Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere ao planejamento do processo de avaliação, assinale a opção correta.

  • A. A avaliação dos alunos, independentemente de apresentarem ou não necessidades educacionais especiais, deve ser formativa.
  • B. Os princípios da avaliação classificatória são os que mais se adéquam aos alunos com necessidades educacionais especiais.
  • C. A avaliação processual não se adéqua à educação especial, devido ao fato de os alunos com necessidades educacionais especiais apesentarem comprometimento no seu processo de desenvolvimento.
  • D. Para que não se sintam discriminados, o professor deve evitar que alunos com necessidades educacionais especiais participem dos mesmos processos avaliativos realizados com os demais alunos da sala de aula.
  • E. A avaliação na educação especial é desnecessária, uma vez que esses alunos são promovidos automaticamente.

Uma mediação eficaz do processo de aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental depende de o professor

  • A. incentivar os estudantes a competirem entre si para alcançarem maiores notas nas avaliações.
  • B. investir na aprendizagem dos estudantes que apresentem déficit de aprendizagem em detrimento dos alunos com altas habilidades, pois estes, ao contrário daqueles, conseguem aprender sozinhos.
  • C. ter nível de conhecimento restrito aos conteúdos que ensina.
  • D. empregar uma linguagem escorreita na comunicação com os alunos, proibindo-os de utilizar gírias e formas vocabulares coloquiais em sala de aula.
  • E. aproximar-se dos estudantes, construir relações respeitosas com eles e considerar suas diferenças individuais.

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. A escola de ensino médio deve legitimar as práticas letradas locais que contemplem a diversidade linguística e cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na função de mediador do processo de construção do conhecimento pelo aluno, o professor deve

  • A. manter uma prática pedagógica conservadora para com os estudantes menos dedicados, uma vez que é inútil planejar novas metodologias em função de alunos desinteressados.
  • B. separar os estudantes que apresentam níveis de aprendizagem mais desenvolvidos dos que se encontram defasados, para não prejudicar os que sejam mais dedicados.
  • C. exigir menos empenho dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem que do restante da turma.
  • D. buscar manter-se motivado, voltando sua atenção totalmente aos estudantes que apresentam maior interesse em aprender.
  • E. empenhar-se em realizar um trabalho que contribua para o sucesso da aprendizagem da turma.

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. Um dos objetivos da área de linguagens é refletir sobre o caráter heterogêneo das línguas, com prioridade para o estudo da norma culta padrão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da relação entre professor, aluno e conhecimento, assinale a opção correta.

  • A. O professor deve evitar envolver-se afetivamente com os alunos, para que estes efetivamente exerçam a autonomia no processo de aprendizagem.
  • B. Quanto mais os alunos se comportem e pensem como o professor, mais positivo e harmônico será o relacionamento entre eles em sala de aula.
  • C. O professor que valoriza os erros do aluno para corrigi-los em uma próxima ocasião adota uma prática pedagógica progressista, que aproxima o aluno e o professor.
  • D. Atividades pedagógicas voltadas para as habilidades de classificação, comparação ou dedução são incapazes de despertar interesse no estudante do ensino fundamental.
  • E. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a relação entre professor e aluno torna-se positiva à medida que este se reconhece como independente daquele para a construção do conhecimento.

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. O multiletramento refere-se ao desenvolvimento de linguagens híbridas e à implementação de todas as mídias, principalmente as digitais, no contexto diário escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para que uma proposta pedagógica seja considerada interdisciplinar, é necessário que ela

  • A. assegure a racionalização técnica e elimine a divisão entre as áreas de conhecimento.
  • B. contemple conteúdos e estratégias de mais de uma área do conhecimento para promover uma aprendizagem significativa.
  • C. integre, no mínimo, quatro áreas de conhecimento.
  • D. seja desenvolvida em outros espaços da escola que não a sala de aula, como na sala de leitura, no pátio, na quadra de esportes etc.
  • E. disponha de instrumentos próprios para o acompanhamento objetivo e imparcial da aprendizagem dos estudantes.

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. O processo de formação de leitores críticos, capazes de refletir sobre textos de diversos gêneros — artigo de opinião, editorial, reportagem, notícia, entre outros —, é tarefa única de professores da área de linguagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de alfabetização, assinale a opção correta.

  • A. O professor que adota o método de alfabetização freireano centraliza as estratégias de ensino na utilização do livro didático.
  • B. Na perspectiva construtivista, a alfabetização deve enfatizar, inicialmente, os sons das letras e das sílabas.
  • C. A alfabetização concretiza-se quando o indivíduo alcança o domínio da tecnologia da escrita.
  • D. De acordo com a psicogênese da língua escrita, o atingimento da escrita a nível silábico é suficiente para que uma criança seja considerada alfabetizada.
  • E. O letramento constitui uma metodologia que privilegia o ensino de sílabas e palavras na alfabetização.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...