Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da relação entre professor e aluno na educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. Para construir uma relação positiva com as crianças, o professor da educação infantil deve ignorar os erros cometidos por elas.
  • B. O diálogo de confiança favorece relações permissivas entre professor e aluno, mas também acentua o conflito entre eles.
  • C. Recomenda-se que o professor da educação infantil trabalhe conteúdos bem simples com as crianças, a fim de evitar que elas se frustrem com eventuais resultados negativos.
  • D. A relação do professor com as crianças é sempre amigável graças à índole inócua delas.
  • E. Essa relação constitui um dos elementos da organização da proposta pedagógica na educação infantil.

Com relação ao processo de ensino aprendizagem na educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. A abordagem da aprendizagem significativa defende que crianças apresentam características cognitivas e comportamentais inatas, pouco suscetíveis a mudanças.
  • B. A concepção interacionista considera que o sucesso na aprendizagem está condicionado mais ao esforço do aluno que ao empenho do professor.
  • C. Uma das funções da aprendizagem transformadora é estabelecer limites bem definidos para as crianças na escola.
  • D. O ensino deve ser centralizado na afetividade e embasado no pressuposto de que crianças ainda são incapazes de apreender conhecimentos complexos.
  • E. Uma prática pedagógica exitosa requer do professor postura sensível, capacidade de indagar, fundamentação teórica e criatividade.

A partir do texto precedente, é correto afirmar que

  • A. a escola deve ser contextualizada no momento histórico e social presente, o que implica ignorar todo conhecimento cultural produzido anteriormente pela humanidade.
  • B. as funções da escola devem estar explicitadas no PPP e, por isso, não estão diretamente relacionadas a diferentes sistemas de ensino.
  • C. o PPP, ao definir as funções da escola, despreza os conteúdos curriculares e os saberes produzidos no interior da instituição.
  • D. os diferentes sistemas de ensino que apresentam propostas curriculares próprias formam uma trama institucional.
  • E. o currículo reflete as funções da escola quando determina que o que deve ser ensinado independe dos conhecimentos prévios dos educandos.

A respeito da relação do PPP com o currículo, assinale a opção correta.

  • A. Os conteúdos curriculares já estão determinados nos livros didáticos e no PPP, bastando a seleção dos livros que serão adotados.
  • B. O PPP estabelece as ações e estratégias da escola, enquanto o currículo se preocupa apenas com os conteúdos a serem ensinados.
  • C. O currículo descrito no PPP se restringe aos componentes curriculares que serão trabalhados pela escola.
  • D. As Diretrizes e os Parâmetros Curriculares Nacionais determinam os currículos e o PPP apenas seleciona os conteúdos que serão adotados.
  • E. A definição, no PPP, do tipo de cidadão a ser formado, delineia elementos importantes do currículo.

Considerando o currículo como a cultura da escola, assinale a opção correta.

  • A. O currículo explícito, expresso nos planos de ensino, e o currículo oculto, que ocorre nas práticas de sala de aula, revelam a cultura escolar.
  • B. A cultura escolar é o conhecimento erudito expresso no currículo, o qual apresenta uma forma correta de falar, de escrever e de se comportar em diversas situações.
  • C. O currículo expressa o ambiente escolar, local privilegiado de manifestação de diferentes hábitos e costumes de cada grupo familiar e, na junção dessas diferenças, a cultura escolar se manifesta.
  • D. Cada escola escolhe livremente todos os conteúdos e conhecimentos a serem trabalhados para as diferentes faixas etárias que atende e, nessa escolha, se revela sua cultura.
  • E. O currículo reflete a cultura escolar, que é apenas um reflexo da sociedade na qual a escola está inserida.

Considerando-se o currículo como práxis, é correto afirmar que ele

  • A. corresponde às disciplinas expressas no histórico escolar dos estudantes.
  • B. está desvinculado da teoria.
  • C. se efetiva na prática pedagógica de sala de aula.
  • D. se refere às práticas que dispensam o planejamento da ação pedagógica.
  • E. se refere aos conteúdos de ensino determinados pelos sistemas educacionais.

A respeito de gestão democrática, assinale a opção correta.

  • A. A gestão democrática é instaurada no ambiente escolar de forma rápida e eficiente, sem limitações e obstáculos.
  • B. Em uma gestão democrática, as discussões são coletivas, mas as decisões são tomadas pelo diretor da escola.
  • C. Nas decisões sobre as questões pedagógicas somente as opiniões dos docentes devem ser levadas em consideração, embora coletivamente.
  • D. A gestão democrática engloba as ações dos responsáveis pela instituição escolar, desde a divisão do trabalho até as tomadas de decisão.
  • E. Para a gestão democrática de uma escola basta a eleição direta do diretor por meio do voto de seus pares.

Acerca do projeto político-pedagógico (PPP) da escola de educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. O PPP é um plano global da escola que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar naquela instituição e, por isso, deve ser construído coletivamente.
  • B. As escolas de educação infantil situadas dentro de um mesmo município podem ter o mesmo PPP, porque os conteúdos nelas ensinados são iguais.
  • C. Como a construção do PPP é de responsabilidade dos professores, o processo de elaboração desse documento deve ser coordenado pelos gestores da escola.
  • D. O PPP é um documento que sistematiza de modo definitivo e permanente ações educativas que compõem o planejamento da escola de educação infantil.
  • E. O intuito da construção do PPP é cumprir as regras da burocracia das escolas de educação infantil, com a elaboração de planos e documentos.

No que se refere à elaboração do plano global de médio prazo do processo de planejamento, assinale a opção correta.

  • A. O marco situacional é aquele no qual a escola assume uma proposta político-social e apresenta sua fundamentação.
  • B. O marco operativo é aquele no qual a instituição firma o ideal de sua prática dentro de seu campo de ação.
  • C. Os marcos doutrinal, situacional e referencial são subdivisões do marco operatório.
  • D. O marco referencial corresponde à afirmação da instituição como parte integrante da sociedade.
  • E. A delimitação da atuação da escola em uma realidade complexa corresponde ao marco doutrinal.

Define-se planejamento educacional como

  • A. execução de ações educativas que independem de elaboração teórica.
  • B. apresentação sistematizada e justificada das decisões relativas às ações a serem realizadas.
  • C. diagnóstico da realidade educacional para a identificação das dificuldades existentes e de suas causas.
  • D. processo de racionalização, organização e coordenação da prática docente.
  • E. preenchimento de formulários administrativos de rotina pelo professor.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...