Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.
O professor deve preocupar-se em apreender as contradições existentes na convivência em sala de aula.
Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a abordagem comportamentalista, o professor tem a função de criar situações que propiciem o estabelecimento da reciprocidade intelectual e a cooperação ao mesmo tempo moral e racional com o aluno.
Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a abordagem representativa, o professor tem como função apresentar ao aluno problemas de tal maneira que este, a partir de suas experiências anteriores, possa lembrar os elementos ausentes.
Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.
Na abordagem cognitivista, o aluno terá aprendido se conseguir executar os conteúdos que o professor vier a determinar, ou seja, o professor transmite e ensina todo o conteúdo em questão ao aluno, que não cria nem inventa, mas apenas reproduz o que aprende.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.
Na abordagem tradicional, a relação é horizontal, e o trabalho coletivo é fundamental na resolução de problemas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.
Para Vigotsky, a aprendizagem é uma consequência do desenvolvimento com que o sujeito é confrontado, e o desenvolvimento cognitivo envolve as interações sujeito-objeto-contexto social.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.
O estágio das operações concretas, que também é conhecido como estágio do pensamento semiológico, caracteriza-se pelo desenvolvimento da linguagem e de outras formas de representação, e também pelo rápido desenvolvimento conceitual.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
Como os grupos de surdos são homogêneos, o uso da LIBRAS, por esse grupo, também é uniforme.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.
Para a gestalt, o processo de redefinição consiste em perceber um mesmo estímulo de modo inteiramente novo, segundo a situação total ou a forma pela qual ele se apresenta.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
A formação de professores para a educação básica deve prever a aprendizagem da linguagem de sinais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...