Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que concerne à avaliação da aprendizagem e a modelos de avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
A avaliação educativa tem como consequências a formulação de objetivos, a obtenção de evidências de resultados, a interpretação de resultados e a formulação de um juízo de valor. Nessa avaliação, a descrição qualitativa do desempenho do aluno é suficiente para a emissão do juízo de valor.
No que concerne à avaliação da aprendizagem e a modelos de avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Na modalidade formativa, que está diretamente associada à função de controle, a avaliação da aprendizagem busca identificar as insuficiências principais em aprendizagens.
No que concerne à avaliação da aprendizagem e a modelos de avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
A avaliação diagnóstica envolve a descrição, a classificação e a determinação de valor de comportamento do aluno.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do planejamento, do desenvolvimento e das teorias pedagógicas aplicadas à EaD, julgue os itens seguintes.
A teoria andragógica é utilizada na elaboração de treinamentos em EaD. A experiência pessoal, o engajamento pessoal em processos de investigação, a consideração pelo ritmo do aluno e o lugar onde se desenvolve a aprendizagem são características dessa teoria.
A respeito do planejamento, do desenvolvimento e das teorias pedagógicas aplicadas à EaD, julgue os itens seguintes.
Diferentes autores agrupam as perspectivas pedagógicas dominantes em três grandes perspectivas: perspectiva associacionista, perspectiva cognitivista e perspectiva situada. De acordo com esta última perspectiva, o conhecimento é distribuído socialmente, por estar localizado na ação de pessoas e grupos.
Tendo em vista que avaliar é um desafio escolar que vem provocando, cada vez mais, reflexões sobre o que há de objetivo ou subjetivo nesse ato docente, julgue os itens a seguir.
A avaliação diagnóstica deve servir como um parâmetro das aprendizagens adquiridas e ponto de partida para o planejamento de novas intervenções pedagógicas.
Tendo em vista que avaliar é um desafio escolar que vem provocando, cada vez mais, reflexões sobre o que há de objetivo ou subjetivo nesse ato docente, julgue os itens a seguir.
A avaliação formativa visa atribuir valores numéricos como forma de aferir o desempenho dos alunos.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Os autores progressistas, ao abordarem a problemática do planejamento, afirmam que, antes de ser uma mera questão técnica, o planejamento é uma questão política. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
Quando as condições histórico-sociais de uma sociedade já estão determinadas, um projeto pedagógico deve ser desconsiderado por contestar suas determinações.
Para atingir os objetivos previstos em lei, o professor de química deve restringir a ele mesmo o poder de publicar atividades e comentários.
O uso de edublogs no ensino de química foi generalizado, graças ao advento das tecnologias de informação e comunicação nas escolas do ensino fundamental e do ensino médio das redes públicas do país.
Os blogs são ferramentas flexíveis que não apresentam limites de utilização, o que possibilita seu uso com diversos objetivos educacionais, em diversas disciplinas e em diferentes níveis de escolaridade.
O uso de blogs é restrito a cursos e disciplinas oferecidos pela Internet na modalidade de educação a distância.
Um obstáculo à utilização de blogs no ensino de química é o alto custo associado a essa ferramenta.
O uso de simulações computacionais de experimentos no ensino-aprendizagem de química apresenta a vantagem de evitar riscos à segurança dos alunos.
A despeito da procedência do que é preconizado pelas DCNGEB, é inviável a utilização das tecnologias de informação e comunicação em sala de aula, devido à falta de equipamentos de última geração.
As DGNGEB tornaram obrigatória a inserção transversal, nas aulas de química, das tecnologias de informação e comunicação.
O fundamento teórico das tecnologias de informação e comunicação é comportamentalista, pois é utilizada instrução programada individualizada.
A química é uma disciplina da parte diversificada, portanto, o professor deve planejar seu ensino organicamente, de modo a incluir digitalmente os alunos do ensino médio.
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