Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para realizar um processo de avaliação autêntica e significativa na educação infantil, que considere as experiências reais de cada criança em particular, o professor deve

  • A. distinguir os momentos de aprendizagem das crianças dos momentos de avaliação da aprendizagem.
  • B. valorizar unicamente os resultados finais alcançados pelas crianças na avaliação da aprendizagem.
  • C. criar e democratizar espaços para participação das crianças e suas famílias.
  • D. utilizar somente instrumentos formais para avaliar a aprendizagem das crianças.
  • E. dar atenção às habilidades e competências que ainda não foram alcançadas pelas crianças.

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. A educação profissional técnica de nível médio é desenvolvida, obrigatoriamente, subsequentemente ao ensino médio e possibilita a avaliação, o reconhecimento e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao cotidiano escolar e sua relação com a sociedade, assinale a opção correta.

  • A. O professor deve valorizar o saber formal em detrimento de outros letramentos, para ajudar a criança a construir uma identidade cultural de maior aceitação social.
  • B. As escolas de educação infantil localizadas em uma mesma região devem uniformizar suas propostas e ideias pedagógicas, em respeito à comunidade que atendem.
  • C. Os problemas de comportamento das crianças em sala de aula são desvinculados da experiência particular e dos conhecimentos prévios delas.
  • D. Cabe ao professor despertar na criança o desejo de aprender e buscar meios de renovar seu prazer em ensinar.
  • E. Toda prática pedagógica na educação infantil é eminentemente neutra, o que facilita a interação entre os participantes da escola.

O uso de multimídia educativa na educação infantil

  • A. deve ser evitado, por ser pouco eficaz para a aprendizagem de conteúdos para crianças dessa faixa etária.
  • B. é inadequado, pois as crianças não têm maturidade para manipular novas tecnologias.
  • C. contribui para a formação leitora das crianças.
  • D. deve ser evitado, porque dispersa a atenção das crianças.
  • E. depende de autorização das famílias das crianças.

Na educação infantil, a metodologia de projetos contribui para

  • A. a escola pública estabelecer parcerias com programas de organização não governamental de natureza social.
  • B. as famílias definirem o que a escola deve ensinar a seus filhos.
  • C. os participantes da comunidade escolar aprenderem uns com os outros, de modo que a escola se torne uma instituição aberta.
  • D. alterar a função do professor, que se transforma em aplicador das atividades para as crianças.
  • E. o gestor decidir, por si só, como será o projeto a ser desenvolvido na escola.

O processo de avaliação da aprendizagem na educação infantil busca

  • A. direcionar a construção de conhecimentos previstos no currículo escolar.
  • B. acompanhar e registrar o desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção do acesso para o ensino fundamental.
  • C. comparar o nível de aprendizagem alcançado pelas crianças em sala de aula.
  • D. medir a aprendizagem alcançada pela criança, para a sua promoção escolar.
  • E. identificar as dificuldades de aprendizagem da criança na escola.

Considerando o texto 26A2BBB, julgue os itens subsequentes.

No cotidiano escolar há um currículo oculto, transmitido sem a plena consciência dos atores sociais, e que pode tornar-se mais impactante na vida dos estudantes do que os conteúdos expressamente ensinados.

  • C. Certo
  • E. Errado

No planejamento pedagógico na educação infantil,

  • A. deve ser prevista a oferta de formação continuada aos professores e demais profissionais da escola.
  • B. é necessário reconhecer que o improviso é intrínseco ao trabalho docente, por isso deve ser admitido como método legítimo de ensino.
  • C. professores mais experientes devem analisar o material didático de professores em início de carreira, avaliando se o nível de dificuldade das atividades está adequado para crianças.
  • D. para o professor experiente é suficiente a elaboração de uma lista de atividades pedagógicas, pois ele, diferentemente do novato, está apto a impedir a ocorrência de imprevistos.
  • E. devem-se explicitar objetivos, conteúdos e procedimentos metodológicos, articulando-se as atividades pedagógicas às necessidades sociais das crianças.

Considerando o texto 26A2BBB, julgue os itens subsequentes.

Se utilizado em sala de aula, o texto 26A2BBB permite explorar os conceitos de violência e dominação simbólica tal como formulados por Pierre Bourdieu.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito às bases psicológicas e sociológicas da aprendizagem e à globalização do conhecimento, assinale a opção correta.

  • A. As bases sociológicas e psicológicas da aprendizagem ressaltam que a criança demanda atividades que lhe sejam próprias, distintas das dos adultos.
  • B. A globalização dos conhecimentos exigiu que os professores da educação infantil passassem a trabalhar preferencialmente de forma transdisciplinar.
  • C. As bases psicológicas da aprendizagem na educação infantil norteiam apenas o trabalho dos professores, por se tratar de conhecimento alheio à formação dos demais profissionais da escola.
  • D. Apesar da globalização, a escola continua a ser o local exclusivo de acesso ao conhecimento formal.
  • E. Desde o ano passado, a sociologia passou a compor efetivamente as propostas pedagógicas para a educação infantil em todo o Brasil.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...