processos de mudança e de reorganização do ensino em ciclos considera os processos de avaliação capazes de

  • A.

    eliminar a repetência e favorecer a democratização do ensino e, ainda, economizar gastos com material didático.

  • B.

    promover automaticamente o aluno, evidenciando uma organização flexível e de acesso mais imediato ao mercado de trabalho.

  • C.

    superar a cultura da multirrepetência, fruto de um atraso social e de uma naturalização das diferenças culturais.

  • D.

    prosseguir continuamente como uma regulamentação do fluxo e da reprogramação do trabalho, essencialmente no regime seriado.

  • E.

    avançar em relação às situações de classificação e de discriminação, comprometendo-se com um modelo de avaliação de caráter processual.

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