Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à pedagogia da infância, julgue os itens seguintes.
A brincadeira, que consiste em um elemento de aprendizagem, contribui para o desenvolvimento das capacidades infantis.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O projeto pedagógico da escola é fruto de um trabalho coletivo de seus profissionais a partir de sua realidade, identificando o que é necessário para que exerça sua função, e de uma maior autonomia e eficiência através de um planejamento participativo, renova-se a prática e se garante a autonomia da escola.
Julgue os itens a seguir, a partir das idéias constantes no texto acima.
O plano da escola é o plano pedagógico e administrativo da unidade, em que se explicitam a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização social, econômica, política e cultural da escola, a caracterização da clientela escolar, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, as diretrizes metodológicas gerais, o sistema de avaliação do plano e a estrutura organizacional e administrativa.
Segundo Sírio Possenti, a escola
não deve ensinar o dialeto padrão aos alunos que usam dialetos não-padrão.
deve criar condições para que o português padrão seja aprendido.
não deve abordar e discutir a existência de dialetos não-padrão.
deve exigir o domínio do dialeto padrão, valorizando aqueles que o utilizam freqüentemente.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.
Estudos a respeito da educação infantil apontam para a necessidade de as instituições que prestam esse serviço incorporarem de maneira integrada as funções de educar e cuidar.
O projeto pedagógico da escola é fruto de um trabalho coletivo de seus profissionais a partir de sua realidade, identificando o que é necessário para que exerça sua função, e de uma maior autonomia e eficiência através de um planejamento participativo, renova-se a prática e se garante a autonomia da escola.
Julgue os itens a seguir, a partir das idéias constantes no texto acima.
Os planejamentos educacionais, do currículo e do ensino podem não estar contemplados no projeto pedagógico da escola.
Segundo Parra, a contagem tem sido objeto de revalorização, considerando seu papel nas aprendizagens numéricas, inclusive como meio de favorecimento da passagem para o cálculo. À luz dessa afirmação, assinale a opção correta.
As crianças sabem contar, por esse motivo é dispensada a utilização de situações para que a contagem aconteça.
A contagem pode ser trabalhada por meio de situações cotidianas, realizadas a partir de jogos e múltiplas atividades.
Os procedimentos mentais costumam ocorrer de forma padronizada para as crianças da mesma faixa etária, por conta de sua fase de desenvolvimento.
A contagem realizada pelos alunos não deve receber intervenção imediata do professor, a fim de que seja respeitado o processo de aprendizagem.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção que melhor expressa as idéias do texto acima.
O professor deve ser bem preparado nas teorias vigentes para enfrentar as situações de sala de aula de forma reflexiva e com segurança de suas ações.
O conhecimento que o professor deve adquirir vai além das regras, fatos e teorias preestabelecidos pela investigação científica.
As capacidades de reflexão-ação dependem da assimilação de conhecimentos acadêmicos para depois chegar à prática de sala de aula.
É a racionalidade técnica que possibilitará a correta aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação profissional.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.
A construção do vínculo entre quem cuida e quem é cuidado depende do compromisso de quem cuida com as singularidades e as necessidades do outro.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O projeto pedagógico da escola é fruto de um trabalho coletivo de seus profissionais a partir de sua realidade, identificando o que é necessário para que exerça sua função, e de uma maior autonomia e eficiência através de um planejamento participativo, renova-se a prática e se garante a autonomia da escola.
Julgue os itens a seguir, a partir das idéias constantes no texto acima.
Segundo o Plano de Desenvolvimento da Escola, o projeto pedagógico da escola é um instrumento de planejamento e gestão que contém a proposta de trabalho da escola para um período determinado e que dá sentido e identidade a toda a instituição, unificando as atividades dos diversos segmentos (alunos, professores, pais e servidores) da comunidade escolar. Ele explicita a trajetória do desenvolvimento da escola e o marco que se pretende alcançar ao final de seu período de vigência.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).
A avaliação diagnóstica e permanente é uma característica do PPP que possibilita a criação de soluções às situaçõesproblema identificadas ao longo da implementação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...