Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da idéia de Cecília Parra sobre cálculo mental, assinale a opção correta.
As situações matemáticas se aproximam da vida cotidiana, no entanto, com relação ao cálculo mental, isso não acontece.
A rapidez é uma característica do cálculo mental. Nesse sentido, os alunos considerados rápidos costumam apresentar melhores resultados.
Os procedimentos de cálculo mental se apóiam nas propriedades do sistema de numeração decimal e nas propriedades das operações.
Por meio do cálculo mental, o aluno ganha agilidade de pensamento, porém pesquisas demonstram que esse ganho não ajuda na resolução de problemas.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Antônio Novoa (1997), a formação de professores não é um conceito unívoco; ela deve proporcionar a reflexão e a tomada de consciência das limitações da profissão docente. À luz do entendimento desse autor quanto à formação docente, assinale a opção correta.
A formação de professores deve ser concebida como um processo contínuo que mantém princípios éticos, didáticos e pedagógicos comuns.
A formação de professores se dá naquilo que se denomina formação inicial; o que foge desse nível não proporciona resultados favoráveis à educação.
A reciclagem é a única forma de proporcionar mudanças na formação inicial, pois é a partir dela que se dá o desenvolvimento profissional dos professores.
Formação em serviço é o termo que mais bem define formação continuada, pelo fato de proporcionar a indagação reflexiva sobre a força de mudança que o professor pode ter.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.
As atividades de cuidado no âmbito da educação infantil são de competência exclusiva de profissionais que possuam conhecimentos pedagógicos.c
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O projeto pedagógico da escola é fruto de um trabalho coletivo de seus profissionais a partir de sua realidade, identificando o que é necessário para que exerça sua função, e de uma maior autonomia e eficiência através de um planejamento participativo, renova-se a prática e se garante a autonomia da escola.
Julgue os itens a seguir, a partir das idéias constantes no texto acima.
O projeto pedagógico deve atender às necessidades básicas de aprendizagem dos alunos e às expectativas da família. Nesse projeto, os objetivos da escola devem estar articulados com as orientações da Secretaria Municipal, Estadual ou do Distrito Federal de Educação e com as diretrizes nacionais, de acordo com os conteúdos básicos e carga horária estabelecidos.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).
Na implementação do PPP, a tendência emancipatória é a de eliminação dos conflitos entre indivíduos ou grupos para garantia da sua eficiência e eficácia.
Assinale a opção correspondente às quatro atividades relativas ao trabalho didático com numeração escrita, segundo Cecília Parra.
interpretar / analisar / calcular / abstrair
operar / produzir / ordenar / interpretar
operar / calcular / abstrair / analisar
operar / classificar / ordenar / representar
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios com vistas à construção de uma identidade que é ao mesmo tempo pessoal e profissional. Julgue os itens a seguir, acerca da formação docente.
I A formação se constrói por meio da acumulação de cursos.
II O processo de formação depende dos recursos educativos, mas não pode se deixar controlar somente pela pedagogia.
III É preciso dar à práxis um lugar especial na produção do saber.
IV O trabalho de formação continuada deve estar centrado na pessoa do professor e nos processos de aprendizagem.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.
Os conhecimentos a respeito do desenvolvimento biológico, emocional e intelectual das crianças fundamentam a prática do ato de cuidar, propiciando o alcance de seus objetivos.
No planejamento educacional, existem etapas que, em um trabalho coletivo, devem ser consideradas, como diagnóstico, objetivos, programação, recursos e avaliação. O planejamento caracteriza-se, dessa forma, como um processo ininterrupto de planejar, acompanhar, avaliar e replanejar.
Em relação ao planejamento educacional, e tendo a afirmação acima como referência, julgue os itens seguintes.
É um processo que se reflete no currículo da escola, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, que busca rumo, ação intencional e compromisso coletivo.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).
A concepção emancipatória do PPP prescinde da qualidade técnica e trabalha exclusivamente com a sua dimensão política.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...