Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as DCN e as teorias que abordam o tema da relação entre educação e sociedade, julgue os itens a seguir.
I O positivismo de Émile Durkheim consagrou a crença na necessidade de uma formação básica, comum a todo cidadão, como forma de humanizar o homem.
II A proposta de Émile Durkheim de formação básica comum a todo cidadão cristalizou-se na legislação educacional brasileira, a ser contemplada no ensino fundamental e médio.
III A corrente liberal, expressa principalmente no pensamento de John Dewey, considera a escolarização do indivíduo um insumo insubstituível ao desenvolvimento econômico e à democratização política da sociedade.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A função classificatória tem o propósito de identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.
A função classificatória tem o propósito de identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os seguintes itens, acerca da educação em saúde.
Entre os serviços de saúde, os de atenção básica apresentam contexto privilegiado para desenvolvimento de práticas educativas em saúde, por serem caracterizados pela maior proximidade com a população e pela ênfase nas ações preventivas e promocionais.
A Resolução do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno n.o 1/2006 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em pedagogia. Essa resolução estabelece que
o campo de atuação profissional e a estrutura do curso de pedagogia são constituídos de cinco núcleos: núcleo de estudos básicos; núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos; núcleo de estudos integradores; núcleo específico de disciplinas de diversidade e inclusão escolar; e núcleo específico de disciplinas para a administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção que apresenta o nome da concepção pedagógica que organiza os métodos de ensino seguindo os seguintes passos: motivação, apresentação do conteúdo pelo professor, associação com assuntos já estudados, generalização e resolução de exercícios.
liberal renovada não-diretiva
liberal renovada progressivista
liberal conservadora
liberal tecnicista
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O fenômeno da alienação tem importância em várias perspectivas teóricas que relacionam educação e sociedade, especialmente no pensamento marxista. Com relação às abordagens desenvolvidas pelo pensamento marxista acerca do fenômeno da alienação, assinale a opção correta.
Bernstein considera que toda e qualquer cultura produz determinado grau de alienação. Nesse contexto, o papel socializador da educação é desalienar o homem.
Althusser enfatiza a contribuição dos aparelhos ideológicos do estado nas sociedades capitalistas como produtores de alienação, cuja principal função é a inculcação da ideologia dominante.
Bourdieu e Passeron ressaltam a função ideológica do aparelho escolar como reprodutor da ideologia dominante, contribuindo sobremaneira para a reprodução da alienação.
Karl Marx demonstra que a função da educação é fornecer uma base comum a todo indivíduo, a fim de diminuir as desigualdades sociais e, consequentemente, a alienação econômico-político-cultural.
Antônio Gramsci explica que os professores são funcionários ideológicos do Estado e têm a função principal de inculcação da ideologia dominante, sendo, desse modo, os principais responsáveis pela alienação dos alunos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os seguintes itens, acerca da educação em saúde.
A educação em saúde, como prática, tem longa história, desde o século XVII com o controle sobre as populações urbanas, confundindo-se com as ligas de higiene.
A Resolução do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno n.o 1/2006 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em pedagogia. Essa resolução estabelece que
o curso de pedagogia destina-se à formação de professores para o exercício da docência em educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, cursos de ensino médio na modalidade normal, cursos de educação profissional na área de serviços e apoio escolar, cursos em outras áreas que requeiram conhecimentos pedagógicos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Avaliação pressupõe uma coleta de dados e informações, por meio de diferentes instrumentos de verificação, para saber se os objetivos previstos estão sendo atingidos. A avaliação do processo ensino-aprendizagem
Avaliação pressupõe uma coleta de dados e informações, por meio de diferentes instrumentos de verificação, para saber se os objetivos previstos estão sendo atingidos. A avaliação do processo ensino-aprendizagem
é uma forma de recompensar os bons e punir os desinteressados ou indisciplinados.
pode ser substituída pelo julgamento subjetivo do professor.
deve ser qualitativa, devendo-se evitar a quantificação dos dados.
deve ter caráter diagnóstico com vistas à reorganização dos conteúdos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.
A busca da superação do racionalismo técnico e a consolidação de uma epistemologia da prática é uma prioridade para o profissional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...