Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. As relações pessoais estabelecidas entre o educador e a turma relacionam-se ao aspecto socioemocional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ensino de ciências em sala de aula, comumente se recorre à utilização de modelos, que podem ser construídos em forma de desenhos, gráficos ou outros recursos que facilitem o entendimento de diferentes processos. Acerca da utilização de modelos nas aulas de ciências, assinale a opção correta.

  • A. Em sala de aula, a utilização de mais de um modelo de representação para uma mesma entidade é considerado inadequado, pois confunde o aluno e dificulta seu entendimento acerca do assunto.
  • B. Modelos, até mesmo os estabelecidos e aceitos pela comunidade científica, são representações parciais da realidade, e o professor deve esclarecer isso aos alunos.
  • C. Modelos que não tenham semelhança visual com o objeto modelado não possuem função prática para a educação.
  • D. A construção de modelos com finalidades didáticas deve ser feita por cientistas e profundos conhecedores das teorias.
  • E. O professor deve evitar o emprego do modo gestual de representação, que faz uso do corpo humano, para expressar modelos em sala de aula.

Julgue os itens a seguir, relativos a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor. No que se refere à relação professor/aluno, as tendências pedagógicas libertária e libertadora têm aspectos comuns ao ressaltarem o antiautoritarismo, as experiências individuais e a autogestão pedagógica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A revolução informacional intensificou o processo de comunicação mundial e a globalização de atividades. Isso constitui um desafio para o ensino de ciências, tendo em vista a necessidade de geração de conhecimento e desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a educação pública deve promover a

  • A. preparação para o processo produtivo e para a vida em uma sociedade técnico-informacional.
  • B. priorização de disciplinas matemáticas em contraposição às que promovam a formação cultural.
  • C. criação de ambientes virtuais de aprendizagem, que prescindem de mediação pedagógica.
  • D. substituição do ensino das línguas nativas pelas linguagens de programação computacional.
  • E. educação para a especialização, mediante tarefas restritas e individualizadas.

Para que a aprendizagem de ciências em sala de aula seja efetiva, é fundamental que haja objetivos preestabelecidos no currículo. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A. O currículo formal é aquele estabelecido pelos sistemas de ensino e que corresponde ao que os professores efetivamente ensinam em sala de aula.
  • B. O currículo não deve refletir as exigências econômicas da sociedade, uma vez que são fundamentalmente opostas aos objetivos da educação.
  • C. O currículo deve favorecer o alcance uniforme de competências pelos alunos, para garantir-lhes a perfeita adequação ao mercado de trabalho.
  • D. A aprendizagem não formal de conceitos científicos, como aquela resultante das relações vividas na comunidade, deve ser secundária à aprendizagem formal, estabelecida no documento curricular da escola.
  • E. A proposta curricular faz parte do projeto pedagógico-curricular, documento que expressa intenções, objetivos e aspirações da escolarização.

Com relação à experimentação, assinale a opção correta.

  • A. A experimentação no ensino adquire caráter investigativo quando a teoria trabalhada apresenta potencial de generalização e previsão.
  • B. A aplicação de experimentos nas aulas de ciências tem por finalidade a comprovação de resultados quantitativos previamente tabelados.
  • C. A experimentação é um método que prescinde de planejamento e que deve ser desenvolvido com base no improviso, pois assim os alunos se sentem mais motivados a realizar atividades que superem suas expectativas.
  • D. Atividades experimentais devem ser preferidas às atividades teóricas porque, nas aulas de ciências, a prática é mais importante que a teoria.
  • E. A experimentação deve ser desenvolvida com base no pressuposto de que o impacto do caráter macroscópico dos fenômenos garante a efetiva aprendizagem das relações microscópicas subjacentes.

Em uma escola em que a proposta de trabalho fundamenta-se na interdisciplinaridade, durante uma reunião para o planejamento de atividades, vários professores emitiram comentários a respeito do processo interdisciplinar. Assinale a opção em que o comentário apresentado traduz o conceito de interdisciplinaridade.

  • A. “Vamos fazer uma feira de ciências, que chamaremos de feira interdisciplinar: cada um apresenta seu trabalho e terminamos com uma prova, em que cada um elabora uma questão e a nota vale para todas as disciplinas.”
  • B. “Precisamos um do outro para ampliar os conhecimentos, isso implica coletividade, cooperação e inter-relação das disciplinas, o que exige a realização de um planejamento coletivo.”
  • C. “Não há necessidade de planejarmos juntos, cada um pode abordar o tema individualmente, com os conteúdos próprios de sua disciplina.”
  • D. “Sugiro que procuremos atividades que auxiliem na discussão do tema, que não precisa se referir à disciplina: uma atividade por semana e pronto.”
  • E. “Se planejarmos juntos e todos abordarmos o mesmo tema, descaracterizaremos nossas disciplinas, perderemos o foco e não cumpriremos nossos objetivos nem os conteúdos.”

Em uma escola de ensino fundamental, em que a proposta de trabalho fundamenta-se na interdisciplinaridade, os professores se reuniram no início do ano para planejar os projetos que norteariam as ações pedagógicas de todo o ano letivo. Como não havia consenso entre os professores sobre a concepção de interdisciplinaridade, a diretora solicitou que cada um esquematizasse o que entendia por interdisciplinaridade.

Assinale a opção correspondente ao esquema que representa corretamente o conceito de interdisciplinaridade.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A respeito da atuação do professor no atendimento das propostas de escolas inclusivas, assinale a opção correta.

  • A. O professor deverá planejar suas aulas independentemente do planejamento da escola, já que conhece as particularidades das necessidades educacionais de cada um dos seus alunos.
  • B. Para atender alunos com necessidades educacionais especiais, o professor deverá contar com o apoio de profissionais especializados.
  • C. Para não prejudicar o desenvolvimento dos alunos da educação regular, o professor não deve modificar a sua ação pedagógica para atender alunos com necessidades educacionais especiais.
  • D. Para atender as necessidades dos alunos, independentemente de apresentarem ou não necessidades educacionais especiais, o professor deve realizar avaliações classificatórias do processo educativo e valorizar o esforço individual de cada um.
  • E. O professor deverá evidenciar as necessidades educacionais especiais de seus alunos para que estes sejam atendidos prioritariamente em relação aos demais alunos da escola.

Em relação a projetos interdisciplinares em escolas inclusivas, assinale a opção correta.

  • A. Projetos interdisciplinares não estão contemplados na legislação educacional vigente.
  • B. Conforme os PCN, na escola inclusiva não é recomendável a implantação de projetos interdisciplinares, em razão de características que são próprias do processo de inclusão.
  • C. De acordo com os princípios dos projetos interdisciplinares, todos os alunos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem têm condições de aprender.
  • D. Devido à imprevisibilidade do desenvolvimento do aluno com necessidades educacionais especiais, os projetos interdisciplinares são impraticáveis nas escolas inclusivas.
  • E. Projetos interdisciplinares não podem ser implementados em escolas que atendem alunos com necessidades educacionais especiais, pois eles precisam de atenção especial e individualizada.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...