Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.

Para o behaviorismo, o educar não pode ser estabelecido por condicionamentos, pois o sujeito é ativo, e a aprendizagem não é uma qualidade intrínseca do organismo, mas necessita ser impulsionada a partir do ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

Quando o surdo passa por uma educação oralizada, ele não consegue aprender a linguagem de sinais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos dois tipos de discurso que o educador precisa identificar em seus alunos, assinale a opção correta.

  • A.

    O discurso narrativo, identificado com o pensar cotidiano, é centrado na realidade presente e imediata de mundo.

  • B.

    Uma inteligência que se manifeste, predominantemente, por intermédio do discurso narrativo demanda técnicas de ensino que privilegiem a abstração e a relação simbólica.

  • C.

    O discurso científico e(ou) racionalista privilegia esquemas de ação que se organizam à medida que agem sobre o mundo.

  • D.

    O discurso narrativo privilegia esquemas de ação que somente se põem em ação sobre o mundo após planejamento prévio.

  • E.

    Um educando que manifeste, predominantemente, o discurso científico e(ou) racionalista demanda técnicas de ensino que privilegiem o raciocínio operacional-concreto.

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

Nos últimos anos, a linguagem de sinais (LIBRAS) ganhou o mesmo status linguístico de todas as línguas naturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos princípios teóricos da utilização dos meios tecnológicos de aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A.

    Princípio de modalidade: os alunos aprendem melhor quando se utiliza animação e narração em vez de animação, narração e texto.

  • B.

    Princípio das diferenças individuais: os sujeitos que mais se beneficiam de um documento multimídia são os que têm poucos conhecimentos em relação aos que já têm muitos conhecimentos, e se beneficiam mais aqueles que têm elevada orientação espacial do que os que têm pouca orientação espacial.

  • C.

    Princípio da concisão: os alunos aprendem melhor quando o conhecimento informado é objetivo.

  • D.

    Princípio da contradição: os alunos aprendem melhor quando veem duas abordagens antagônicas sobre o mesmo tema.

  • E.

    Princípio da prolixidade: os alunos aprendem melhor quando um tema lhes é apresentado de maneira minuciosa e repetitiva.

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Para os marxistas, a prática educativa é uma atividade que favorece a transformação da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na utilização de meios tecnológicos de aprendizagem, o educador tem de ter em mente os sete princípios teóricos que regem sua utilização, a fim de utilizá-los de maneira adequada ao tema, à etapa do processo e à metodologia. Acerca desses princípios, assinale a opção correta.

  • A.

    No que diz respeito ao princípio multimídia, tem-se que os alunos aprendem melhor quando se combinam palavras e imagens do que somente palavras.

  • B.

    Referente ao princípio de proximidade temporal, observa-se que os alunos aprendem melhor quando são utilizadas palavras e imagens próximas de sua realidade.

  • C.

    O princípio de proximidade espacial define que os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens são apresentadas simultaneamente em vez de sucessivamente.

  • D.

    Segundo o princípio da incoerência, os alunos aprendem melhor quando palavras, imagens ou sons irrelevantes para o assunto são excluídos.

  • E.

    De acordo com o princípio de redundância, os alunos aprendem melhor quando são usadas animação e narração em vez de animação e texto escrito.

Considerando o contexto histórico de surgimento das concepções pedagógicas, é correto afirmar que

  • A.

    o mundo ocidental assistiu, a partir da década de cinquenta do século XX, na era de ouro do capitalismo, ao florescimento da análise marxista da função reprodutora das instituições escolares.

  • B.

    a concepção pedagógica negadora da escola como instituição socializadora nasceu em decorrência da análise reprodutivista do aparelho ideológico de ensino, em uma conjuntura de expansão do capitalismo de massa.

  • C.

    o neoliberalismo emergiu em um contexto social de crise fiscal do Estado, onerado com as responsabilidades sociais propaladas pelo Estado de bem-estar social.

  • D.

    o neoliberalismo, que advoga um Estado mínimo, implica a compreensão das mínimas responsabilidades estatais na área de educação.

  • E.

    o capitalismo e o Estado de bem-estar social ganharam força e expandiram-se a partir de princípios do século XX, propiciando grande desenvolvimento da área educacional, em nível mundial.

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Na utopia revolucionária, a educação é considerada um elemento importante para a emancipação humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a utilização de meios tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, é correto afirmar que

  • A.

    o pressuposto teórico do canal dual consiste no fato de que o indivíduo deve envolver-se ativamente em um processamento cognitivo para construir uma representação mental coerente, o que inclui prestar atenção, organizar a nova informação e integrá-la no conhecimento existente.

  • B.

    o pressuposto teórico do canal dual envolve a ativação do conhecimento na memória a longo prazo e seu desdobramento para a memória a curto prazo.

  • C.

    o pressuposto teórico do processamento ativo considera que os seres humanos possuem canais de processamento da informação separados para representar materiais visuais e materiais auditivos.

  • D.

    segundo o pressuposto do processamento ativo, são utilizados dois canais que facilitam o processo de ensino e aprendizagem: o canal visual, ativado quando a informação é processada com ilustrações, animações, vídeo e texto, e o canal auditivo, quando se trata de narrações ou sons.

  • E.

    o pressuposto teórico da capacidade limitada de processamento incide sobre a limitação que o indivíduo tem para processar informação em cada canal, ou seja, quando este vê ou ouve algo, só representa parte disso, em vez de uma cópia exata.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...