Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Para o marxismo, a educação é considerada um problema individual, sujeito a um processo de aperfeiçoamento espiritual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao emprego de meios tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem da educação básica, julgue os seguintes itens.

I A utilização de meios tecnológicos no fazer escolar proporciona maior aprendizagem, mas isso tem de ser relativizado, dado que também interferem na aprendizagem outras variáveis, tais como estilos de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo do sujeito, familiaridade com o ambiente informático e com os documentos interativos, estrutura do documento tecnológico-digital, desejo que o sujeito tem de aprender.

II Especificamente com relação aos meios interativos, a aprendizagem depende de variáveis como experiência do sujeito com o tipo de documento, conhecimento acerca do assunto, preferências de aprendizagem do educando, estrutura do documento, tipo de navegação disponível, rapidez de processamento da informação, tarefas solicitadas no documento e motivação.

III Existem três pressupostos teóricos que explicam como os meios tecnológicos contribuem para facilitar o processo de ensino e aprendizagem: o pressuposto do canal dual (dual channel), o da capacidade limitada de processamento da memória e o do processamento ativo.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas o item I está certo.

  • B.

    Apenas o item II está certo.

  • C.

    Apenas o item III está certo.

  • D.

    Apenas os itens II e III estão certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Para Marx e alguns estudiosos do marxismo, a educação é um instrumento de inculcação da ideologia dominante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões de 50 a 52

             Um professor de ensino médio desenvolvia a primeira etapa da metodologia de projetos: a delimitação do tema com a consequente subdivisão dos grupos. Em razão da relação entre a quantidade de temas e de alunos, fazia-se necessária a formação de 10 grupos com 5 membros em cada, os quais foram formados, com exceção de 2: um apresentava 4 membros e o outro, 6. O professor solicitou que um dos membros do grupo que apresentava 6 componentes passasse a integrar o grupo que apresentava 4, mas nenhum dos membros saiu do lugar. O professor reiterou a solicitação com mais ênfase. Fez-se silêncio na sala de aula, todos os olhares voltaram-se para a equipe composta por 6 componentes, mas todos os membros desse grupo permaneceram em silêncio e no lugar onde estavam. O professor explicou que não poderiam dar continuidade ao trabalho se não houvesse a definição das equipes. Um dos membros do grupo composto por 6 componentes respondeu que eles não se separariam porque eram amigos de longa data, estudavam juntos em todas as disciplinas, faziam todos os trabalhos juntos e não desenvolveriam quaisquer atividades separadamente, ainda mais se implicassem alguma forma de competição, mesmo que simbólica, entre eles.

Analisando a situação descrita e de acordo com os tipos de liderança, julgue os itens a seguir.

I Para melhor resolver o problema, o professor deve primeiramente identificar o tipo de liderança vigente no grupo resistente.

II A liderança gerencial ou burocrática é proativa, molda idéias, muda o que as pessoas pensam ser desejável, possível e necessário.

III A liderança visionária ou carismática envolve-se em situações e contextos característicos de atividades cotidianas.

IV A liderança estratégica enfatiza o comportamento ético e as decisões baseadas em valores.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

A Lei Orgânica regulamentou o curso normal superior que se propunha à formação de professores do ensino primário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões de 50 a 52

             Um professor de ensino médio desenvolvia a primeira etapa da metodologia de projetos: a delimitação do tema com a consequente subdivisão dos grupos. Em razão da relação entre a quantidade de temas e de alunos, fazia-se necessária a formação de 10 grupos com 5 membros em cada, os quais foram formados, com exceção de 2: um apresentava 4 membros e o outro, 6. O professor solicitou que um dos membros do grupo que apresentava 6 componentes passasse a integrar o grupo que apresentava 4, mas nenhum dos membros saiu do lugar. O professor reiterou a solicitação com mais ênfase. Fez-se silêncio na sala de aula, todos os olhares voltaram-se para a equipe composta por 6 componentes, mas todos os membros desse grupo permaneceram em silêncio e no lugar onde estavam. O professor explicou que não poderiam dar continuidade ao trabalho se não houvesse a definição das equipes. Um dos membros do grupo composto por 6 componentes respondeu que eles não se separariam porque eram amigos de longa data, estudavam juntos em todas as disciplinas, faziam todos os trabalhos juntos e não desenvolveriam quaisquer atividades separadamente, ainda mais se implicassem alguma forma de competição, mesmo que simbólica, entre eles.

Ainda com base no texto, de acordo com a teoria socionômica de evolução dos grupos, assinale a opção correta.

  • A.

    Na estrutura de diferenciação vertical, os grupos começam a interagir, inicialmente por proximidade física, mantendo isolamento psicológico e começando, aos poucos, a fazer contatos em pares.

  • B.

    Na estrutura de diferenciação horizontal, um grupo de indivíduos destaca-se do conjunto e, movido por emoções e preferências, uniformiza um campo grupal diferenciado do todo.

  • C.

    O grupo que se recusou a desmembrar demonstrou encontrar-se no estágio de diferenciação vertical, passando a interagir social e afetivamente segundo os seus próprios critérios.

  • D.

    O grupo que se recusou a desmembrar encontra-se no estágio de isolamento orgânico, que consiste num conjunto de indivíduos isolados e voltados para si e que apresenta incapacidade de organização.

  • E.

    No estágio de isolamento orgânico, o campo grupal move-se pela atenção voluntária em relação aos demais componentes que se destacam no conjunto, como resultado da identificação intelectual entre seus membros.

Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

Nesse período, o país vivia um intenso processo de industrialização e as escolas mantidas pelo sistema oficial de ensino acompanharam este ritmo de desenvolvimento tecnológico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões de 50 a 52

             Um professor de ensino médio desenvolvia a primeira etapa da metodologia de projetos: a delimitação do tema com a consequente subdivisão dos grupos. Em razão da relação entre a quantidade de temas e de alunos, fazia-se necessária a formação de 10 grupos com 5 membros em cada, os quais foram formados, com exceção de 2: um apresentava 4 membros e o outro, 6. O professor solicitou que um dos membros do grupo que apresentava 6 componentes passasse a integrar o grupo que apresentava 4, mas nenhum dos membros saiu do lugar. O professor reiterou a solicitação com mais ênfase. Fez-se silêncio na sala de aula, todos os olhares voltaram-se para a equipe composta por 6 componentes, mas todos os membros desse grupo permaneceram em silêncio e no lugar onde estavam. O professor explicou que não poderiam dar continuidade ao trabalho se não houvesse a definição das equipes. Um dos membros do grupo composto por 6 componentes respondeu que eles não se separariam porque eram amigos de longa data, estudavam juntos em todas as disciplinas, faziam todos os trabalhos juntos e não desenvolveriam quaisquer atividades separadamente, ainda mais se implicassem alguma forma de competição, mesmo que simbólica, entre eles.

Considerando a situação acima descrita sob o enfoque dos paradigmas teóricos sobre liderança, julgue os itens seguintes.

I A tentativa de formação de equipes por parte do professor seguiu o paradigma empiricista, o que levou a uma redução das relações em sala de aula, desconsiderando afetos, existência de liderança e de conflitos.

II O professor pode recorrer aos conhecimentos do paradigma racionalista para resolver o problema, o que vai acarretar simplismo das relações e do próprio problema.

III Caso o professor adote o fenômeno da liderança como critério para compreensão e resolução de conflitos, recairá no misticismo.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas o item I está certo.

  • B.

    Apenas o item II está certo.

  • C.

    Apenas o item III está certo.

  • D.

    Apenas os itens I e III estão certos.

  • E.

    Apenas os itens II e III estão certos.

Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

Para muitos historiadores da educação, a lei do ensino secundário nada mais fez do que acentuar a velha tradição do ensino secundário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das formas de se pensar a avaliação é buscar respostas para as seguintes questões: O que medir? Com o que medir? Como medir? Considerando essa perspectiva, julgue os itens que se seguem.

A avaliação formativa é realizada ao término do curso, no momento em que se analisam e se somam todas as avaliações do aluno

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...