Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.

Durkheim analisa a educação como um ideal abstrato e único dirigido a determinada natureza humana, sem distinção.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem

a prevalência das atividades fins da educação sobre as burocrático-administrativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A didática que se baseia na tendência crítico-social dos conteúdos consiste em preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Com relação a essa concepção de educação, julgue os itens que se seguem.

Os conteúdos priorizados por esse tipo de educação necessitam de significação humana e social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.

Para Marx, a educação é capaz de promover, por si mesma, a transformação necessária da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem

a sofisticação técnica dos instrumentos de avaliação e o monitoramento em função da priorização de processos padronizados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.

O professor deve posicionar-se contra a tradição da neutralidade dos conteúdos e da prática docente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O município de Talismã – TO recebeu sua cota do FUNDEB referente ao ano de 2008 e fez os repasses para o seu sistema municipal de ensino (SME). O SME, por sua vez, efetuou os repasses às escolas públicas. Uma determinada escola municipal de ensino fundamental recebeu a quantia de R$ 2.000,00. Como o conselho escolar tinha deliberado, no ano anterior, dotar a escola de aparelhagem de som e TV, fez-se a aquisição de uma televisão por R$ 1.000,00, de um aparelho de som por R$ 800,00, além de um aparelho de DVD pelo valor de R$ 600,00 em três parcelas a vencer a partir de janeiro de 2009. Com base nessa situação hipotética e considerando a questão sob o ângulo dos princípios constitucionais, no que tange aos recursos financeiros, ao FUNDEB e ao princípio da gestão democrática, julgue os itens seguintes.

I O conselho escolar incorreu em crime de responsabilidade pública por ter adquirido equipamentos eletrônicos a crédito.

II O tipo de aparelhagem eletrônica mencionada não pode ser adquirido com recursos públicos do FUNDEB por se tratar de tecnologia cuja destinação é doméstica.

III Uma vez adquirido, o equipamento somente pode ser usado nos subníveis da educação básica, não podendo ser utilizado nas modalidades desta.

IV Como a compra do DVD foi a crédito, com as parcelas a vencerem a partir de janeiro de 2009, o conselho escolar pode utilizar os R$ 200,00 restantes para, por exemplo, comprar instrumentos musicais para a banda da escola, mesmo que não tenha deliberado anteriormente a esse respeito.

A quantidades de itens certos é igual a

  • A. 0
  • B. 1
  • C. 2
  • D. 3
  • E. 4

Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

Segundo a epistemologia genética de Piaget, a acomodação refere-se à mudança da estrutura cognitiva para compreensão do meio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.

A burocracia e a meritocracia deixam de ser os mecanismos utilizados pelo professor para alcançar a legitimidade do saber.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.

O profissional deve ser um consumidor de teorias e investigações produzidas fora do cotidiano da escola, sendo desnecessária uma avaliação crítica sobre seus conteúdos ou procedimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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