Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Portaria do MEC n.o 4.059/2004 regulamenta a carga horária dos cursos a distância na modalidade semipresencial que pode ser ofertada em cursos de graduação presenciais. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Pode-se ofertar disciplinas do currículo na modalidade semipresencial, desde que a instituição garanta plataforma virtual que atenda às necessidades específicas do curso.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Valores e ideais proclamados pela legislação educacional; conteúdos básicos das ciências produzidos pela humanidade no decurso de sua prática social; necessidades e expectativas da formação cultural exigidas pela população majoritária da sociedade são pressupostos ligados aos
objetivos de ensino
conteúdos de ensino.
métodos de ensino.
conteúdos dos livros didáticos.
meios de ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.
Segundo a abordagem socioconstrutivista, a função do professor é orientar o aluno de forma ativa e servir de guia para ele, de modo a oferecer apoio cognitivo.
A Portaria do MEC n.o 4.059/2004 regulamenta a carga horária dos cursos a distância na modalidade semipresencial que pode ser ofertada em cursos de graduação presenciais. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Podem ser ofertadas disciplinas na modalidade semipresencial, integral ou parcial, desde que a oferta não ultrapasse 20% da carga horária total do curso.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O processo didático de assimilação de conhecimentos e habilidades tem como culminância o desenvolvimento dos alunos. Acerca desse tema, assinale a opção que apresenta corretamente o conceito de didática.
Concepção da direção do processo educativo subordinada a uma concepção político-social.
Disciplina que investiga o processo de ensino e aprendizagem por meio de seus componentes, formulando diretrizes para a atuação profissional.
Estudo de métodos e procedimentos de investigação, quanto a seus fundamentos e validade, distinguindo-se das técnicas.
Expressão dos conteúdos da instrução, nas matérias de cada nível de ensino, por meio de desenvolvimento e assimilação de conhecimentos e habilidades.
Reflexão rigorosa, radical e de conjunto sobre a educação, a sociedade, os alunos e os educadores.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.
Na aprendizagem social, o aluno desempenha a função de observador e aprende mediante a apresentação de um modelo que pode ser real ou simbólico.
A Portaria do MEC n.o 4.059/2004 regulamenta a carga horária dos cursos a distância na modalidade semipresencial que pode ser ofertada em cursos de graduação presenciais. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Podem ser ofertadas disciplinas na modalidade semipresencial, integral ou parcial, desde que a oferta não ultrapasse 20% da carga horária total do curso.
A Portaria do MEC n.o 4.059/2004 regulamenta a carga horária dos cursos a distância na modalidade semipresencial que pode ser ofertada em cursos de graduação presenciais. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial, integral ou parcial, podem ser ofertadas, desde que não seja ultrapassado o número de dez disciplinas.
O plano pedagógico institucional é um instrumento teóricometodológico usado para
racionalizar os esforços, o tempo e os recursos (eficiência e eficácia) utilizados para atingir objetivos essenciais do processo educacional.
O plano pedagógico institucional é um instrumento teóricometodológico usado para
representar a existência da neutralidade com relação a questões técnicas, políticas, culturais, econômicas e éticas na sua construção.
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