Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Portaria do MEC n.o 4.059/2004 regulamenta a carga horária dos cursos a distância na modalidade semipresencial que pode ser ofertada em cursos de graduação presenciais. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Pode-se ofertar disciplinas do currículo na modalidade semipresencial, desde que a instituição garanta plataforma virtual que atenda às necessidades específicas do curso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Valores e ideais proclamados pela legislação educacional; conteúdos básicos das ciências produzidos pela humanidade no decurso de sua prática social; necessidades e expectativas da formação cultural exigidas pela população majoritária da sociedade são pressupostos ligados aos

  • A.

    objetivos de ensino

  • B.

    conteúdos de ensino.

  • C.

    métodos de ensino.

  • D.

    conteúdos dos livros didáticos.

  • E.

    meios de ensino.

Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.

Segundo a abordagem socioconstrutivista, a função do professor é orientar o aluno de forma ativa e servir de guia para ele, de modo a oferecer apoio cognitivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Portaria do MEC n.o 4.059/2004 regulamenta a carga horária dos cursos a distância na modalidade semipresencial que pode ser ofertada em cursos de graduação presenciais. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Podem ser ofertadas disciplinas na modalidade semipresencial, integral ou parcial, desde que a oferta não ultrapasse 20% da carga horária total do curso.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo didático de assimilação de conhecimentos e habilidades tem como culminância o desenvolvimento dos alunos. Acerca desse tema, assinale a opção que apresenta corretamente o conceito de didática.

  • A.

    Concepção da direção do processo educativo subordinada a uma concepção político-social.

  • B.

    Disciplina que investiga o processo de ensino e aprendizagem por meio de seus componentes, formulando diretrizes para a atuação profissional.

  • C.

    Estudo de métodos e procedimentos de investigação, quanto a seus fundamentos e validade, distinguindo-se das técnicas.

  • D.

    Expressão dos conteúdos da instrução, nas matérias de cada nível de ensino, por meio de desenvolvimento e assimilação de conhecimentos e habilidades.

  • E.

    Reflexão rigorosa, radical e de conjunto sobre a educação, a sociedade, os alunos e os educadores.

Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.

Na aprendizagem social, o aluno desempenha a função de observador e aprende mediante a apresentação de um modelo que pode ser real ou simbólico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Portaria do MEC n.o 4.059/2004 regulamenta a carga horária dos cursos a distância na modalidade semipresencial que pode ser ofertada em cursos de graduação presenciais. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Podem ser ofertadas disciplinas na modalidade semipresencial, integral ou parcial, desde que a oferta não ultrapasse 20% da carga horária total do curso.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Portaria do MEC n.o 4.059/2004 regulamenta a carga horária dos cursos a distância na modalidade semipresencial que pode ser ofertada em cursos de graduação presenciais. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial, integral ou parcial, podem ser ofertadas, desde que não seja ultrapassado o número de dez disciplinas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O plano pedagógico institucional é um instrumento teóricometodológico usado para

racionalizar os esforços, o tempo e os recursos (eficiência e eficácia) utilizados para atingir objetivos essenciais do processo educacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

O plano pedagógico institucional é um instrumento teóricometodológico usado para

representar a existência da neutralidade com relação a questões técnicas, políticas, culturais, econômicas e éticas na sua construção.

  • C. Certo
  • E. Errado
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