Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.

Memória e percepção não constituem funções psíquicas necessárias à aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às diferentes formas de resolução apresentadas para o problema proposto na situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A.

    Existem procedimentos predeterminados para resoluções de problemas e esses procedimentos devem ser ensinados aos alunos e deles cobrados para que alcancem excelência no raciocínio matemático.

  • B.

    Diferentes formas de resolução de problemas só devem ser aceitas caso os alunos ainda não dominem a linguagem matemática.

  • C.

    Na resolução de um problema, a aquisição de um sistema mais complexo de representação não deve inibir a utilização de outros aparentemente mais simples.

  • D.

    É importante que o professor da educação infantil predetermine aos alunos o tempo de solução do problema apresentado.

Considerando o contexto atual brasileiro e o papel da universidade, assinale a opção correta.

  • A.

    A universidade deve estar comprometida com o desenvolvimento social e a formação de cidadãos socialmente responsáveis.

  • B.

    Para que a universidade seja um centro de excelência na produção de conhecimento científico e tecnológico é importante restringir o acesso de alunos de escolas públicas e com baixo rendimento escolar.

  • C.

    O acesso de pessoas com necessidades especiais à educação superior deve ser assegurado desde que não comprometa os objetivos da universidade.

  • D.

    A universidade deve centrar sua atenção no desenvolvimento científico e tecnológico geral, desconsiderando o contexto socioeconômico da região em que está localizada para não haver prejuízos.

Acerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens.

Na perspectiva emancipadora de currículo, não é permitida a inclusão de atividades não previstas inicialmente para não haver prejuízos em relação aos tempos planejados.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.

A aprendizagem do conhecimento formal depende da realização de atividades específicas, próprias do funcionamento cerebral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ensinar, para Paulo Freire, exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. Acerca dessa assertiva, assinale a opção correta.

  • A.

    A prática docente deve restringir-se ao ensino de conteúdos explicitados no currículo das instituições educacionais.

  • B.

    O professor deve perceber que, por não poder ser neutra, a prática exige de quem ensina uma definição, uma tomada de posição.

  • C.

    Do ponto de vista dos interesses dominantes, a educação deve ser uma prática mobilizadora e reveladora de verdades.

  • D.

    A prática docente deve priorizar a mediação de atividades necessárias à sistematização e à memorização de conteúdos curriculares.

Para que os alunos evoluam em suas representações, devem-se criar condições que lhes permitam compreender as razões que fundamentam essas representações. A partir dessa informação e considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

 I Cléber apenas expressou o número de olhos.

II Daniel desenhou a solução.

III Andreza escreveu a solução e representou-a com linguagem matemática.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas o item I está certo.

  • B.

    Apenas os itens I e II estão certos.

  • C.

    Apenas os itens II e III estão certos.

  • D.

    Todos os itens estão certos.

Acerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens.

A recriação dos saberes trabalhados por alunos e professores é a função principal do currículo na concepção academicista.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.

A criança que não frequenta a escola apresenta comprometimento em seu desenvolvimento cognitivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta de acordo com os saberes necessários à prática educativa segundo Paulo Freire.

  • A.

    Não cabe à escola ou ao professor discutir as implicações políticas e ideológicas referentes à luta entre classes dominantes e às populações menos favorecidas.

  • B.

    Na escola, os conteúdos curriculares devem ser o foco das atividades de ensino, não importando a experiência social que os alunos têm como indivíduos.

  • C.

    Nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão transformando-se em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo.

  • D.

    Na escola, a grande tarefa do sujeito que pensa certo (o professor) é transferir, depositar, oferecer, doar ao outro (o aluno) a inteligibilidade das coisas, dos fatos, dos conceitos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...