Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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No contexto escolar, as técnicas avaliativas devem ser condizentes com os objetivos educacionais que o professor pretende atingir, visto que o uso de uma única técnica durante o processo avaliativo poderá camuflar os reais níveis de aprendizagem dos alunos. No que se refere à avaliação da aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A.

    Recomenda-se evitar a realização de atividades avaliativas em grupo, haja vista que a aprendizagem é um processo individual.

  • B.

    A prova de química caracteriza a avaliação somativa da aprendizagem do conhecimento químico, a qual é realizada ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

  • C.

    A avaliação somativa no ensino de química caracteriza-se por ser conduzida com o intuito de identificar se o aluno apresenta dificuldades em aprender.

  • D.

    Cabe ao professor de química diversificar os meios pelos quais avalia o processo de ensino-aprendizagem sob sua responsabilidade.

  • E.

    A avaliação deve explicitar ao aluno que seu papel é o de prestar atenção no que é transmitido durante as aulas, reproduzindo-o na prova.

Ainda acerca dos livros didáticos de química decorrentes da conversão das apostilas de cursos preparatórios, constata-se que

  • A.

    contribuíram para a superação da educação bancária criticada por Paulo Freire.

  • B.

    essa conversão implicou o fim do uso de apostilas no ensino de química.

  • C.

    sua utilização acabou por estabelecer, em termos de conteúdos, o que deveria ser ensinado em cada série do nível médio.

  • D.

    uma característica fundamental desses livros refere-se à desejável preocupação ambiental.

  • E.

    resultaram na criação de uma nova concepção de educação, centrada na autonomia intelectual.

A conversão de apostilas em livros didáticos introduziu a dinâmica específica dos cursos preparatórios como referência para as atividades docentes desenvolvidas nas escolas. Nesse sentido, no que se refere ao livro didático como recurso utilizado no ensino de química no ensino médio, assinale a opção correta.

  • A.

    A introdução da experimentação no ensino de química nas escolas decorreu da conversão das apostilas preparatórias em livros didáticos.

  • B.

    A conversão das apostilas de cursos preparatórios em livros didáticos contribuiu para a consolidação do ensino de química como meio eficaz de formação para o exercício da cidadania.

  • C.

    Os livros decorrentes da conversão das apostilas de cursos preparatórios em livros didáticos caracterizam-se por favorecerem a compreensão da natureza do conhecimento científico.

  • D.

    Em razão da conversão das apostilas de cursos preparatórios em livros, as apostilas se consagraram como referência curricular nas escolas de todo o país, passando a ditar os conteúdos ensinados.

  • E.

    O livro didático, por conter todo o conteúdo obrigatório previsto legalmente, é recurso didático imprescindível ao professor.

A experimentação é um recurso bastante discutido na literatura específica e pouco utilizado no ensino de química no ensino médio. Com relação a esse recurso, assinale a opção correta.

  • A.

    O objetivo principal das atividades práticas no ensino de química é o conhecimento, por parte dos alunos, dos procedimentos experimentais associados.

  • B.

    Uma vantagem da experimentação é sua função comprobatória das teorias estudadas em sala de aula, ilustradas tanto de modo visual quanto sensorial.

  • C.

    Na realização de experimentos, além de roupas adequadas, é fundamental que os alunos evitem jalecos de tecido sintético, preferindo os de algodão.

  • D.

    No ensino médio, pela natureza dos experimentos, é dispensada a existência de equipamentos de proteção coletiva (EPC) na escola.

  • E.

    De acordo com as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a experimentação é um recurso que assegura a produção de conhecimentos químicos de nível teóricoconceitual significativos e duradouros.

  • A.

    Uma habilidade esperada de um professor de química é a de criar condições para que os alunos compreendam o caráter neutro do conhecimento científico, ou seja, que determinado conhecimento, para ser científico, deve resultar de observação isenta e objetiva.

  • B.

    A principal habilidade didática exigida dos professores de química é constatada quando seus alunos abandonam suas concepções e passam a adotar as concepções científicas, por estas representarem a interpretação dos fenômenos.

  • C.

    A realização de atividades que serão expostas em feiras de ciências desenvolve, nos alunos, as habilidades próprias de cientistas.

  • D.

    Na abordagem denominada aprendizagem por descoberta, a realização de atividades de acordo com roteiros devidamente elaborados leva os alunos a desenvolverem habilidades próprias do desenvolvimento do conhecimento científico, com resultados constatados de aprendizagem da química no ensino médio.

  • E.

    Uma das práticas pedagógicas constatadas no ensino de ciências da natureza na educação básica, fundada na crença empirista de construção do conhecimento científico, refere-se à existência de um método científico ensinado por etapas rígidas que devem ser seguidas para essa construção.

  • A.

    A exploração de todas as possibilidades do material concreto escolhido deve ser feita durante a aplicação da atividade, pois o professor também faz parte do processo de construção do conhecimento.

  • B.

    A utilização do material concreto é apropriada somente nas séries iniciais, para o trabalho com conceitos básicos da matemática, pois a abstração o único caminho para aprender matemática de fato.

  • C.

    Tais materiais são, em geral, tão eficientes que sua manipulação já propicia a aprendizagem dos estudantes, dispensando-se, na maioria dos casos, a intervenção do professor.

  • D.

    O uso de materiais concretos proporciona aos alunos participar de atividades manipulativas e visuais que podem servir de suporte para sua atividade cognitiva, bem como para a compreensão de conceitos e propriedades matemáticas, em qualquer série ou faixa etária.

  • E.

    A constatação da validade de uma afirmação em diversas experiências em que se faça uso do material concreto é suficiente para comprovar que essa afirmação é sempre válida.

A respeito do uso de aplicativos digitais para a aprendizagem matemática, assinale a opção correta.

  • A.

    O uso de softwares educativos de geometria dinâmica propicia ao aluno a construção de hipóteses que devem, entretanto, ser validadas pelo professor.

  • B.

    Por meio de softwares de geometria dinâmica, é possível conhecer propriedades relativas ao objeto de estudo, sendo necessário o uso de outros mecanismos para validá-las em quantidade limitada de exemplos.

  • C.

    Apenas programas específicos, construídos com finalidades educativas, conhecidos como softwares educativos, podem ser usados para a aprendizagem da matemática escolar.

  • D.

    Atualmente, a alta tecnologia dos softwares educativos torna dispensável a intervenção do professor no processo de ensino e aprendizagem da matemática.

  • E.

    Os softwares de geometria dinâmica facilitam o processo de construção e movimentação dos objetos geométricos, o que facilita o processo de análise e percepção de suas propriedades.

Assinale a opção correta a respeito do tempo didático e do tempo de aprendizagem.

  • A.

    O tempo didático é o tempo necessário para o aluno superar bloqueios e atingir posição de equilíbrio, pois o processo de ensino-aprendizagem é progressivo, lógico e racional, podendo ser organizado em uma sequência lógica de conteúdos.

  • B.

    O tempo de aprendizagem é sequencial e linear, por isso, geralmente, todos os estudantes precisam de uma mesma quantidade de tempo para o aprendizado de determinado conceito matemático.

  • C.

    Comparando-se o tempo didático e o tempo de aprendizagem, a dimensão da temporalidade subjetiva pode ser equiparada ao tempo previsto no planejamento didático.

  • D.

    O tempo didático, determinado nos programas escolares e nos livros didáticos, em cumprimento a uma exigência legal, confere ao saber caráter cumulativo e irreversível e coincide com o tempo de aprendizagem.

  • E.

    O tempo de aprendizagem, vinculado às rupturas e aos conflitos do conhecimento, exige uma permanente reorganização de informações e caracteriza toda a complexidade do ato de aprender.

  • A.

    Os conteúdos devem traduzir o saber cotidiano, que emerge do contexto vivenciado pelo aluno, sendo, portanto, mais significativo que o conhecimento científico.

  • B.

    Esses objetos de conhecimento devem ter caráter, essencialmente, utilitário e imediatista.

  • C.

    Tais conteúdos devem ser uma simplificação do saber científico, independentemente de sua utilidade prática.

  • D.

    É importante que esses objetos de conhecimento sejam uma recontextualização do conhecimento científico, relacionados a situações significativas para o aluno.

  • E.

    Os conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula devem reproduzir os saberes desenvolvidos nas universidades e institutos de pesquisa, inclusive no que diz respeito aos termos técnicos, dada a sua maior confiabilidade.

Acerca da avaliação da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Os critérios e instrumentos de avaliação devem constar no plano de ensino da disciplina e ser divulgados aos alunos desde o início do período letivo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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