Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção correta a respeito da concepção e da função sociocultural da escola.

  • A. Os docentes devem identificar as relações sociais e reforçá-las em sala de aula, demonstrando respeito pela cultura local e atendendo, assim, a uma das funções sociais da escola.
  • B. A escola deve assumir uma posição político-partidária e incentivar a comunidade escolar a concordar com ela, como forma de modificação do contexto social.
  • C. A escola tem como função exclusiva transmitir os conteúdos de aprendizagem de forma correta, por meio da metodologia apropriada para o aprendizado dos estudantes.
  • D. Os professores, a equipe técnica e os funcionários devem discutir coletivamente suas concepções individuais a respeito da função social da escola para que possam trabalhar com os mesmos objetivos.
  • E. A principal função da escola é desenvolver as habilidades individuais, por meio de exercícios e ações de capacitação técnica, para que os indivíduos possam ter um desempenho favorável no mercado de trabalho.

A educação deve ser mediadora de um projeto social. Entre outras instâncias sociais, a escola deve adotar a dialética como metodologia e, por meio da troca de ideias, propor um modelo ideal de sociedade.

Assinale a opção que apresenta a afirmação que resume a concepção de educação exposta no excerto acima.

  • A. A educação promove a harmonia social por meio de projeto realista para a sociedade.
  • B. Cabe à escola impor novas ideias à sociedade.
  • C. A escola deve negar os fatores socioeconômicos e culturais.
  • D. A sociedade pode ser transformada pela educação.
  • E. A educação deve reproduzir o modelo social vigente.

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. A exigência de que o professor trace os objetivos, organize o planejamento da aula e busque formas de estabelecer uma comunicação que garanta a aprendizagem efetiva está diretamente relacionada ao aspecto socioemocional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da relação educação e sociedade — dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica —, assinale a opção correta.

  • A. Conforme Paulo Freire, a visão ingênua da sociedade é de suma importância para homens e mulheres da classe popular serem libertos.
  • B. De acordo com Anísio Teixeira, a responsabilidade da escola relaciona-se com a instrução de homens dóceis para anular todo tipo de opressão social.
  • C. A filosofia, a história e a sociologia da educação oferecem poucos elementos para o entendimento da dinâmica escolar.
  • D. As pesquisas que envolvem educação e sociedade enfraquecem as atuais políticas públicas destinadas à educação infantil.
  • E. A evolução da educação está ligada à evolução da própria sociedade.

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. Os aspectos cognoscitivos correspondem aos conteúdos ensinados pela escola e às tarefas relacionadas à aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a organização do trabalho na escola pública, assinale a opção correta.

  • A. O trabalho coletivo tem sido apontado por pesquisadores e estudiosos como o caminho mais difícil e complexo para o alcance das novas finalidades da educação escolar.
  • B. É tarefa dos pais de alunos trazerem a ciência pedagógica para o trabalho coletivo desenvolvido na escola.
  • C. O projeto político-pedagógico, o trabalho coletivo e o conhecimento da ciência pedagógica são princípios fundamentais para a organização do trabalho na escola pública.
  • D. A organização da escola é competência unicamente do Estado, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
  • E. O projeto político-pedagógico resulta da construção individual dos atores da educação escolar.

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. A interação humana possui valor pedagógico fundamental, pois é por intermédio das relações professor/aluno e aluno/aluno que o conhecimento se constrói coletivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto precedente, assinale a opção correta, acerca das teorias crítico-reprodutivistas.

  • A. Os aparelhos ideológicos do Estado funcionam massivamente pelos rituais econômicos e políticos e, secundariamente, pelos rituais educativos.
  • B. Incluem-se entre as teorias crítico-reprodutivistas a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, a teoria da escola como aparelho ideológico de Estado (AIE) e a teoria da escola dualista.
  • C. A teoria do sistema de ensino como violência simbólica foi desenvolvida por Althusser.
  • D. O termo violência simbólica relaciona-se à ideia de que toda e qualquer sociedade se estrutura como um sistema de relações de força emocional cujo papel é enfraquecer, por dissimulação, as relações de força material.
  • E. Os autores que defendem a teoria da escola dualista se empenham em mostrar que a escola, embora pareça unitária e unificadora, é dividida em duas grandes redes, a rede pública e a rede privada.

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. Na relação professor/aluno, é frequente se confundir autoridade com autoritarismo, uma vez que tanto este quanto aquela são consequência natural do processo de acúmulo de conhecimento técnico pelo professor e da preocupação deste com a evolução do aluno na construção do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A reordenação do processo educativo com base no pressuposto da neutralidade científica e nos princípios de racionalidade, da eficiência e da produtividade é defendida pela

  • A. pedagogia crítico-social dos conteúdos.
  • B. tendência pedagógica renovada não diretiva.
  • C. tendência pedagógica renovada progressivista.
  • D. pedagogia tradicional.
  • E. pedagogia tecnicista.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...