Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.

As classes de correção da distorção idade-série possibilitam agrupar os estudantes de acordo com suas dificuldades e potencialidades com o objetivo de promover o avanço contínuo das aprendizagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às tendências pedagógicas e aos aspectos históricos a elas relacionados, assinale a opção correta.

  • A. A concepção pedagógica progressista postula que a educação é um bem de produção e um bem de consumo cuja importância está relacionada ao processo de desenvolvimento econômico.
  • B. Atualmente, o lema aprender a aprender, diferentemente do ideal da Escola Nova, relaciona-se à exigência de constante atualização decorrente da necessidade de ampliar a esfera da empregabilidade.
  • C. Denominam-se tendências pedagógicas renovadas aquelas denominadas pelo amplo movimento de contraposição à pedagogia tradicional que se desenvolveu a partir do final do século XIX e se estendeu às primeiras duas décadas do século XX.
  • D. A pedagogia da Escola Nova surgiu no contexto da década de 60 do século passado, que, marcada pela crítica à ordenação vigente e pela rebelião dos jovens, propiciou o surgimento das pedagogias não diretivas.
  • E. Denominam-se contra-hegemônicas as pedagogias que, orientadas e subsidiadas pelo Banco Mundial, buscam intencional e sistematicamente colocar a educação a serviço das forças vigentes.

As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.

O projeto interventivo, que compõe o projeto político-pedagógico da escola, é considerado uma prática colegiada, na medida em que toda a equipe pedagógica da escola deve estar envolvida em seu planejamento e em sua realização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os pressupostos das tendências pedagógicas determinam as concepções de educação, ensino e escola que orientam a prática educativa e docente. De acordo com o ideário libertário,

  • A. o objeto da educação desconsidera a identificação dos elementos culturais cuja assimilação faz dos indivíduos seres humanos, bem como a descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo.
  • B. o mais importante é ensinar para que o aluno assimile determinados conhecimentos, aprenda a estudar e a reproduzir conhecimentos, para lidar com situações novas.
  • C. a educação se expressa em movimento concomitante de crítica à educação burguesa e de formulação da própria concepção pedagógica, que se materializa na criação de escolas autônomas e autogeridas.
  • D. o processo educativo deve ser reordenado, com base no pressuposto da neutralidade científica, inspirado nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, para tornar-se objetivo e operacional.
  • E. a educação é uma exigência do mercado e para o processo de trabalho humano em geral.

As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.

A técnica de ensino denominada grupo de verbalização e de observação (GV/GO) consiste em organizar a turma em grupos com seis pessoas, para a discussão de determinado tema durante seis minutos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos saberes pedagógicos, assinale a opção correta.

  • A. Os saberes pedagógicos independem de conhecimentos científicos.
  • B. A busca pela autonomia da escola independe do processo de formação dos saberes pedagógicos.
  • C. Os saberes pedagógicos são construídos na formação inicial dos educadores e independem da prática docente.
  • D. A capacidade de articular o aparato teórico-prático, de mobilizá-lo na condição presente e de organizar novos saberes a partir da prática se transforma em saberes pedagógicos.
  • E. Os sistemas de ensino municipal, estadual ou federal devem subordinação ao MEC, que é a instituição responsável pela formação dos saberes pedagógicos e pela transformação da escola.

As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.

A progressão continuada, também denominada promoção automática, fundamenta-se na ideia de que os estudantes devem progredir sem lacunas em suas aprendizagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta no que se refere à relação entre saberes e práticas pedagógicas.

  • A. Conforme a corrente pedagógica progressista, a prática docente deve pautar-se por programas e currículos determinados previamente por uma política de Estado.
  • B. Os saberes decorrem da práxis social, histórica, intencionada, realizada por um sujeito histórico, na qual sujeito e realidade estão dissociados pelo fazer pedagógico.
  • C. O saber pedagógico em uma escola crítica só pode se constituir a partir de um programa da escola, que realizará a mobilização de saberes.
  • D. Em uma escola crítica, deve-se privilegiar os procedimentos didático-metodológicos, evitando-se qualquer aspecto subjetivo.
  • E. A transformação ideológica e narcísica dos educadores pode impulsionar uma mudança na escola e nas práticas pedagógicas.

As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.

Uma das atribuições do coordenador pedagógico é orientar e acompanhar a análise do desempenho dos estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tendência pedagógica que considera que democratizar a escola consiste em auxiliar a construção da personalidade social do estudante, possibilitando-lhe se expressar bem, se comunicar de diversas formas, desenvolver o gosto pelo estudo e dominar o saber escolar, é denominada

  • A. crítico-social.
  • B. libertária.
  • C. tradicional.
  • D. tecnicista.
  • E. liberal.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...