Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.
Memória e percepção não constituem funções psíquicas necessárias à aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às diferentes formas de resolução apresentadas para o problema proposto na situação hipotética, assinale a opção correta.
Existem procedimentos predeterminados para resoluções de problemas e esses procedimentos devem ser ensinados aos alunos e deles cobrados para que alcancem excelência no raciocínio matemático.
Diferentes formas de resolução de problemas só devem ser aceitas caso os alunos ainda não dominem a linguagem matemática.
Na resolução de um problema, a aquisição de um sistema mais complexo de representação não deve inibir a utilização de outros aparentemente mais simples.
É importante que o professor da educação infantil predetermine aos alunos o tempo de solução do problema apresentado.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o contexto atual brasileiro e o papel da universidade, assinale a opção correta.
A universidade deve estar comprometida com o desenvolvimento social e a formação de cidadãos socialmente responsáveis.
Para que a universidade seja um centro de excelência na produção de conhecimento científico e tecnológico é importante restringir o acesso de alunos de escolas públicas e com baixo rendimento escolar.
O acesso de pessoas com necessidades especiais à educação superior deve ser assegurado desde que não comprometa os objetivos da universidade.
A universidade deve centrar sua atenção no desenvolvimento científico e tecnológico geral, desconsiderando o contexto socioeconômico da região em que está localizada para não haver prejuízos.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens.
Na perspectiva emancipadora de currículo, não é permitida a inclusão de atividades não previstas inicialmente para não haver prejuízos em relação aos tempos planejados.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.
A aprendizagem do conhecimento formal depende da realização de atividades específicas, próprias do funcionamento cerebral.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Ensinar, para Paulo Freire, exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. Acerca dessa assertiva, assinale a opção correta.
A prática docente deve restringir-se ao ensino de conteúdos explicitados no currículo das instituições educacionais.
O professor deve perceber que, por não poder ser neutra, a prática exige de quem ensina uma definição, uma tomada de posição.
Do ponto de vista dos interesses dominantes, a educação deve ser uma prática mobilizadora e reveladora de verdades.
A prática docente deve priorizar a mediação de atividades necessárias à sistematização e à memorização de conteúdos curriculares.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para que os alunos evoluam em suas representações, devem-se criar condições que lhes permitam compreender as razões que fundamentam essas representações. A partir dessa informação e considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
I Cléber apenas expressou o número de olhos.
II Daniel desenhou a solução.
III Andreza escreveu a solução e representou-a com linguagem matemática.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens.
A recriação dos saberes trabalhados por alunos e professores é a função principal do currículo na concepção academicista.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.
A criança que não frequenta a escola apresenta comprometimento em seu desenvolvimento cognitivo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta de acordo com os saberes necessários à prática educativa segundo Paulo Freire.
Não cabe à escola ou ao professor discutir as implicações políticas e ideológicas referentes à luta entre classes dominantes e às populações menos favorecidas.
Na escola, os conteúdos curriculares devem ser o foco das atividades de ensino, não importando a experiência social que os alunos têm como indivíduos.
Nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão transformando-se em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo.
Na escola, a grande tarefa do sujeito que pensa certo (o professor) é transferir, depositar, oferecer, doar ao outro (o aluno) a inteligibilidade das coisas, dos fatos, dos conceitos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...